Proteção no desemprego: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Insersão de link para simulador
GRS73 (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 201.10.56.27, para a última versão por Leslie
Linha 33: Linha 33:


{{esboço}}
{{esboço}}
==Calculadora Online ==
Para saber quanto você deve receber do seu seguro desemprego, utilize a [http://wikipedia.artudi.org/seguro.php Calculadora Online], com ela você vai saber quantas parcelas e o valor exato de seu seguro, válido somente para segurados do Brasil.


==Ver também==
==Ver também==

Revisão das 01h29min de 4 de dezembro de 2009

Seguro-desemprego (no Brasil) ou subsídio de desemprego (em Portugal) é um montante mensal pago aos desempregados pelo Estado.

Brasil

No Brasil, é concedido pela Caixa Econômica Federal. É um dos benefícios da Previdência Social, mas não é pago pelo INSS. Pode ser requerido por:

  1. todo trabalhador dispensado sem justa causa;
  2. aqueles cujo contrato de trabalho foi suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador;
  3. pescadores profissionais durante o período em que a pesca é proibida devido à procriação das espécies e
  4. trabalhadores resgatados da condição análoga à de escravidão.

O valor depende do salário e consiste em no máximo cinco parcelas!

O benefício foi criado pelo Decreto 2.283, de 27 de fevereiro de 1986, pelo então presidente José Sarney, que criou o Plano Cruzado 1.


Modalidades do Seguro Desemprego

O seguro-desemprego é um benefício da previdência social, com fundos do FAT. Ele é classificado também em modalidades, que visam beneficiar alguns tipos específicos de trabalhadores.

Modalidade trabalhador formal

Tem como objetivo cobrir todo trabalhador formal que seja dispensado sem justa causa;

Modalidade bolsa qualificação

Tem como objetivo incentivar capacitação de funcionários, de modo a evitar sua demissão, através da suspensão do contrato de trabalho, em virtude de participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador;

Modalidade pescador artesanal

Tem como objetivo cobrir pescadores artesanais, cuja única fonte de renda provenha da pesca, durante o período em que a pesca é proibida devido à procriação das espécies;

Modalidade empregado doméstico

Tem como objetivo cobrir os trabalhadores domésticos, que são uma classe especial de trabalhador formal, em caso de dispensa sem justa causa;

Modalidade trabalhador resgatado

Tem como objetivo cobrir os trabalhadores resgatados da condição análoga à de escravidão.

Portugal

Para ser elegível a fim de receber o subsídio de desemprego, um desempregado tem de ter um percurso contributivo para a Segurança Social de pelo menos seis meses e ter perdido o seu posto de trabalho por este ter sido extinto por iniciativa da entidade patronal.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ver também

Flexigurança

Desemprego

Ligações externas