Saltar para o conteúdo

Eder Luiz: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Adicionando "Paulistas de Santa Cruz do Rio Pardo" (usando HotCat)
Linha 43: Linha 43:
[[Categoria:Apresentadores de televisão do Brasil]]
[[Categoria:Apresentadores de televisão do Brasil]]
[[Categoria:Paulistas de Santa Cruz do Rio Pardo]]
[[Categoria:Paulistas de Santa Cruz do Rio Pardo]]

{{editar}}

Revisão das 20h46min de 17 de setembro de 2009

Eder Luiz
Nome completo Eder Luiz
Nascimento 31 de julho de 1963 (60 anos)
São Paulo Santa Cruz do Rio Pardo
Nacionalidade  Brasil
Ocupação Locutor, narrador e comentarista de futebol

Eder Luiz (Santa Cruz do Rio Pardo em 31 de Julho de 1963) é um narrador de diversas Modalidades esportivas, em especial o Futebol nacional e o Futebol internacional, além de competições que participa e as que já participou como A copa do mundo de Futebol, as Olimpiadas e a de maior marco em sua narração a Formula 1

História do Narrador

Éder Luiz nasceu em 31 de Julho de 1963, em Santa Cruz do Rio Pardo SP. Entrou no rádio aos 13 anos, como auxiliar técnico. Após um ano, teve sua grande chance de estrear como locutor esportivo, na Difusora de Santa Cruz, narrando um jogo do campeonato amador da região.

[1]Aos 17 anos, foi para Marília, onde atuou pelas rádios: Verinha de Marília, Clube e Itaipu.

Em 1983, chegou à capital paulista para trabalhar na Rádio Bandeirantes AM, onde permaneceu até 1994. Ali, transmitiu as Copas de 86, 90 e 94, os Jogos Olímpicos de Los Angeles, Seul e Barcelona. Além disso, transmitiu mais de 170 GPs de Fórmula 1, na época do auge do esporte no Brasil, alcançado pelas vitórias de Ayrton Senna.

Em 1995, montou a sua própria equipe esportiva na Rádio Capital AM.

Dois anos depois, Éder Luiz inaugurou, na Band, uma nova linguagem no radialismo esportivo, ao levar a cobertura dos jogos para a FM. Maior qualidade de som, criatividade, muita emoção e humor faziam parte daquela nova proposta totalmente inovadora, que alcançou altos índices de audiência. Lá, transmitiu a Copa do Mundo de 1998.

Em 2000, levou toda a sua equipe para a Transamérica FM, e realizou as coberturas das Olimpíadas de Atenas e das Copa do Mundo de Futebol de 2002 e 2006.

Em 2003, iniciou sua carreira como locutor de TV, narrando o Campeonato Inglês e Liga dos Campeões pela Rede TV. Um ano depois, passou a narrar o Campeonato Espanhol e o Campeonato Italiano pela TV Bandeirantes. Nessa época, estreou o programa Vídeo Gol, idealizado e produzido por ele.

[2]Em 2005, foi para a Rede Record de Televisão, narrando os principais campeonatos de [3]futebol do mundo – Eurocopa, Liga dos Campeões e Copa Uefa.

Em 2008 na Record News, apresenta o programa Gol Futebol Arte que fala sobre o futebol e suas curiosidades, estatisticas, etc.

Atualmente como Narrador

Atualmente trabalha na rádio Transamérica SP narrando as diversas modalidades e competições como os campeonatos paulista e o Brasileirão, a Sulamericana, a Libetradores, o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo de Futebol, além de outros esportes, como as Olimpíadas e a F1.

Atualmente Na Record e Record News, narra os enventos do programa esportivo Esporte Fantástico e os campeonatos internacionais com os Comentários de José Eduardo Savóia e Milly Lacombe. Também narra o Campeonato Catarinense pela RIC Record, afiliada em Santa Catarina.

Referências