Saltar para o conteúdo

Itaguaçu: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 54: Linha 54:
== História ==
== História ==
<!-- NÃO COPIE nada para a Wikipédia, não é permitido (©). Mesmo de sites oficiais! Leia: Wikipedia:Coisas a não fazer! Não apague este aviso! -->
<!-- NÃO COPIE nada para a Wikipédia, não é permitido (©). Mesmo de sites oficiais! Leia: Wikipedia:Coisas a não fazer! Não apague este aviso! -->
Segundo informações de antigos moradores, em [[1879]] várias famílias de [[San Cassiano de Treviso]] (Itália) resolveram imigrar para o Brasil, viajando no [[veleiro]] ''La Valleja''. Chegaram em [[21 de junho]] do mesmo ano à cidade de [[Santa Teresa (Espírito Santo)|Santa Teresa (ES)]], onde encontraram patrícios que haviam saído há mais tempo de sua terra natal e já possuíam propriedades no Brasil. Os san-cassianos trabalharam durante três anos para os seus patrícios, buscando informações para localizarem outras terras a colonizar. Casotti, um [[agrimensor]] que abriu uma picada até o rio Santa Joana, animou as famílias, dando boas informações sobre as terras por ele encontradas. No ano de 1882, doze famílias (Daleprani,Xavier, De Martin, Fiorotti, Meneghel, Fardin, Coan, Rabbi, Toniato, Denardi, Perin, Mazo e Bergamaschi), na esperança de dias melhores e condições de vida dignas, conforme fora prometido pelo governo brasileiro, desceram o rio Santa Maria e povoaram a região que atualmente pertence a [[Itarana]]. Saíram de Santa Teresa numa viagem de muito sofrimento e dificuldade, onde a morte, a desesperança, a dor e a tristeza tomavam conta de cada um.
Segundo informações de antigos moradores, em [[1879]] várias famílias de [[San Cassiano de Treviso]] (Itália) resolveram imigrar para o Brasil, viajando no [[veleiro]] ''La Valleja''. Chegaram em [[21 de junho]] do mesmo ano à cidade de [[Santa Teresa (Espírito Santo)|Santa Teresa (ES)]], onde encontraram patrícios que haviam saído há mais tempo de sua terra natal e já possuíam propriedades no Brasil. Os san-cassianos trabalharam durante três anos para os seus patrícios, buscando informações para localizarem outras terras a colonizar. Casotti, um [[agrimensor]] que abriu uma picada até o rio Santa Joana, animou as famílias, dando boas informações sobre as terras por ele encontradas. No ano de 1882, doze famílias (Daleprani,Xavier, De Martin, Fiorotti, Meneghel, Schwanz, Fardin, Coan, Rabbi, Toniato, Denardi, Perin, Mazo e Bergamaschi), na esperança de dias melhores e condições de vida dignas, conforme fora prometido pelo governo brasileiro, desceram o rio Santa Maria e povoaram a região que atualmente pertence a [[Itarana]]. Saíram de Santa Teresa numa viagem de muito sofrimento e dificuldade, onde a morte, a desesperança, a dor e a tristeza tomavam conta de cada um.


== Geografia ==
== Geografia ==

Revisão das 13h04min de 20 de julho de 2017

 Nota: Para outros significados, veja Itaguaçu (desambiguação).
Itaguaçu
  Município do Brasil  
Igreja em Itaguaçu
Igreja em Itaguaçu
Igreja em Itaguaçu
Símbolos
Bandeira de Itaguaçu
Bandeira
Hino
Gentílico itaguaçuense
Localização
Localização de Itaguaçu no Espírito Santo
Localização de Itaguaçu no Espírito Santo
Localização de Itaguaçu no Espírito Santo
Itaguaçu está localizado em: Brasil
Itaguaçu
Localização de Itaguaçu no Brasil
Mapa
Mapa de Itaguaçu
Coordenadas 19° 48' 07" S 40° 51' 21" O
País Brasil
Unidade federativa Espírito Santo
Municípios limítrofes Itarana, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Colatina, Baixo Guandu e Laranja da Terra
Distância até a capital 130 km
História
Fundação 17 de fevereiro de 1915 (109 anos)
Administração
Prefeito(a) Darly Dettmann (2013–2016)
Características geográficas
Área total [1] 530,388 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 14 134 hab.
Densidade 26,6 hab./km²
Clima tropical
Altitude 150 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,702 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 132 520,982 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 9 324,58
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Itaguaçu

Itaguaçu é um município do estado do Espírito Santo, no Brasil. Sua população estimada em 2004 era de 15 060 habitantes.

Origem do nome

"Itaguaçu" é um termo de origem do Tupi-Guarani que significa "pedra grande", pela junção de itá (pedra) e gûasu (grande)[5].

História

Segundo informações de antigos moradores, em 1879 várias famílias de San Cassiano de Treviso (Itália) resolveram imigrar para o Brasil, viajando no veleiro La Valleja. Chegaram em 21 de junho do mesmo ano à cidade de Santa Teresa (ES), onde encontraram patrícios que haviam saído há mais tempo de sua terra natal e já possuíam propriedades no Brasil. Os san-cassianos trabalharam durante três anos para os seus patrícios, buscando informações para localizarem outras terras a colonizar. Casotti, um agrimensor que abriu uma picada até o rio Santa Joana, animou as famílias, dando boas informações sobre as terras por ele encontradas. No ano de 1882, doze famílias (Daleprani,Xavier, De Martin, Fiorotti, Meneghel, Schwanz, Fardin, Coan, Rabbi, Toniato, Denardi, Perin, Mazo e Bergamaschi), na esperança de dias melhores e condições de vida dignas, conforme fora prometido pelo governo brasileiro, desceram o rio Santa Maria e povoaram a região que atualmente pertence a Itarana. Saíram de Santa Teresa numa viagem de muito sofrimento e dificuldade, onde a morte, a desesperança, a dor e a tristeza tomavam conta de cada um.

Geografia

A Pedra Paulista, com 600 metros de altitude, e o Pico do Caparaó, com 850 metros, são alguns dos pontos elevados do município de Itaguaçu. No município, temos ainda a Pedra da Lajinha, a Pedra do Barro Preto (símbolo da cidade),a Pedra do Cabrito (no distrito de Itaimbé),o paredão da Pedra do Cinco Pontões além do complexo rochoso de Alto Laje que são pontos elevados que proporcionam uma visão geográfica agradável de ser observada, além de caracterizarem o relevo do município. O município tem limites com Baixo Guandu a noroeste, Colatina a norte, São Roque do Canaã a leste, Itarana a sul, Laranja da Terra a sudoeste e Santa Teresa a sudeste. O principal rio do município é o Santa Joana, cuja nascente está localizada no Município de Afonso Cláudio, e, no seu percurso, atravessa a área urbana de Itaguaçu. Há três distritos no Município de Itaguaçu: Itaimbé, Palmeira e Itaçu.

Economia

A base da economia de Itaguaçu é o cultivo do café conilon e arábica. Há ainda a produção de hortifrutigranjeiros, a criação de gado leiteiro e o extrativismo de granito.

Festividades

Durante o inverno, é realizado o Concurso Leiteiro. No mês de setembro, é realizada a Festa Itaguaçuense das Culturas - FITAC, com a apresentação de manifestações culturais locais de influência indígena, africana, pomerana, alemã, italiana e portuguesa.

Cultura Musical

Itaguaçu conta com um belo e moderno teatro, com ótima acústica, onde são realizadas frequentemente apresentações artísticas. A qualidade do teatro, aliás, foi objeto de elogio da banda Clube Big Beatles em sua passagem pela cidade com a apresentação do espetáculo "Revolution, a história dos Beatles". Há uma preferência musical, em especial pelos jovens, de música sertaneja e funk carioca. Há também apreciadores de música erudita, jazz, blues, rock, heavy metal etc. O Kasebre Rock Bar é o local que "transpira" essa veia musical.

Ligações externas

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de agosto de 2013 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. p. 132.

Predefinição:Mesorregião Central Espírito-Santense

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Espírito Santo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.