Joaquim Pimenta de Castro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 27: Linha 27:


{{DEFAULTSORT:Jose Joaquim Pereira Pimenta Castro}}
{{DEFAULTSORT:Jose Joaquim Pereira Pimenta Castro}}
[[Categoria:Mortos em 1918]]
[[Categoria:Primeiros-ministros da Primeira República Portuguesa]]
[[Categoria:Primeiros-ministros da Primeira República Portuguesa]]
[[Categoria:Generais de Portugal]]
[[Categoria:Generais de Portugal]]

Revisão das 18h35min de 12 de abril de 2011

General Joaquim Pereira Pimenta de Castro

O General Joaquim Pereira Pimenta de Castro (Pias, Monção, 5 de Novembro de 1846 - Lisboa, 14 de Maio de 1918), foi um oficial militar e político português.

Biografia

Foi um oficial militar de carreira, também graduado em Matemática pela Universidade de Coimbra. Em 1908, foi nomeado comandante da 3ª Região Militar, no Porto.

Após a proclamação da República a 5 de Outubro de 1910, foi Ministro da Guerra, por apenas dois meses, em 1911, tendo-se demitido do cargo devido a uma das incursões monárquicas de Henrique de Paiva Couceiro.

Como independente, foi escolhido pelo Presidente Manuel de Arriaga para ser Presidente do Ministério (Primeiro Ministro) do governo, que governaria sem o parlamento, onde o Partido Republicano, liderado por Afonso Costa tinha a maioria. O seu governo, com o apoio do Partido Republicano Evolucionista e da União Republicana, e também de facções militares conservadoras, ficou no poder de 28 de Janeiro a 14 de Maio de 1915.

Quando foi retirado do poder por um movimento militar a 14 de Maio de 1915, com o apoio do Partido Republicano Português, que causou também na demissão do Presidente Manuel de Arriaga.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Precedido por
Vítor Hugo de Azevedo Coutinho
Primeiros-ministros de Portugal
1915
Sucedido por
Junta Constitucional:
José Norton de Matos
António Maria da Silva
José de Freitas Ribeiro
Alfredo de Sá Cardoso
Álvaro Xavier de Castro