Epitonium scalare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaEpitonium scalare
Uma concha de Epitonium scalare

Uma concha de Epitonium scalare
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Superfamília: Epitonioidea
Família: Epitoniidae
Género: Epitonium
Espécie: E. scalare
Nome binomial
Epitonium scalare
(Linnaeus, 1758)

Epitonium scalare, é uma espécie de molusco gastrópode marinho da família Epitoniidae. Trata-se de um tipo de caramujo marinho predador ou ectoparasita provido de opérculo.

A concha deste animal já foi considerada extremamente rara e os poucos espécimes encontrados atingiam altos preços no mercado.

Descrição da concha[editar | editar código-fonte]

A concha do Epitonium scalare possui uma estrutura consistindo de abas ou alas conhecidas como costelas. As costelas são uma característica marcante e muito comum nesta espécie.

A concha pode atingir até 60 mm.1

Muitas espécies de Epitonium possuem conchas atraentes e de estrutura interessante. Contudo, esta espécie em particular é digna de nota, em parte por causa de seu grande tamanho comparado com a grande maioria das outras espécies do mesmo gênero, e em parte também por que as voltas completas de suas espirais (chamadas de espiras) não se tocam, e a concha permanece unida apenas por suas bem desenvolvidas costelas.

Ocorrência[editar | editar código-fonte]

Austrália (Queensland), China, Índia, Indonésia (Bali), Japão, Filipinas, África do Sul, Estados Unidos (Havaí) e Vietnã.2

Referências

  1. "Epitonium scalare (Linnaeus, 1758) The Precious Wentletrap". Jacksonville Shell Club. Página visitada em 18 de abril 2010.
  2. Distribuição de Epitonium scalare In: ZipcodeZoo. Página acessada em 27 de abril de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]