Eduardo Neves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eduardo Neves
Informação geral
Nome completo Eduardo Tartarelli Neves
Local de nascimento Rio de Janeiro
Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) Jazz, Samba, Choro, MPB
Ocupação(ões) Músico, Arranjador, compositor,
Instrumento(s) Flautista, Saxofonista,
Gravadora(s) Audio Porto
Afiliação(ões) Nelson Cavaquinho, Marcos Suzano, João Gilberto, Wilson das Neves, Nicolino Copia, Grupo Semente, Vinícius de Moraes, Baden Powell, Hermeto Pascoal, Raul de Souza, Hamilton de Holanda, Pagode Jazz Sardinhas Club, Bebê Kramer, Guinga, Paulinho da Viola, Luiz Melodia, Maria Bethânia, Omara Portuondo, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Seu Jorge

Eduardo Neves nascido em 1968  na cidade do Rio de Janeiro o flautista, saxofonista, compositor e arranjador  é hoje um referência no sopro brasileiro.

Dono de uma linguagem particular na improvisação, Eduardo Neves está presente em centenas de gravações a lado de grandes nomes da música como: Hamilton de Holanda, Maria Schnneider, Hermeto Pascoal, Guinga, Paulinho da Viola, Luiz Melodia, Maria Bethânia, Omara Portuondo, Milton Nascimento e Gilberto Gil – entre outros.

Ministrou em 2011/2012/2013 wokshop sobre linguagens da música brasileira nas prestigiadas Juilliard School (NY) e no California Jazz Conservatory (CJC).

Fundador do Pagode Jazz Sardinha’s Club em 1998, gravou e produziu com este grupo  3 Cds – sendo o “Sardinhas -2004” eleito melhor grupo de Jazz no prêmio da música daquele ano.

Em 2006 lança “Gafieira de Bolso” e em 2011 “Equador” – discos autorais onde se inspira  no universo dançante da Lapa e da música Latina, respectivamente.

Em 2016 grava “Baile do Almeidinha” – projeto de Hamilton de Holanda que acaba de completar 5 anos de atividade – e “Cosmopolita” em duo com Rogério Caetano no violão de sete cordas.

Em 2017 recebe o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum do Ano por produzir Elza Canta e Chora Lupi, com a obra de Lupicínio Rodrigues interpretada por Elza Soares.[1]

Atualmente prepara um novo álbum em homenagem ao Rio de Janeiro e seu universo musical.

Neste projeto, suas composições originais ladeiam alguns temas emblemáticos como Garota de Ipanema (Tom e Vinícius) e  Tempo de Amor (Baden e Vinícius), contando com as participações especialíssimas de Zeca Pagodinho, Hamilton de Holanda , Seu Jorge e Raul de Souza.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.