Wikipédia:Projetos/Salvamento de artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo


Bem-vindo ao WikiProjeto de Salvamento de Artigos e por favor, junte-se a nós!
Um Wikipedista resgata artigos da deleção

ATENÇÃO, É IMPORTANTE COLOCAR A PÁGINA DE PEDIDOS DE SALVAMENTO ENTRE AS SUAS VIGIADAS!!!

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos é um grupo de usuários voluntários que se propõe a ajudar a salvar artigos enciclopédicos propostos para eliminação, adicionado-lhes informações referenciadas, demonstrando assim a sua pertinência.

No entanto, diante do conflito entre filosofias wiki, uma vez que muitos usuários seguem tendências imediatistas e exclusionistas, este projeto existe para tentar evitar a eliminação de tais artigos.

Muitas vezes, um artigo sobre um tópico notável existe sob uma forma fraca, escrita ruim, e sem fontes fiáveis. Mas esses artigos deveriam ser enviados para eliminação? Não! Apenas artigos sobre tópicos não enciclopédicos deveriam ser eliminados, não artigos que precisam de melhorias.

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos pretende melhorar artigos enciclopédicos sob risco de eliminação; todos são bem-vindos para ajudar na categorias de páginas marcadas para eliminação!

Objetivos e Filosofias

Esse projeto segue a filosofia wiki do melhoracionismo, ao considerar que é melhor melhorar os conteúdos indevidos ao invés de apagar as páginas, desde que o assunto tenha notoriedade suficiente para estar na Wikipédia.

Faz parte do trabalho buscar fontes fiáveis que possam demonstrar a relevância do tema, se considerar que o tema pode ser notório. Sempre correndo contra o tempo (prazo de eliminação), por sempre haver artigos que não podem ser salvos ainda encontra espaço para orientar os novatos para aprenderem as regras e criarem melhores artigos no futuro que não precisarão serem salvos.

Alguns acreditam que as Páginas para Eliminar não são o Estaleiro e que problemas de manutenção não deveriam ser motivo para eliminar as páginas.

Não é intenção eliminar conteúdo fraco, sendo sempre preferível melhorá-lo ou marcar os problemas ao invés de apagar. Também não é intenção salvar e manter todos os artigos da lista de pedidos e categorias relevantes ao projecto, embora os membros possam ter um entendimento de notoriedade mais amplo que os outros que marcaram os artigos para eliminar isso não é válido para todos eles.

Dicas para salvar artigos

Procura de fontes

(incluir ligações para procurar específicas em língua portuguesa)

Checklist para salvamento de artigos

De seguida apresenta-se uma checklist de X passos que qualquer editor pode fazer em relação a um artigo que possa ser salvo:

  1. Adicione às páginas de discussão do artigo a marcação de Wikiprojecto correspondente (incluir lista; incluir lista de marcações existentes)
  2. Procure ajuda no WikiProjecto respectivo - os membros dos WikiProjectos são muitas vezes especialistas na matéria - deixe uma curta nota na página de discussão do WikiProjecto, pedindo assistência de um especialista - chamando a atenção de um especialista pode ter resultados rápidos. (existem marcações para chamar a atenção de especialistas?)
  3. Ao editar o artigo, concentre-se em deixar uma (pequena) introdução bem feita - deixe a introdução em sincronia com o título do artigo (ou mude o título do artigo) - isto permite que todos possam saber com clareza sobre o que trata o artigo, especialmente se estiver mal escrito ou tenha um mau contexto (incluir indicação que existem marcações específicas?)
  4. Procure e adicione fontes (veja secção acima para procura de fontes) - se não souber como referenciar correctamente no próprio artigo, pode deixar uma lista de fontes para o artigo na página de discussão do mesmo (onde são para colocar/que frases ou partes do texto referenciam). É muito importante que fontes que demonstrem a notoriedade do artigo sejam colocadas quando forem encontradas. Para ajuda, ver: .... (use as marcações correctas para referenciar artigos).
  5. Wikifique o artigo - se um artigo sobre um assunto com notoriedade é um conjunto de informação desorganizada, ajude a formatá-lo correctamente de acordo com o livro de estilo. Se existirem referências mal formatadas, ajude a melhorá-las utilizando as predefinições existentes (lista?). Se o artigo for relativamente extenso, subdivida-o em secções.
  6. Ajude o novo editor - Se o criador do artigo for um novato, ajude-o no que for possível, de uma forma positiva, ao estilo de tutoria (não se esqueça de assumir a boa-fé). Ajude-o a aprender como criar e adicionar melhores conteúdos. Dialogue com ele na respectiva página de discussão de usuário, encoraje-o e proponha-lhe desafios, mas mais importante que tudo, faça-o sentir bem-vindo e que a sua colaboração é importante. Para explicar alguma política ou recomendação, tente explicar por palavras próprias e evitar somente colocar ligações para elas, privilegiando o diálogo com vista a que possa entender correctamente o que tem que ser entendido. Mesmo que o artigo venha a ser eliminado, esta atitude positiva para com o editor pode ajudar a tornar novatos em contribuidores produtivos; ajude-o a compreender porque o seu artigo foi eliminado.
  7. Adicione infocaixas e caixas de navegação - ....
  8. Retire o artigo das páginas órfãs - ...
  9. Retire o conteúdo impróprio - ....
  10. Trate o artigo como se fosse o seu maior feito - ...
  11. (adicione os que considerar relevantes)

Como salvar

Existe uma diferença entre ser verificável e ser referenciado. Quase sempre, os artigos propostos para eliminação não possuem citação de fontes, mas os artigos salváveis são aqueles cujas fontes existam, só não estão citadas no artigo. Em tese, não se deve marcar para eliminação um artigo apenas porque não tem fontes, para isso existe a {{sem-fontes}}. O ideal seria antes de marcar com ESR, que se fizesse uma busca no Google ou outro buscador antes. Mas caso isso não seja feito, e um artigo notório seja proposto para eliminação, o que se pode fazer é acrescentar-lhe fontes.

Para tanto, utilize um dos códigos abaixo:

  • <ref></ref>
  • <ref>{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
  • <ref name="">{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
Pronto e esperando. Adicione o artigo em eliminação que na sua opinião, valha a pena salvar, na lista de pedidos de resgate.

Se você deseja fazer parte do WikiProjeto de Salvamento Artigos, adicione seu nome abaixo. Não se esqueça de VIGIAR A PÁGINA dos artigos a serem salvos.

Membros

Ativos

  1. --João Carvalho deixar mensagem 10h49min de 16 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]
  2. --JMGM (discussão) 14h46min de 18 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]
  3. Ninux2000 (discussão) 09h50min de 25 de janeiro de 2012 (UTC) Viva o inclusionismo![responder]
  4. Braz Leme (discussão) 13h43min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC) Sou o artilheiro do inclusionismo![responder]
  5. Marcos Faria 13h26min de 11 de maio de 2012 (UTC) Artigo bom é artigo existente.[responder]
  6. Daniel.thyrso (discussão) 16h34min de 22 de agosto de 2012 (UTC) Em defesa dos artigos e da informação.[responder]
  7. LP Sérgio LP msg 13h52min de 26 de dezembro de 2012 (UTC)[responder]
  8. Usuário:Loirado young king
  9. Skeptikós (discussão) 00h59min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)[responder]
  10. Mvdiogoce (discussão) 19h06min de 28 de abril de 2015 (UTC)[responder]
  11. -- Gfc msg 19h44min de 20 de dezembro de 2015 (UTC)[responder]
  12. Manoel Nascimento msg

Inativos e ex-membros

  1. BiaGagliardi Usuário Discussão:BiaGagliardi 16h00min de 20 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]
  2. Usuário(a): Nadja Taty Usuário(a) Discussão:Nadja Taty 23h00min de 28 de junho de 2012
  3. GeosapiensSente-se aí com a Eva e depois escreva... 11h45min de 4 de Novembro de 2012 (GMT\Lisboa) Não tenho muito tempo mas dedicar-em-ei às escolhidas por mim.
  4. BelanidiaMsg 18h34min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Já costumava fazer isto, mas não era oficial. Em protesto contra as atitudes do usuário. Não quero promover maus comportamentos.[responder]
  5. Érico diz! 18h35min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Isso mais se transformou em um projeto onde se pede votos em PEs do que salvamento de artigos, não concordo com isso.[responder]
  6. Tiago Abreu, TFDA msg 11h46min de 21 de janeiro de 2012 (UTC) Realmente, concordo com a Belanidia e com o Érico, a visão do projeto não é a mesma do seu início.[responder]
  7. Marcos Dias ? 01h27min de 25 de janeiro de 2015 (UTC) Estou abandonando a Wikipédia.[responder]
  8. Mar França (discussão) 00h58min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC) Sock do Quintinense Yanguas diz!-fiz 04h31min de 17 de abril de 2018 (UTC)[responder]
  9. Leandro LV (discussão) 00h51min de 19 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Artigos propostos para eliminar


Artigos propostos para eliminação semirrápida

ESR: Data

Páginas para eliminação semirrápida
Pend.
(0)
16/abr.
(0)
17/abr.
(0)
18/abr.
(0)
19/abr.
(4)
20/abr.
(4)
21/abr.
(3)
22/abr.
(11)
23/abr.
(8)
24/abr.
(19)
25/abr.
(11)
26/abr.
(3)
27/abr.
(1)
Ficheiros para eliminação semirrápida
Pend.
(0)
16/abr.
(0)
17/abr.
(0)
18/abr.
(0)
19/abr.
(0)
20/abr.
(0)
21/abr.
(0)
22/abr.
(0)
23/abr.
(1)
24/abr.
(0)
25/abr.
(0)
26/abr.
(0)
27/abr.
(0)

ESR: Todos


ESR: Temas

ESR: Pendentes


Ver também

Ver também