Doce de marmelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Doce de Marmelo
Doce de marmelo
Tradicional doce de marmelo
Categoria doce
País Portugal e Espanha
Receitas: Doce de Marmelo   Multimédia: Doce de Marmelo

O doce de marmelo, geralmente reconhecido enquanto homônimo da marmelada, é um doce de consistência firme e espessa feito exclusivamente da polpa da fruta do marmelo.[1] É uma confecção comum em vários países, especialmente prevalente em Portugal, Espanha e nas suas antigas colónias.[2][3]

A forte predominância na Península Ibérica, de onde é originário, rende-o diferentes nome naquela região: dulce de membrillo em espanhol, marmelada em português e codonyat em catalão, onde é uma pasta dura avermelhada, firme, pegajosa e doce, feita com frutos de marmelo (Cydonia oblonga).Também é muito comum em França (como pâte de coing).

História[editar | editar código-fonte]

A origem da receita é bastante antiga; sendo as primeiras formas do que se tornaria a doce de marmelo encontradas no livro de receitas romano de Apicius, uma coleção de receitas de culinária romana compiladas no final do século IV ou início do século V d.C fornece receitas para marmelo com mel. Historicamente, o doce era feita de marmelos.[4]

O marmelo, por sua vez, é nativo da Ásia Menor e do Cáucaso. Assim sendo, os gregos e romanos trouxeram esta fruta para a península ibérica, comeram cozida e adoçada com mel. Os romanos também o usavam para fazer um licor com bagaço, vinho tinto e marmelo. O doce é preparado simplesmente cozinhando polpa de marmelo com a mesma quantidade de açúcar, obtendo um bloco de doce que pode ser cortado para acompanhar ou encher diferentes preparações culinárias. A receita tornou-se popular no século XII, graças ao seu uso abundante na culinária sefardita.

Tal doce, a partir de Portugal, ganhou uma consistência menos sólida e mais parecida com uma geleia gerando, assim, aquilo que hoje se conhece como marmelada, nome esse que serviu de raiz para todos os termos que fazem referência à versão portuguesa do doce de marmelo: marmelade em francês e alemão, marmellata em italiano, marmalade em inglês e mermelada em espanhol.

Caraterísticas e consumo[editar | editar código-fonte]

O doce de marmelo é preparado com frutas de marmelo. A fruta é descascada e cozida com uma colher de chá de água e de 500g a 1000g de açúcar por quilo de polpa de marmelo. De preferência em uma panela de pressão, mas também pode ser deixada por mais tempo (40 minutos a 1 hora) em uma panela normal, neste caso com um pouco mais de água (que depois evapora). Torna uma cor clara de tijolo na panela de pressão e, em uma panela normal, após um longo tempo de cozimento, cor escura de tijolo. Depois de deixar repousar por alguns dias em tigelas de barro / barro (preferível), cobertas com rodelas de papel vegetal, ele se torna uma bloco de marmelo consideravelmente firme, denso o suficiente para manter sua forma. O sabor é doce, mas ligeiramente adstringente (dependendo da quantidade de açúcar usada), e é semelhante em consistência, sabor e uso ao queijo ou pasta de goiabada. Quanto menos açúcar for usado, mais ele precisará ser mantido na frigorífico, pois o açúcar protege contra a contaminação, se mantido em temperatura ambiente.

A pasta de marmelo é feita com as peles e o núcleo, incluindo as sementes, que foram descartadas ao preparar o doce de marmelo. Eles são cozidos até a metade do volume e a água é peneirada. Para cada 1000 ml de água, 500 g de açúcar são adicionados e a mistura é novamente fervida, até que o ponto de rosca seja alcançado.

O doce de marmelo é, em geral, vendido em quadrados ou blocos, depois cortado em fatias finas e espalhado sobre pão torrado ou sanduíches, simples ou com queijo, geralmente servido no café da manhã ou como lanche, com queijo manchego, mató ou Picón (em Espanha) ou Queijo da Serra da Estrela, Queijo Serra da Estrela de Azeitão, Queijo de Azeitão ou Queijos São Jorge (em Portugal). Também é frequentemente usado para encher bolos.

Referências

  1. «Doce de marmelo». Ana Maria Braga. Consultado em 10 de junho de 2020 
  2. «Everything About Dulce de Membrillo, Quince Paste». The Spruce Eats (em inglês). Consultado em 10 de junho de 2020 
  3. «8 receitas de marmelada para fazer em casa essa delícia portuguesa». Receiteria. 29 de outubro de 2019. Consultado em 10 de junho de 2020 
  4. Guiame (10 de dezembro de 2009). «História da Marmelada». Guiame. Consultado em 10 de junho de 2020