Duel in the Sun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Novembro de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Duel in the Sun
Duelo ao Sol (BR)
 Estados Unidos
1946 •  cor •  145 min 
Direção King Vidor
Produção David O. Selznick
Roteiro Oliver H.P. Garrett
David O. Selznick
Niven Busch (romance)
Elenco Jennifer Jones
Joseph Cotten
Gregory Peck
Gênero Faroeste
Romance
Distribuição Selznick International Pictures
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Duel in the Sun (br.: Duelo ao Sol) é um filme de faroeste estadunidense de 1946, dirigido por King Vidor, produzido e co-escrito por David O. Selznick. O produtor juntamente com Oliver H.P. Garrett adaptou o romance de Niven Busch. Filmado em Technicolor.

Selznick esperava com essa nova produção repetir o sucesso de Gone with the Wind mas o filme gerou controvérsias pelo alto teor sensual da história e pelo relacionamento dele com Jennifer Jones que estrelou o filme. Mas obteve ótima bilheteria nos Estados Unidos, arrecadando 11 milhões e trezentos mil dólares no primeiro lançamento [1] e mais com o relançamento de 1954.

Foi um dos primeiros filmes a ter um álbum de músicas reunindo as composições para a trilha sonora de Dimitri Tiomkin. A RCA Victor incluiu a condução da Orquestra Sinfônica de Boston pelo maestro Arthur Fiedler.

Foi também o primeiro programa exibido pela televisão norte-americana, durante um especial da ABC num domingo à noite.

Anúncio de edição do romance (1947

O filme recebeu o apelido de "Lust in the Dust", que eventualmente se tornou o nome de outro filme. A cena em que Pearl faz uma dança sedutora para Lewton foi cortada do filme antes de ser lançado.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Pearl Chavez é uma jovem e bonita "mestiza" que fica órfã após o assassinato da mãe (nativa) e a morte por enforcamento do pai (norte-americano). É enviada a uma grande fazenda de gado no Texas e fica aos cuidados de Laura Belle, parente distante do pai e esposa do poderoso e paralítico rancheiro "Senador" McCanles. O rancheiro não gosta da presença dela pois tivera ciumes do pai da moça com a esposa. A beleza da recém-chegada logo a faz ser disputada pelos irmãos McCanles, o rude e despreocupado Lewton e o advogado Jesse. Jesse acaba deixando o lar após ficar contra o pai e favorável a passagem da Estrada de Ferro pelas terras da fazenda. Pearl permanece no lugar e inicia um romance tempestuoso com Lewton. Jesse volta e tenta ajudá-la quando Lewton é perseguido como fora-da-lei mas isso causa ciumes no irmão e os dois se tornam inimigos irreconciliáveis, para desespero de Pearl.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Indicações a prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "All Time Domestic Champs", Variety, 6 de janeiro de 1960 p 34

Ligações externas[editar | editar código-fonte]