Estupa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ele também é considerado muito legal também
m Reversão de uma ou mais edições de 189.35.18.25 para a versão 39232016 de WaldirBot, com Reversão e avisos.
Linha 1: Linha 1:
{{Budismo|collapsed=1}}
{{Budismo|collapsed=1}}
Uma '''estupa''', também chamada '''''chaitya''''', '''''chedi''''', '''[[Pagode (templo)|pagode]]''' e '''dágaba'''<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.518</ref>, é um tipo de monumento ou parte de um templo, construído em forma de [[torre]], geralmente cónica, circundada por uma [[abóbada]] e, por vezes, com um ou vários ''chanttras'' (toldos de lona). Originalmente, era um monumento funerário de pedra, semiesférico, com [[cúpula]], mirante e [[balaustrada]].{{esclarecer}} Com o advento do [[budismo]], evoluiu para uma representação [[arquitectura|arquitetônica]] do [[cosmo]]. ele também é considera muito legal também
Uma '''estupa''', também chamada '''''chaitya''''', '''''chedi''''', '''[[Pagode (templo)|pagode]]''' e '''dágaba'''<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.518</ref>, é um tipo de monumento ou parte de um templo, construído em forma de [[torre]], geralmente cónica, circundada por uma [[abóbada]] e, por vezes, com um ou vários ''chanttras'' (toldos de lona). Originalmente, era um monumento funerário de pedra, semiesférico, com [[cúpula]], mirante e [[balaustrada]].{{esclarecer}} Com o advento do [[budismo]], evoluiu para uma representação [[arquitectura|arquitetônica]] do [[cosmo]].
{{referências}}
{{referências}}
{{esboço-arquitectura}}
{{esboço-arquitectura}}

Revisão das 17h42min de 10 de setembro de 2014

Uma estupa, também chamada chaitya, chedi, pagode e dágaba[1], é um tipo de monumento ou parte de um templo, construído em forma de torre, geralmente cónica, circundada por uma abóbada e, por vezes, com um ou vários chanttras (toldos de lona). Originalmente, era um monumento funerário de pedra, semiesférico, com cúpula, mirante e balaustrada.[necessário esclarecer] Com o advento do budismo, evoluiu para uma representação arquitetônica do cosmo.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.518
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre budismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Galeria