Ezíquio Barros Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ezíquio Barros Filho (Caxias, 11 de fevereiro de 1934) é um político brasileiro. Cursou Medicina pela UFMA - Universidade Federal do Maranhão nos anos 60. Foi eleito Presidente do Diretório Estudantil - DCE da UFMA, filiou-se ao PCdoB e lutou bravamente contra o regime militar ao lado da médica Maria Aragão[1] , em São Luis-MA.

Carreira Política[editar | editar código-fonte]

Ao concluir a faculdade de Medicina, retornou para sua cidade natal Caxias (no interior do Maranhão) engajando-se na política local.[2] Ao lado de fortes lideranças Caxienses, iniciou oposição ao 'Vitorinismo' de Vitorino Freire, aliando-se ao então Governador José Sarney. Em 1983, foi eleito vereador, chegando à Presidência da Câmara Municipal, exercendo o cargo até 1988.[3] Em 1990, foi candidato ao cargo de Deputado Estadual na região dos Cocais. Em 1992, foi eleito vice-prefeito[4] na chapa do prefeito Paulo Marinho, com o apoio do ex-governador, João Alberto de Souza. Em 1994, apoiou a candidatura da então deputada federal, Roseana Sarney, ao Governo do Maranhão e do ex-governador Edison Lobão ao Senado. Em 1996, foi eleito prefeito de Caxias pelo PSC, assumindo a frente da Prefeitura de Caxias em 1 de janeiro de 1997, com apoio do prefeito, Paulo Marinho. Em 1998, apoiou a reeleição da governadora Roseana Sarney ao governo do Maranhão e de João Alberto para o Senado.

Familiares[editar | editar código-fonte]

  • Filiação Eziquio Barros (Comerciante) e Nair Palhano Barros (Funcionária Pública).
  • Irmão de Ezinair Barros, Lúcia Barros, Maria das Graças Barros, Ruy Palhano (psiquiatra) e Raimundo Palhano.
  • Pai de Eziracy Barros (Administradora), Ezianne Barros (Arquiteta), Eziquio Barros Neto (Arquiteto) e Ezikelly Barros (Advogada).
  • Sobrinho do ex-Governador do Maranhão Eugênio Barros.

Referências

  1. Resumo biografico de Maria Aragão - Blog do Itevaldo
  2. [BASTIANI, Jorge. José Castro, uma biografia. Caburé Editora. Caxias – Maranhão, 1998.]
  3. [VILANOVA, Quincas. O Município e a Câmara Municipal – 1-Edição. Câmara Municipal de Caxias. Caxias – Maranhão, 2006.]
  4. [COUTINHO, Milson. Caxias das Aldeias Altas. 2-Edição. Prefeitura Municipal de Caxias. Caxias - Maranhão, 2005.]
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.