Osso etmoide: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Osso
{{reciclar-sobre|medicina}}
|Nome = Osso etmoidal
'''Etmóide''' é um [[osso]] ímpar e mediano que, juntamente com o [[frontal]], os [[parietais]], os [[temporais]], o [[occipital]] e o [[esfenóide]], contribui para formar a [[cavidade craniana]] e a [[cavidade nasal]].
|Latim = os ethmoidale
|Imagem = Ethmoid.png
|Legenda = Localização dentro do crânio
|Imagem2 = Gray151.png
|Legenda2 = Estrutura do etmóide (em inglês)
|Width = 300
|MeshName = Ethmoid+bone
|MeshNumber = A02.835.232.781.292
}}


'''Etmóide''' (do grego ''Ɛθmɔɪd'' significando "[[peneira]]"<ref>http://www.merriam-webster.com/dictionary/ethmoid</ref>) é um [[osso]] único e mediano que, juntamente com o [[frontal]], os [[osso pariental|parietais]], os [[temporal|temporais]], o [[occipital]] e o [[esfenóide]], contribui para formar a [[cavidade craniana]] e a [[cavidade nasal]]. Fica no centro do crânio articulado com quinze ossos.<ref>Banks, Peter; Brown, Andrew E. (2000). Fractures of the facial skeleton. Oxford: Wright. ISBN 0723610347.</ref>
O etmóide é um osso denominado curto, uma vez que a sua altura, comprimento e largura se equivalem harmoniosamente, não havendo predomínio de nenhuma destas dimensões. Este osso localiza-se na base do crânio, mais concretamente, na zona anterior medial.


== Anatomia ==
Para o estudo anatômico o osso Etmóide deve estar posicionado apresentando uma crista, que se assemelha a crista de um galo (crista etmoidal), voltada para cima e para diante.
O etmóide é um osso curto, leve e esponjoso. Sua altura, comprimento e largura se equivalem harmoniosamente, não havendo predomínio significativo de nenhuma destas dimensões. Este osso localiza-se na base do crânio, mais concretamente, na zona anterior medial.


Para o estudo anatômico o osso etmóide deve estar posicionado apresentando uma [[crista]], que se assemelha a crista de um galo (crista etmoidal), voltada para cima e para diante.

== Estrutura ==
O etmóide é constituído por uma lâmina horizontal, uma lâmina vertical e duas massas laterais.
O etmóide é constituído por uma lâmina horizontal, uma lâmina vertical e duas massas laterais.


A lâmina horizontal é também chamada lâmina crivosa devido aos crivos (orifícios) que possui. Em sua face superior, separada pela crista etmoidal, a lâmina horizontal apresenta dois canais olfativos, onde estão alojados os bulbos olfativos. Por sua vez, esses canais apresentam-se perfurados por diversos outros orifícios (daí o nome "lâmina crivosa"), chamados forames da Lâmina cribriforme (ou crivosa). Dentro destes orifícios passam os filetes nervosos olfativos. A face inferior dessa lâmina horizontal contribui para formar a parede superior da fossa nasal.
A lâmina horizontal é também chamada [[lâmina crivosa]] devido aos [[crivo]]s (orifícios) que possui. Em sua face superior, separada pela crista etmoidal, a lâmina horizontal apresenta dois canais olfativos, onde estão alojados os [[bulbos olfativos]]. Por sua vez, esses canais apresentam-se perfurados por diversos outros orifícios (daí o nome "lâmina crivosa"), chamados [[forame]]s da [[lâmina cribriforme]] (ou crivosa). Dentro destes orifícios passam os filetes nervosos olfativos. A face inferior dessa lâmina horizontal contribui para formar a parede superior da [[fossa nasal]].


== Articulações ==
A lâmina vertical atravessa perpendicularmente a lâmina horizontal e, por isso é dividida para estudo em duas porções, sendo a que fica acima da lâmina horizontal a própria crista etmoidal e a que fica por baixo a lâmina perpendicular do etmóide. A crista etmoidal ou apófise da "crista gali" encontra-se na zona superior e está em contacto com o osso frontal, estando portanto na zona da cavidade craniana. A lâmina perpendicular encontra-se na zona inferior, apresentando duas faces laterais que contribuem para a formação da parede medial da cavidade nasal. Deste modo, a lâmina perpendicular vai separar a cavidade nasal em duas fossas nasais, e ao articular-se com os ossos nasais, a espinha nasal e a cartilagem origina o septo nasal, estrutura separadora das duas narinas.
O etmóide articula-se com 15 ossos:
*Quatro no neurocrânio: [[frontal]], [[osso esfenóide]] (no corpo esfenoidal) e duas [[concha esfenoidal|conchas esfenoidais]])
*Onze no crânio visceral: dois ossos nasais, dois [[maxila]]res, dois lacrimais, dois palatinos, duas conchas nasais inferiores, e com o [[vômer]].


A lâmina vertical atravessa perpendicularmente a lâmina horizontal e, por isso é dividida para estudo em duas porções, sendo a que fica acima da lâmina horizontal a própria crista etmoidal e a que fica por baixo a lâmina perpendicular do etmóide. A crista etmoidal ou [[apófise]] da "crista gali" encontra-se na zona superior e está em contacto com o osso frontal, estando portanto na zona da cavidade craniana. A lâmina perpendicular encontra-se na zona inferior, apresentando duas faces laterais que contribuem para a formação da parede medial da cavidade nasal. Deste modo, a lâmina perpendicular vai separar a cavidade nasal em duas fossas nasais, e ao articular-se com os ossos nasais, a [[espinha nasal]] e a [[cartilagem]] origina o [[septo nasal]], estrutura separadora das duas [[narina]]s.
As massas laterais apresentam uma forma cuboidal (seis faces), sendo a face superior articulada com o bordo da incisura etmoidal do frontal e apresentando semi-células, que juntamente com as semi-células do bordo da incisura etmoidal do frontal, formam as células etmoidais anteriores, sendo a maior e mais anterior denominada de infundíbulo, que, por sua vez, será o elo de ligação entre a fossa nasal e o seio frontal. A face inferior se articula com a parte média do bordo superior da maxila e apresenta um meato nasal médio. A face anterior se articula com a face posterior do osso lacrimal. A face posterior se articula com a face anterior do corpo do esfenóide. a face lateral ou lâmina orbital contribui para a formação da parede medial da cavidade orbital. A face medial, assim como a face superior, apresenta muitos acidentes anatômicos, sendo os mais importantes as conchas nasais média e superior, que por sua vez dão origem, em suas faces laterais, aos meatos nasal superior, que desemboca no seio esfenoidal, e médio que desemboca tanto no seio frontal, através do infundíbulo, como no seio maxilar.

As massas laterais apresentam uma forma cuboidal (seis faces), sendo a face superior articulada com o bordo da incisura etmoidal do frontal e apresentando semi-células, que juntamente com as semi-células do bordo da incisura etmoidal do frontal, formam as células etmoidais anteriores, sendo a maior e mais anterior denominada de infundíbulo, que, por sua vez, será o elo de ligação entre a fossa nasal e o seio frontal. A face inferior se articula com a parte média do bordo superior da maxila e apresenta um meato nasal médio. A face anterior se articula com a face posterior do osso lacrimal. A face posterior se articula com a face anterior do corpo do esfenóide. a face lateral ou lâmina orbital contribui para a formação da parede medial da cavidade orbital. A face medial, assim como a face superior, apresenta muitos acidentes anatômicos, sendo os mais importantes as conchas nasais média e superior, que por sua vez dão origem, em suas faces laterais, aos meatos nasal superior, que desemboca no seio esfenoidal, e médio que desemboca tanto no seio frontal, através do [[infundíbulo]], como no seio maxilar.


O etmóide encontra-se articulado a outros ossos, nomeadamente ao esfenóide, que se encontra na zona posterior; o vómer, os palatinos e os maxilares que se encontram inferiormente.
O etmóide encontra-se articulado a outros ossos, nomeadamente ao esfenóide, que se encontra na zona posterior; o vómer, os palatinos e os maxilares que se encontram inferiormente.


== Galeria ==
<gallery>
Imagem: Gray149.png | Visto de cima.
  Imagem: Gray150.png | Placa perpendicular ao etmóide.
  Imagem: Gray152.png | Visto pelo lado direito.
  Imagem: Gray164.png | Etmóide visível no centro (dentro da órbita ocular).
  Imagem: Gray188.png | Vista lateral do crânio.
  Imagem: Gray190.png | Crânio de frente.
  Imagem: Gray192.png | Parede medial da órbita esquerda.
  Imagem: Gray193.png | Base do crânio. Superfície superior.
  Imagem: Gray195.png | Parede medial da fossa nasal esquerda.
  Imagem: Gray196.png | Paredes da cavidade nasal esquerda.
  Imagem: Gray153.png | Parede lateral da [[cavidade nasal]].
</gallery>

{{Referências}}
{{OssosHumanos}}
{{OssosHumanos}}



Revisão das 15h16min de 23 de março de 2013

Osso etmoidal
Osso etmoide
Localização dentro do crânio

Estrutura do etmóide (em inglês)
Latim os ethmoidale
Recursos externos
MeSH A02.835.232.781.292

Etmóide (do grego Ɛθmɔɪd significando "peneira"[1]) é um osso único e mediano que, juntamente com o frontal, os parietais, os temporais, o occipital e o esfenóide, contribui para formar a cavidade craniana e a cavidade nasal. Fica no centro do crânio articulado com quinze ossos.[2]

Anatomia

O etmóide é um osso curto, leve e esponjoso. Sua altura, comprimento e largura se equivalem harmoniosamente, não havendo predomínio significativo de nenhuma destas dimensões. Este osso localiza-se na base do crânio, mais concretamente, na zona anterior medial.

Para o estudo anatômico o osso etmóide deve estar posicionado apresentando uma crista, que se assemelha a crista de um galo (crista etmoidal), voltada para cima e para diante.

Estrutura

O etmóide é constituído por uma lâmina horizontal, uma lâmina vertical e duas massas laterais.

A lâmina horizontal é também chamada lâmina crivosa devido aos crivos (orifícios) que possui. Em sua face superior, separada pela crista etmoidal, a lâmina horizontal apresenta dois canais olfativos, onde estão alojados os bulbos olfativos. Por sua vez, esses canais apresentam-se perfurados por diversos outros orifícios (daí o nome "lâmina crivosa"), chamados forames da lâmina cribriforme (ou crivosa). Dentro destes orifícios passam os filetes nervosos olfativos. A face inferior dessa lâmina horizontal contribui para formar a parede superior da fossa nasal.

Articulações

O etmóide articula-se com 15 ossos:

A lâmina vertical atravessa perpendicularmente a lâmina horizontal e, por isso é dividida para estudo em duas porções, sendo a que fica acima da lâmina horizontal a própria crista etmoidal e a que fica por baixo a lâmina perpendicular do etmóide. A crista etmoidal ou apófise da "crista gali" encontra-se na zona superior e está em contacto com o osso frontal, estando portanto na zona da cavidade craniana. A lâmina perpendicular encontra-se na zona inferior, apresentando duas faces laterais que contribuem para a formação da parede medial da cavidade nasal. Deste modo, a lâmina perpendicular vai separar a cavidade nasal em duas fossas nasais, e ao articular-se com os ossos nasais, a espinha nasal e a cartilagem origina o septo nasal, estrutura separadora das duas narinas.

As massas laterais apresentam uma forma cuboidal (seis faces), sendo a face superior articulada com o bordo da incisura etmoidal do frontal e apresentando semi-células, que juntamente com as semi-células do bordo da incisura etmoidal do frontal, formam as células etmoidais anteriores, sendo a maior e mais anterior denominada de infundíbulo, que, por sua vez, será o elo de ligação entre a fossa nasal e o seio frontal. A face inferior se articula com a parte média do bordo superior da maxila e apresenta um meato nasal médio. A face anterior se articula com a face posterior do osso lacrimal. A face posterior se articula com a face anterior do corpo do esfenóide. a face lateral ou lâmina orbital contribui para a formação da parede medial da cavidade orbital. A face medial, assim como a face superior, apresenta muitos acidentes anatômicos, sendo os mais importantes as conchas nasais média e superior, que por sua vez dão origem, em suas faces laterais, aos meatos nasal superior, que desemboca no seio esfenoidal, e médio que desemboca tanto no seio frontal, através do infundíbulo, como no seio maxilar.

O etmóide encontra-se articulado a outros ossos, nomeadamente ao esfenóide, que se encontra na zona posterior; o vómer, os palatinos e os maxilares que se encontram inferiormente.

Galeria

Referências

  1. http://www.merriam-webster.com/dictionary/ethmoid
  2. Banks, Peter; Brown, Andrew E. (2000). Fractures of the facial skeleton. Oxford: Wright. ISBN 0723610347.