Samand Centauro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
DumZiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: pl:Samand
D'ohBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ar:سمند
Linha 37: Linha 37:
[[Categoria:Economia do Irão]]
[[Categoria:Economia do Irão]]


[[ar:سمند]]
[[de:Samand]]
[[de:Samand]]
[[en:Samand]]
[[en:Samand]]

Revisão das 08h14min de 13 de outubro de 2009

Samand Centauro
Visão geral
Nomes
alternativos
Samand
Produção 2006 — presente
Fabricante Iran Khodro
Modelo
Classe Compacto
Carroceria Sedan
Ficha técnica
Motor 1.8 (4 cilindros) 92cv
Transmissão 5 marchas a frente e 1 a ré (mecânica)
Modelos relacionados Peugeot 405
Peugeot 504
Chevrolet Astra
Chevrolet Corsa
Fiat Siena
Volkswagen Polo
Renault Logan
Dimensões
Comprimento mm
Entre-eixos mm
Largura mm
Altura mm
Tanque 430 litros
Cronologia
Paykan

Samand Centauro é um carro de origem iraniana, vendido em parte do mundo apenas como Samand, com exceção da América do Sul onde está sendo desenvolvido em parceria com o governo da Venezuela, para fazer um "automóvel anti-imperialista", o que faz lembrar outras alternativas anteriores de fazer esse tipo de carro no mundo, entre eles o Lada Laika na União Soviética e o Volkswagen Sedan na Alemanha Nazi.

Mercado

Alem do mercado iraniano, o Samand estreará em breve na Venezuela com apoio do governo desse mesmo país, em alguns meses. Fora a Venezuela, o carro é exportado para vários países do mundo, entre eles Rússia, Bulgária, Turquia, Polônia, Emirados Árabes Unidos, Tajiquistão, Paquistão, Afeganistão e Egito, e está previsto pela marca haver mais mercados de exportação.

Alem das exportações, o Samand é produzido também em Minsk na Bielorrússia, pela Unison. Fora da Bielorrússia, a empresa Iran Khodro também possui montadoras, na República Popular da China, Senegal, Egito, Síria e Venezuela, e pretende vir fazer mais joint-ventures pelo mundo para auxiliar na produção do modelo.

O carro

O Samand foi projetado utilizando a base do Peugeot 405, fazendo assim uma parceria com a PSA Peugeot Citroën a fim de produzir o Samand como um carro legalizado e confiável. O motor do Samand também foi inspirado no motor do Peugeot 504 contando com algumas diferenças apenas, sendo que no Irã 80% de suas peças são nacionalizadas. Em 2007, a companhia iraniana desenvolveu o Samand flexível, podendo utilizar dois combustíveis no mesmo motor; esses modelos são popularmente conhecidos no Brasil como Flex. Tal sistema só foi possível utilizando sistemas da empresa Bosch, da Alemanha.