Estação Oberkampf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Oberkampf
As plataformas da linha 9.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linhas 5, 9
Código 0810
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 4
Informações históricas
Inauguração Paris m 5 jms.svg 15 de janeiro de 1907
Paris m 9 jms.svg 10 de dezembro de 1933
Próxima estação
Sentido Bobigny - Pablo Picasso Paris m 5 jms.svg Sentido Place d'Italie
République Richard-Lenoir
Oberkampf
Sentido Pont de Saint-Cloud Paris m 9 jms.svg Sentido Mairie de Montreuil
République Saint-Ambroise
Oberkampf

Oberkampf é uma estação das linhas 5 e 9 do Metrô de Paris, localizada no 11.º arrondissement de Paris.

Estação[editar | editar código-fonte]

As estações das duas linhas estão situadas sob o boulevard Voltaire, entre a rue Jean-Pierre-Timbaud e a rue Oberkampf.

História[editar | editar código-fonte]

Ela deve o seu nome à rue Oberkampf que ele serve e cujo nome é devido a Christophe-Philippe Oberkampf (1738-1815), nascido na Alemanha de uma família de tintureiros. Ele foi famoso ao fundar em 1759 a primeira manufatura de tecidos impressos com placas de cobre gravadas. Esta manufatura foi fundada em Jouy-en-Josas (hoje em Yvelines) perto de Versalhes, o que explica o nome de toile de Jouy. Muitas pinturas desse manufatura estão expostas no museu de Jouy-en-Josas.

As plataformas da linha 5 foram renovadas pela primeira vez depois de 1969, adotando o estilo "Mouton-Duvernet" de vários tons de laranja, perfurando radicalmente com o branco dominante da origem do metrô[1]. Elas foram renovadas uma segunda vez em 2008 no âmbito do programa "Renovação do metrô" e perdeu sua decoração de estilo "Mouton" e suas telhas laranjas.

Em 2011, 4 198 870 passageiros entraram nesta estação[2]. Ela viu entrar 4 167 444 passageiros em 2013 o que a coloca na 117ª posição das estações de metrô por sua frequência[3].

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A entrada principal da estação.

A estação tem quatro acessos: um localizado no n° 20 da rue de Crussol e os outros três nos números 18, 19 e 43 do boulevard Voltaire.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

As plataformas das duas linhas são de configuração padrão: elas são plataformas laterais separadas pelas vias do metrô situadas ao centro e a abóbada é elíptica. As da linha 5 são decoradas no estilo usado pela maioria das estações de metrô: a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, os tímpanos e as saídas dos corredores. A abóbada é revestida e pintada em branco. Os quadros publicitários são em cerâmica branca e o nome da estação é na fonte Parisine em placa esmaltada. Os assentos são do estilo "Akiko" de cor amarela.

As plataformas da linha 9 são organizados em um estilo próximo: a faixa de iluminação é a mesma, e as telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, os tímpanos mas também a abóbada. Por outro lado, os quadros publicitários são em faiança de cor de mel e o nome da estação é também em piso em faiança. Os assentos são do estilo "Motte" de cor laranja.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 56 e 96 da rede de ônibus RATP; e, à noite, pelas linhas N01 (circular interior partindo da Gare de l'Est) e N02 (circular exterior partindo da Gare Montparnasse) da rede de ônibus Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

A rue Oberkampf, popular e bem servida, se beneficia de uma animação que agrada os Parisienses.

Referências

  1. « Métro parisien : de la décoration au design », em transportparis (consultado em 17 de março de 2018).
  2. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 29 de outubro de 2013.
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estação Oberkampf