Teodorico I da Austrásia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: als:Theuderich I.
Linha 46: Linha 46:
[[Categoria:Merovíngios]]
[[Categoria:Merovíngios]]


[[als:Theuderich I.]]
[[ca:Teodoric I d'Austràsia]]
[[ca:Teodoric I d'Austràsia]]
[[de:Theuderich I.]]
[[de:Theuderich I.]]

Revisão das 09h24min de 14 de março de 2009

Teodorico I
Rei da Austrásia e de Auvergne (511-533 ou 534)
Nascimento c. 485
Morte 533 ou 534

Teodorico I (◊ c. 485533 ou 534) foi o rei merovíngio de Metz e Reims, ou Austrásia de 511 a 533 ou 534.

Ele era filho de Clóvis I, rei único dos francos. Herdou Metz em 511 na ocasião da morte de seu pai. De acordo com a tradição saliana, o reino foi dividido entre os quatro filhos de Clóvis: Childeberto I em Paris, Clodomiro em Orleães, Clotário I em Soissons e Teodorico I em Metz. No início de seu reinado, ele enviou seu filho Teodeberto à batalha contra o rei dinamarquês Chlochilaich (também conhecido como Hygelac de Beowulf). Teodeberto derrotou e matou Chlochilaich.

Teoderico se envolveu na guerra entre o rei turíngio Hermanfredo e seu único irmão vivo, Baderico. Em troca de sua ajuda, Teoderico receberia metade do reino turíngio. Baderico foi derrotado, mas as terras prometidas a Teodorico não foram cedidas.

Os quatro filhos de Clóvis então combateram Sigismundo de Borgonha e Godomar, reis dos burgúndios. Godomar conseguiu fugir e Sigismundo foi feito prisioneiro por Clodomiro. Teodorico casou-se então com a filha de Sigismundo. Godomar refez o exército burgúndio e tomou de volta o seu reino. Clodomiro, ajudado por Teodorico, derrotou Godomar, mas morreu no ataque a Vézeronce.

Teodorico então, junto com seu irmão Clotário e seu filho, atacou a Turíngia em vigança ao não cumprimento da promessa de Hermanfredo. A Turíngia foi conquistada, e Clotário recebeu Radegund, filha do rei Berthar. Após selar um tratado com seu irmão Childeberto, Teodorico morreu em 533 ou 534. Após sua morte o trono de Metz, apesar de aparentemente tomado à força, passou por herança a Teodeberto.

Pais

Clóvis I (◊ c. 466 † 511)

♀ Evochilde (◊ 462 † 510), provavelmente uma princesa franco-renana.

Casamentos e filhos

  1. Teodeberto I (◊ c. 504 † 547)
  • em c. 516 com Suavegothe (◊ c. 504 † c. 554), filha de Sigismundo, rei dos burgúndios.
  1. ♀ Techilde (◊ c. 520 † 563)

Ver também

Ligações externas