Saltar para o conteúdo

Encontro de Artes e Tradição Gaúcha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 32: Linha 32:
===Final===
===Final===
A fase final, e mais importante, é realizado todo o ano, nos 3º final de semana de novembro, na cidade de [[Santa Cruz do Sul]], onde os classificados das inter-regionais, competem com concorrentes de todo o estado, elegendo assim, os "Campeões Estaduais". Em algumas modalidades, como Danças Tradicionais, existe mais uma fase, que ocorre no 3º dia da fase final, chamada de finalíssima, onde um certo número de competidores, é selecionado, para se reapresentar, na qual, são conhecidos, comos os 20, por exemplo na modalidade Danças Tradicionais.
A fase final, e mais importante, é realizado todo o ano, nos 3º final de semana de novembro, na cidade de [[Santa Cruz do Sul]], onde os classificados das inter-regionais, competem com concorrentes de todo o estado, elegendo assim, os "Campeões Estaduais". Em algumas modalidades, como Danças Tradicionais, existe mais uma fase, que ocorre no 3º dia da fase final, chamada de finalíssima, onde um certo número de competidores, é selecionado, para se reapresentar, na qual, são conhecidos, comos os 20, por exemplo na modalidade Danças Tradicionais.

==Acampamentos==
Anualmente 4 amigos, Jorge, Leroi, Guto e Alemão, que moram na cidade organizam o "Acampamento dos guris", um local bastante cobiçado, privilegiado e procurado por pessoas de [[São Borja]], [[Três Passos]] e [[Pelotas]], é localizado no canto superior direito do parque(no pórtico de entrada a direita).


==Campeões==
==Campeões==

Revisão das 00h57min de 24 de junho de 2013

Enart, ou ENART (Encontro de Arte e Tradição) é o maior festival de arte amadora da América Latina segundo a UNESCO. É um evento tradicionalista gaúcho. Promovido pelo MTG, é realizado anualmente em três etapas. As regionais, as inter-regionais, e a final. Envolve competidores de todo o estado, e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, e mais de 60 mil espectadores na fase na final. É de extrema importância para o Rio Grande do Sul, pois é o maior evento tradicionalista gaúcho do mundo, segundo fontes ligadas ao MTG.

A partir de 2009 o evento começou a ser transmitido online, com acesso universal via stream. Foi criado o site http://www.enart.org para a referida transmissão.

História

Primórdios

O ENART, como atualmente concebido, derivou-se do primeiramente de eventos recorrentes do MOBRAL, consistindo em uma série de eventos meramente culturais.

Primeira Edição

A primeira edição do ENART, ocorreu ainda em 1986, sob o nome de FEGART, na cidade de Farroupilha.

Mudança para Santa Cruz do Sul

Após anos com sua realização na serra gaúcha, o evento foi movido para Santa Cruz do Sul no ano de 1997, onde permanece até hoje.

Mudança de Nome

Tendo em vista litígios decorrentes da mudança entre cidades, o nome do evento teve de ser alterado, nascendo o, presente, nome ENART.

Consolidação

Hoje o evento é um evento consolidado no meio tradicionalista gaúcho, tendo sua realização usualmente marcada na terceira semana de novembro. Dentre as evoluções que o evento trouxe, destacam-se o cada vez maior número de categorias, abrangindos diferentes aspectos da cultura gaúcha, dentro dos preceitos abrangidos pelo MTG. Consoante a isto, em 2009 ocorreu a primeira transmissão ao vivo do ENART via internet, consolidando a amplitude do evento, que já foi considerado o maior evento de arte amadora da América Latina.

Etapas

O ENART é realizado em três etapas: regionais, inter-regionais e a final, da seguinte forma:

Regional

Nesta etapa, onde pode ou não ser realizado um concurso (vária entre as regiões), classificam-se, sete competidores de cada modalidade para a próxima fase.

Inter-regional

É a etapa, onde em grupos de regiões, classificam-se, oito ou nove competidores (dependendo da Inter), para a fase Final. Recentemente, ocorreu algumas alterações no regulamento,e hoje são realizadas 4 (quatro) inter-regionais, envolvendo todas as 30 Regiões Tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul.

Final

A fase final, e mais importante, é realizado todo o ano, nos 3º final de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul, onde os classificados das inter-regionais, competem com concorrentes de todo o estado, elegendo assim, os "Campeões Estaduais". Em algumas modalidades, como Danças Tradicionais, existe mais uma fase, que ocorre no 3º dia da fase final, chamada de finalíssima, onde um certo número de competidores, é selecionado, para se reapresentar, na qual, são conhecidos, comos os 20, por exemplo na modalidade Danças Tradicionais.

Acampamentos

Anualmente 4 amigos, Jorge, Leroi, Guto e Alemão, que moram na cidade organizam o "Acampamento dos guris", um local bastante cobiçado, privilegiado e procurado por pessoas de São Borja, Três Passos e Pelotas, é localizado no canto superior direito do parque(no pórtico de entrada a direita).

Campeões

Notoriamente, a categoria de maior destaque sempre foi a de Danças Tradicionai, a qual sempre reuniu maior público, e glorificou maior prestigio aos campeões.

Campeões em Danças Tradicionais

1986

1987

1988

1989

1990

1991

1992

1993

1994

1995

1996

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

Fonte: http://gaz.com.br/noticia/378957.html; editado por: Jorge Maicon, http://www.facebook.com/jorgemaicon93

Modalidades

Desde o ENART de 2007, existem 23 modalidas. São elas:

Transmissão

Em 2009 utilizando a tecnologia da internet foi feita a primeira transmissão ao vivo para todo o mundo, na 24ª edição do ENART. Os idealizadores da transmissão online foram Leandro Barbosa, Daniel Serafim, Rodrigo Hermann e Rogério Bastos. A Transmissão atigiu mais de 30 países pelo mundo, onde proporcionou aos nativos que se identificam diariamente com sua cultura prestigiarem o evento. Foi criado o site http://www.enart.org para a transmissão