Dreamcatcher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dreamcatcher
O Caçador de Sonhos (PT)
O Apanhador de Sonhos (BR)
 Estados Unidos
2003 •  cor •  136 min 
Direção Lawrence Kasdan
Produção Lawrence Kasdan
Charles Okun
Roteiro Romance:
Stephen King
Filme:
William Goldman
Lawrence Kasdan
Elenco Morgan Freeman
Thomas Jane
Jason Lee
Damian Lewis
Timothy Olyphant
Tom Sizemore
Donnie Wahlberg
Gênero terror
ficção científica
Música James Newton Howard
Cinematografia John Seale
Edição Carol Littleton
Companhia(s) produtora(s) Castle Rock Entertainment
Village Roadshow Pictures
NPV Entertainment
Kasdan Pictures
WV Films II
Distribuição Warner Bros.
Lançamento Estados Unidos 21 de março de 2003
BrasilPortugal 18 de abril de 2003
Idioma inglês
Orçamento US$ 68 milhões
Receita US$ 33,715,436 (Estados Unidos)
75,715,436 (mundial)
Página no IMDb (em inglês)

Dreamcatcher (O Apanhador de Sonhos (título no Brasil) ou O Caçador de Sonhos (título em Portugal)) é uma adaptação cinematográfica do romance de mesmo nome de 2003 de Stephen King. Foi dirigido por Lawrence Kasdan e co-escrito por Kasdan e o roteirista William Goldman. O filme é estrelado por Morgan Freeman como o Coronel Abraham Curtis, Thomas Jane como Henry Devlin, Donnie Wahlberg como Douglas "Duddits" Cavell, Jason Lee como Joe "Beaver" Clarendon, Timothy Olyphant como Pete Moore e Damian Lewis como Gary "Jonesy" Jones. Foi filmado em Prince George, Colúmbia Britânica, Canadá.

O filme foi mal recebido pela maioria dos críticos[1] e foi mal nas bilheterias, arrecadando menos de metade do seu custo de produção estimado.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Após salvarem Duddits (Donnie Wahlberg), um portador da síndrome de Down, de vândalos adolescentes, quatro garotos ganham estranhos poderes que lhes confere uma ligação telepática. Anos mais tarde, em uma acampamento nas florestas do Maine, Estados Unidos, eles ficam presos em uma violenta e repentina nevasca. É quando eles descobrem que uma força alienígena está prestes a controlar as mentes de todos na cidade onde moram.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Jonesy, Beaver, Pete e Henry são quatro amigos que, quando crianças, adquiriram habilidades telepáticas, que eles chamam de "a linha". Um flashback mostra eles conhecendo Douglas "Duddits" Cavell, um garoto deficiente mental, salvando-o de alguns valentões e fazendo amizade com ele.

Jonesy atravessa uma rua a convite de Duddits, mas é atingido por um carro. Seus ferimentos se curam muito rapidamente, e seis meses depois ele consegue participar com os outros de uma viagem anual de caça em Maine. Jonesy encontra um homem perdido e doente na floresta, chamado Rick McCarthy. Jonesy e Beaver o permitem descansar na cabana deles. Eventualmente, hordas de animais passam pela cabana, seguidos por dois helicópteros que anunciam que aquela área é agora uma zona de quarentena.

Jonesy e Beaver voltam à cabana e encontra um rastro de sangue levando ao banheiro, onde Rick está sentando na privada, semi-catacônico, com o recinto coberto de sangue. Repentinamente, Rick é jogado da privada e cai morto na banheira, enquanto uma criatura se contorce e grita no vaso sanitário. Beaver tenta prendê-la sob o tampo do vaso, mas uma criatura parecida com uma lampréia emerge e o mata. Jonesy tenta escapar, mas é confrontado por um alienígena chamado Mr. Grey, que o possui e emite uma poeira vermelha na cabana inteira.

Perto dali, Henry e Pete batem o carro ao tentar desviar de uma mulher congelada. Henry busca ajuda enquanto Pete fica com a mulher. Ela morre e expele um verme, que Pete mal consegue matar. Mr. Grey então engana e rapta Pete, mas Jonesy telepaticamente aconselha Henry a ficar escondido. Henry volta à cabana onde encontra Beaver morto e o verme que o matou pondo ovos. Para matar todas as larvas, ele põe fogo no local.

Enquanto isso, uma unidade de elite militar especializada em extraterrestres, liderada pelo Coronel Abraham Curtis, procura conter todos os que foram expostos aos alienígenas, prendendo-os num campo de concentração. Curtis pretende se aposentar depois da operação e cederá seu posto e sua pistola ao Capitão Owen Underhill, seu amigo e segundo em comando. Ambos comandam um ataque aéreo por helicópteros numa clareira onde a nave dos alienígenas fez um pouso forçado. Os seres usam telepatia para demover os pilotos do plano, mas os militares os massacram. A nave então se autodestrói, aniquilando junto os extraterrestres restantes e dois helicópteros.

Jonesy, ainda consciente em sua mente, faz uma retrospectiva de sua memória enquanto assiste Mr. Grey controlar seu corpo. Mr. Grey tenta convencer Pete a cooperar, mas este recusa, sendo então partido em dois em represália. Jonesy percebe que o alienígena o possuiu para ter acesso a memórias passadas de Duddits, e decide trancá-las num "galpão mental", impedindo o acesso de Mr. Grey.

Henry chega ao campo de concentração e percebe que Curtis planeja matar todos lá dentro. Henry convence Underhill a evitar isso convidando uma unidade maior do exército estadunidense para dispensar Curtis e assumir a operação. Henry e Underhill vão à casa de Duddits, onde este os informa que Mr. Grey está indo para a Represa Quabbin, que serve a Boston, para infestar a água com larvas alienígenas. Curtis, ao perceber o perigo em que a Terra se encontra, deixa o campo de helicóptero e rastreia Henry, Underhill e Duddits por meio de um microchip em sua pistola. Na reserva, Underhill é atingido pelo helicóptero de Curtis, mas consegue derrubá-lo antes de morrer.

Na casa de bombas da represa, Henry usa a metralhadora de Underhill para matar o primeiro verme de Mr. Grey, mas não consegue decidir se Jonesy está possuído. Duddits confronta Mr. Grey, que finalmente deixa o corpo de Jonesy. Ambos lutam e Duddits revela ser uma espécie diferente de extraterrestre; ambos os alienígenas explodem em uma nuvem de poeira vermelha que se parece com um caçador de sonhos. Jonesy, de volta a si, pisa na última larva antes que ela possa escapar e contaminar a represa.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.