Saltar para o conteúdo

Horto (Belo Horizonte): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Inclusive pelas citações de limite em comum, citação do link...
Infra-estrutura: adição de conteúdo
Linha 56: Linha 56:
Em termos comerciais, o maior pólo do bairro concentra-se na Avenida Silviano Brandão, com as suas tradicionais lojas de móveis, açougues, duas Drogarias do Grupo Araújo e uma filial do Supermercado BH, além de outros produtos e serviços.
Em termos comerciais, o maior pólo do bairro concentra-se na Avenida Silviano Brandão, com as suas tradicionais lojas de móveis, açougues, duas Drogarias do Grupo Araújo e uma filial do Supermercado BH, além de outros produtos e serviços.


Bem próximos ao estádio, a Avenida Silviano Brandão conta com agências dos principais bancos (Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil). Próximo do local onde ficam esses bancos, há uma [[Caixa Econômica Federal]], na Rua Pouso Alegre.
Bem próximos ao estádio, a Avenida Silviano Brandão conta com agências dos principais bancos (Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil). Próximo do local onde ficam esses bancos, há uma [[Caixa Econômica Federal]], na Rua Pouso Alegre (embora fiquei do lado oposto ao desses bancos, é considerado como integrante do Bairro Santa Tereza).


Destacam-se no bairro:
Destacam-se no bairro:

Revisão das 17h59min de 18 de julho de 2017

Horto
  Bairro do Brasil  
Localização
Coordenadas
Região administrativa Leste
Município Belo Horizonte
Características geográficas
População total aproximadamente 9,000 hab.
Outras informações
Limites
Energia elétrica (%) 100%
Água encanada (%) 100%
Coleta de lixo (%) 100%

O Horto é um bairro tradicional da região leste de Belo Horizonte.[1]

No bairro encontra-se o Estádio Independência (atualmente chamada Arena Independência), campo do América-MG, que foi construído para a disputa da Copa do Mundo de 1950, sendo o estádio o seu principal ponto de referência.

Atualmente o Estádio é mais conhecido por ser o local onde o Clube Atlético Mineiro atua como mandante.

Não deve ser confundido com o Horto Florestal, antigo Instituto Agronômico. Embora sejam vizinhos e compartilhem o marco inicial, são bairros distintos.

A principal via de acesso ao bairro, assim como o seu principal ponto comercial, é a avenida Silviano Brandão.

História

Bairro de ferroviários, o Horto, localizado na região Leste, teve seu desenvolvimento ligado à Central do Brasil, posteriormente Rede Ferroviária Federal S/A.

O terreno onde os funcionários foram instalados pertencia à empresa e não tinha urbanização ou transporte adequados.

Além dos ferroviários, algumas partes do bairro foram ocupadas por invasões que acabaram por gerar o bairro Instituto Agronômico (atual Horto Florestal).

O nome do bairro é creditado à Fazenda Horto Florestal, antiga propriedade do Estado de Minas Gerais, hoje ocupada por uma unidade do SENAI e pelo Jardim Botânico da UFMG (que atualmente ficam no bairro de mesmo nome).

O footing – passeio a pé, para espairecer, comum nos anos 50 - acontecia na Rua Pouso Alegre. Àquela época havia bailes, peças teatrais e apresentações da Banda Filarmônica Primeiro de Maio, recentemente criada, além dos bailes noturnos do Independente Esporte Clube.

É um dos bairros mais pacatos de Belo Horizonte, sendo a tranquilidade habitual interrompida apenas em dias de jogos no Estádio.

Infra-estrutura

Em termos comerciais, o maior pólo do bairro concentra-se na Avenida Silviano Brandão, com as suas tradicionais lojas de móveis, açougues, duas Drogarias do Grupo Araújo e uma filial do Supermercado BH, além de outros produtos e serviços.

Bem próximos ao estádio, a Avenida Silviano Brandão conta com agências dos principais bancos (Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil). Próximo do local onde ficam esses bancos, há uma Caixa Econômica Federal, na Rua Pouso Alegre (embora fiquei do lado oposto ao desses bancos, é considerado como integrante do Bairro Santa Tereza).

Destacam-se no bairro:

  • A sede do Grupo Galpão, na rua Pitangui.[2]
  • O Santuário do Senhor Bom Jesus do Horto, uma das principais igrejas da Região Leste de Belo Horizonte.
  • Atrás do santuário está a Quadra da Paróquia do Horto, chamado simplesmente de Quadra da Igreja. Pertencente à Igreja Católica, é a única da região que possui dimensões oficiais, sendo palco de diversos jogos profissionais e que, atualmente, possui dezenas de horários para aluguel. É nessa quadra onde joga o tradicional clube de futsal Saraca (fundado em 1974, no mesmo bairro), campeão metropolitano de futsal do ano de 2003.
  • O Estádio Raimundo Sampaio (Estádio Independência) do América-MG, atualmente conhecida como Arena Independência.
  • A oficina de manutenção da Rede Ferroviária Federal (atualmente FCA e MRS Logística), com a antiga estação ferroviária do Horto Florestal.
  • A Avenida Petrolina, com ótimas opções noturnas, tais como o Boi Vindo (restaurante e casa de shows) e o tradicional restaurante Recanto Verde.
  • O Teatro Galpão Cine Horto, de propriedade do Grupo Galpão, com diversas peças teatrais durante o ano inteiro.
  • A pista de cooper da Avenida dos Andradas, que começa no Horto, passa pelo Santa Tereza e termina em frente ao Boulevard Shopping, no bairro do Santa Efigênia.
  • No Horto está localizado o único presídio feminino de Belo Horizonte, a Penitenciária Estevão Pinto.
  • O campo do Ferroviário Futebol Clube, localizado na Avenida dos Andradas. Esse time, fundado, como o próprio nome diz, por funcionários da antiga linha férrea, é um dos mais tradicionais clubes do futebol amador de Belo Horizonte.


Transporte

  • Possui uma estação de metrô: Estação Horto.
  • Possui, também uma peculiaridade: como é cortada em toda a sua extensão por dois dos principais acessos à Região Leste (Av. Silviano Brandão e Rua Gustavo da Silveira), existem muitas opções de ônibus para quem deseja ir ao bairro, quais sejam, 901, 4600, 4665, 4802-A, 8001-A, 8001-R, 9105, 9106, 9205, 9207, 9211, 9214, 9402, 9405, 9414, 9502.
  • Curiosamente, apesar de haver várias linhas de ônibus que cortam o bairro (e, talvez, por causa disso), não há nenhuma linha de ônibus que atende o bairro especificamente (como ponto de inicio ou como ponto final).
  • O acesso ao bairro também pode ser feito, principalmente, pelas ruas Gustavo da Silveira, Artur Alvim, São Sebastião e Avenida Petrolina.


Referências

  1. Bairros de Belo Horizonte
  2. «Contato | Galpão Cine Horto». galpaocinehorto.com.br. Consultado em 13 de setembro de 2015 

Ligações Externas

Predefinição:Região Leste de Belo Horizonte