Saltar para o conteúdo

Ágata (cantora): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 67: Linha 67:


Este seu ultimo trabalho editado inicios de 2016, 'As Minhas Canções' são temas que de alguma maneira fizeram parte da vida desta cantora, são puramente classicos brasileiros. Neste Album se pode escutar duetos que são já bem conhecidos do publico em geral, canta também com Anjos, José Freitas entre outros.
Este seu ultimo trabalho editado inicios de 2016, 'As Minhas Canções' são temas que de alguma maneira fizeram parte da vida desta cantora, são puramente classicos brasileiros. Neste Album se pode escutar duetos que são já bem conhecidos do publico em geral, canta também com Anjos, José Freitas entre outros.

Em brevemente Ágata Vai Começar trabalhar com amigo Ricardo Landum a preparar o novo disco vai ser em brevemente na Editora Espacial Música (2017)


==Discografia==
==Discografia==

Revisão das 18h53min de 4 de julho de 2016

Ágata

Espectáculo em Sacavém (Comemorações do Dia Mundial do Turismo)
Informação geral
Nome completo Maria Fernanda Pereira de Sousa
Nascimento 11 de novembro de 1959 (64 anos)
Origem Lisboa
País Portugal Portugal
Gênero(s) Romantico
Afiliação(ões) Romana, Sergio Rossi

Maria Fernanda Pereira de Sousa (Lisboa, 11 de Novembro de 1959), de seu nome artístico Ágata, é uma cantora portuguesa[1].

Biografia

Em 1975, um ano depois do 25 de Abril, foi lançado o seu primeiro trabalho discográfico intitulado "Heróis Trabalhadores". Nesse ano entrou para o Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional[1], onde frequentou o curso de música e arte.

Em 1976 gravou o disco "Já não estou sozinha". Percorre o país ao lado de grandes nomes da canção portuguesa, como António Calvário, Tony de Matos, Maria de Lourdes Resende, Fernando Farinha, Maximiano De Sousa, entre muitos outros.

Tinha apenas 17 anos quando integrou a formação das Cocktail[1] com quem grava vários discos. Conjuntamente com Tozé Brito, empresta a sua voz ao tema da série "Abelha Maia"[1] (1978). Participa nas séries "Frou Frou"[2] e Espelho dos Acácios" da RTP.

Em 1979 gravou o tema "Caso Meu" da telenovela brasileira "Dona Xepa" e interpretou em dueto com Art Sullivan o tema "L'amour à la Française".

Participou no Festival RTP da Canção em 1982, com o tema "Vai mas Vem" que lhe valeu o Prémio de Revelação do Ano.

O grupo Cocktail termina em 1984. Fez espectáculos de Verão com as Doce[1], onde permaneceu até à extinção do grupo.

Mudou de nome artístico para Ágata. Em 1986 é editado o single "Quentinha e boa" de Luís Veyrier Maduro, e cerca de um ano depois "Amor Latino", seguindo-se "Louca por ti" dirigido por Toy e Ricardo Landum.

Muda de editora e, com a colaboração de Ricardo Landum, gravou o álbum “Perfume de Mulher”. Atingiu o seu primeiro disco de platina. Um êxito que se manteve por 52 semanas no Top do Made In Portugal.

Em 1995 seguiram-se mais alguns sucessos como “Maldito Amor”, “Tudo foi por ciúme”, “Mãe Solteira”, “Foi Contigo” e “Desgostos de Amor”. Esse ano marcou uma nova etapa na vida de Ágata, uma faceta mais romântica e harmoniosa, com a edição de “Escrito no Céu”, onde se destacam os temas “Comunhão de Bens”, “Não mereço tanta dor” e “Quando as luzes se apagarem”.

Em 1998 iniciou-se um novo capítulo na história e carreira de Ágata, com o nascimento do seu 2º filho – Francisco, a quem dedicou uma música no álbum desse ano: “De hoje em diante”.

Em 2000, “Sozinha”, um tema composto por Ricardo Landum, deu nome a um novo trabalho, cujas letras são bastante actuais, que nos falam de relações acabadas, desilusões e mágoas amorosas, mas que não fogem do estilo musical desta cantora, que prima pela sensibilidade.

Numa retrospectiva da sua carreira, surgiu nos escaparates musicais em 2001 o álbum “20 anos”, uma compilação com os temas que fizeram sucesso na voz de Ágata, mas onde se pode igualmente conhecer 4 temas inéditos.

Em 2002 é editado “Viver a dois”, a expressão de empenhamento, a recriação de momentos que ao longo de 13 temas transitam sem complexos, entre as emoções contraditórias da alegria, tristeza, saudade, sonho e vontade. Nesse ano foi a protagonista do programa O Meu Nome é Ágata na SIC, onde deu a conhecer ao seu publico novas facetas do seu dia-a-dia.

Em 2004 apresenta um álbum duplo, com a particularidade de cada cd ser gravado e produzido em estúdios diferentes 'O Meu Pequeno Fado'.

Com a entrada de 2005 surge um novo trabalho, intitulado de “Abençoada” onde faz uma retrospectiva aos limites da sua fé a Nossa Senhora de Fátima, dedicando-lhe um lindo tema neste album, tema esse que expõe toda a sua fé, cada vez que o canta.

"Sentimentos" em 2006, faz um o já esperado album onde aponta novamente o Amor como tema predominante, Dor, Traição e muito sentimento em cada tema que canta no album, com temas como: 'Conta-me tudo' onde fala e quer ouvir o que muitas mulheres temem, a verdade vinda do outro lado. é sem dúvida um dos trabalhos que o público há muito tempo esperava.

É em 2007 que traz ao público português um álbum cheio de emoções , "Anos Luz", com êxitos desde "Juro e Jurarei" e o tema "Anjinhos Inocentes" tema esse que dedica ás crianças desaparecidas em Portugal, é sem dúvida daqueles temas que ninguém fica indiferente, e faz realçar a dor que sente qualquer pai ou mãe

Em 2009 Ágata volta, com o álbum "Promessas" toca sentimentos desde o corpo até á alma, com temas como 'Desde que vivo com outro', 'Não Fiques', e o dueto há muito esperado, com Vitor Espadinha 'promessas, promessas', tema que lhe rendeu um premio de reconhecimento com a RFM como um dos temas mais emblemáticos em torno do Romantico.

2010 lançou o album 'romantico' decide juntamente com a sua editora, reeditar alguns daqueles que foram os seus temas denominados como marcos da sua carreira como cantora romantica.

2011 'Ainda Te Amo' a cantora demonstra ao seu publico que consegue ainda surpreender, após tantos anos de sucessos consecutivos, este trabalho vem reafirmar o seu nome na musica Ligeira, canta temas que envolvem uma das facetas já conhecidas da artista, nunca fugindo á sua regra que é de cantar o amor, seja na dor ou paixão.

2014 - 40 ANOS, são já quarenta anos de carreira que Ágata tem no seu repertório, o tão aclamado disco e Dvd ao vivo finalmente realiza-se, desta feita no Porto, com participações especiais de Romana (sua sobrinha) e Sérgio Rossi (seu sobrinho e irmão de Romana), neste trabalho encanta os seus fãs com temas já conhecidos do seu público, mas que sempre querem e pedem para recordar, desta feita os reuniu num espetaculo com muita luz, animação e entrega. Neste espetaculo Ágata também recorda a sua vida, os passos que a levaram a ser quem é hoje. Cantora de renome nacional, e rainha da musica Ligeira Portuguesa.

Este seu ultimo trabalho editado inicios de 2016, 'As Minhas Canções' são temas que de alguma maneira fizeram parte da vida desta cantora, são puramente classicos brasileiros. Neste Album se pode escutar duetos que são já bem conhecidos do publico em geral, canta também com Anjos, José Freitas entre outros.

Em brevemente Ágata Vai Começar trabalhar com amigo Ricardo Landum a preparar o novo disco vai ser em brevemente na Editora Espacial Música (2017)

Discografia

  • 1975 - Heróis Trabalhadores - Single, Vitória - como Fernanda Sousa
  • 1976 - Já Não Estou Sozinha - Single, Vitória - como Fernanda Sousa
  • 1978 - Fio de Novelo (LP Espelho dos Acácios) - como Fernanda Sousa
  • 1979 - L'amour a la Française (com Art Sullivan) - como Fernanda Sousa
  • 1980 - Um Caso Meu (banda sonora da novela D. Xepa") - como Fernanda Sousa
  • 1982 - Vai Mas Vem (Single Festival da canção 1982) - como Fernanda
  • 1987 - Quentinha e Boa (Single, Discossete) - Ágata
  • 1987 - Amor Latino (Single, Discossete)
  • 1989 - Amor Latino (CD-7)
  • 1990 - Louca Por Ti (LP, Discossete)
  • 1991 - Louca Por Ti (CD-7)
  • 1994 - Perfume de Mulher (CD, Espacial)
  • 1995 - Maldito Amor (CD, Espacial)
  • 1997 - Abandonada (CD, Espacial) Representante de Portugal no Festival da OTI
  • 1997 - Escrito no Céu (CD, Espacial)
  • 1998 - De Hoje em Diante (CD, Espacial)
  • 2000 - Sozinha (CD, Espacial)
  • 2001 - 20 Anos (CD, Espacial)
  • 2002 - O Meu Nome É Agata (CD, Espacial)
  • 2002 - Viver A Dois (CD, Espacial)
  • 2003 - Amor Latino (reedição, CD, Espacial)
  • 2003 - Louca Por Ti (reedição, CD, Espacial)
  • 2004 - O Meu Pequeno Fado (CD, Espacial)
  • 2005 - Abençoada (CD, Espacial)
  • 2005 - Romântico (CD, Espacial)
  • 2006 - Sentimentos (CD, Espacial)
  • 2007 - Anos de Luz (CD, Espacial)
  • 2007 - Grandes Êxitos (3 cds) (CD, Espacial)
  • 2009 - Promessas (CD, Espacial)
  • 2010 - Romantico (CD, Espacial)
  • 2011 - Ainda te amo (CD, Espacial)
  • 2014 - Ao Vivo - 40 Anos (CD, Espacial)
  • 2016 - As minhas Canções (CD, Espacial)

Ligações externas

  1. a b c d e «Ágata». Infopédia. Consultado em 18 de Dezembro de 2013 
  2. «Fui coroada rainha mas nunca me deram a coroa». Correio da Manhã. 28 de Outubro de 2006. Consultado em 18 de Dezembro de 2013  Texto "%C3%81gata+%24101" ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |&pag= ignorado (ajuda)