Le Coq Sportif: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição via aplic. móvel Edição via aplic. iOS
Linha 40: Linha 40:
*{{FRAb}} [[Association Sportive de Saint-Étienne Loire|Saint-Étienne]]
*{{FRAb}} [[Association Sportive de Saint-Étienne Loire|Saint-Étienne]]
*{{ITAb}} [[Associazione Calcio Firenze Fiorentina|Fiorentina]]
*{{ITAb}} [[Associazione Calcio Firenze Fiorentina|Fiorentina]]
*{ARG} [[Club de Gimnasia y Esgrima La Plata|Gimnasia y Esgrima La Plata]]
*{{ARGb}} [[Club de Gimnasia y Esgrima La Plata|Gimnasia y Esgrima La Plata]]
*
*
*
*

Revisão das 20h59min de 8 de setembro de 2019

Le Coq Sportif
Le Coq Sportif
Fundação 1882 (142 anos)
Sede Entzheim,  França
Produtos Vestuário
Website oficial www.lecoqsportif.fr

A Le Coq Sportif é uma empresa de vestuário esportivo francesa. Fundada em 1882 por Émile Camuset, começou sua produção com materiais esportivos para a prática de ginástica, futebol e ciclismo, mas o sucesso foi tão grande que a empresa começou a produzir artigos para mais modalidades, chegando a patrocinar atletas e competidores do basquete, tênis, futebol, rugby, rally, etc. Com o slogan "la marque des champions" (a marca dos campeões) e o logotipo ainda retangular, a empresa foi devidamente registrada em 1948. Dois anos depois, a marca ganhou seu primeiro logotipo de galo dentro de um triângulo, a partir daí sendo a principal marca visual da Le Coq.

Durante a década de 1980 forneceu materiais esportivos para seleções como França e Argentina por época de seu maior ídolo, Diego Armando Maradona, que usava a marca francesa estampada em seu peito, mas perdeu estas para as fortes Adidas e Reebok.

Produz equipamento de desporto como sapatos, bermudas e camisetas. O nome Le Coq Sportif (ou O Galo Desportivo, em português) deriva do galo gaulês, um símbolo nacional da França.

Le Coq Sportif é uma marca muito famosa em todo o mundo. Na Ásia, mais especificamente no Japão e na Coreia, contratou designers locais para concluir e adaptar a coleção global ao mercado local. Estes também assinaram algumas parcerias para lançar modelos especiais. Le Coq Sportif Japão associou-se com a empresa japonesa Sou. Também lançaram uma linha de sapatos com o designer Kamishima Chinami. Para a Le Coq Sportif Coreia. A parceria foi feita com o fabricante de carros Peugeot para criar um sapato denominado Peugeot 207cc.

Apesar do seu tamanho modesto em comparação com companhias como Adidas/Reebok, Puma AG ou Nike, a marca foi exposta consideravelmente, inclusive na série de televisão coreana Full House no episódio n°11, sendo por muitos anos um dos principais patrocinadores do Tour de France, a mais importante competição de ciclismo do mundo, além de atletas das mais diversas modalidades.

Na década de 90, a marca perdeu mercado e glamour, e suas vendas entraram em forte declínio. Nike, Puma e Adidas ganharam espaço no segmento do esporte fashion. A marca francesa reagiu e a partir de 1998 adotou um novo posicionamento no mercado, lançando coleções fashion, e voltando a investir em atletas de renome internacional. Em 2005, a marca que na década anterior era uma subsidiária da alemã Adidas, foi adquirida pelo fundo de investimento suíço Airesis. A partir deste momento a Le Coq Sportif voltou a crescer, reingressou em alguns mercados mundiais e mudou radicalmente suas coleções, lançando várias edições limitadas e linhas casuais, como a intitulada Vintage.

Le Coq Sportif Madrid
Le Coq Sportif Madrid

Atualmente mantém uma "modesta" rede de lojas próprias em aproximadamente 100 países, tendo seu maior sucesso na Europa.

Le Coq Sportif no futebol brasileiro

Na década de 80, forneceu material esportivo ao Atlético Paranaense no período de 1981 a 1985 quando o Furacão sagrou-se bicampeão paranaense com destaque para a saudosa dupla de atacantes Assis e Washington que ficaram conhecidos como a dupla casal 20 em alusão a um seriado de televisão famoso na época e o Sport de 1983 a 1987 quando conquistou o titulo do Campeonato Brasileiro de 1987.

A marca também teve seus momentos de glória a época da saudosa dupla de atacantes do Fluminense, Washington e Assis, que após ficarem famosos no Furacão foram contratados pelo tricolor carioca e continuaram recebendo o apelido carinhoso devido ao grande entrosamento que apresentavam em campo. Com o símbolo da Le Coq Sportif no peito, de 1981 a 1985, o Fluminense conquistaria o lendário tricampeonato carioca (83/84/85) além do titulo do Campeonato Brasileiro de 1984. Esta marca francesa sempre se destacou perante as outras devido ao seu design diferenciado além do uso de materiais inovadores e no Fluminense não foi diferente, tanto que permanece ate hoje viva no imaginário dos torcedores tricolores.

Em 1º de outubro de 1981, houve a assinatura de contrato da Le Coq Sportif com o Internacional. Durante os anos de 1983 e 1984, a marca francesa também forneceu material esportivo para o São Paulo e Ferroviário Atlético Clube de fortaleza.

Em 2003, o Paraná Clube também utilizou o material da marca francesa.

No ano de 2019, o Atlético Mineiro anuncia a empresa como fornecedora de material esportivo do clube. Os valores não foram declarados.[1]

Clubes patrocinados