Saltar para o conteúdo

Faculdade de Medicina de Sorocaba: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 13: Linha 13:
A história de nossa faculdade já foi muito bem contada e documentada pelo Dr. Hely Felisberto Carneiro nas 248 páginas de seu livro '''“A Faculdade de Medicina de Sorocaba e os 50 anos de sua história”''' que está disponível para empréstimo na Biblioteca do CCMB e à venda na livraria do campus (MedShop).
A história de nossa faculdade já foi muito bem contada e documentada pelo Dr. Hely Felisberto Carneiro nas 248 páginas de seu livro '''“A Faculdade de Medicina de Sorocaba e os 50 anos de sua história”''' que está disponível para empréstimo na Biblioteca do CCMB e à venda na livraria do campus (MedShop).


O campus da [[Faculdade de Medicina da PUC-SP]] oferece laboratórios nas áreas de [[Anatomia]], [[Biologia]], [[Histologia]], [[Bioquímica]], [[Microbiologia]], [[Parasitologia]], [[Farmacologia]], [[Fisiologia]], de [[Técnica Cirúrgica]], de [[Informática]], de [[Imagem]], de [[Procedimentos]], além de um [[Laboratório Morfofuncional]].
O campus da [[Faculdade de Medicina da PUC-SP]] oferece laboratórios nas áreas de Anatomia, Biologia, Histologia, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia, Farmacologia, Fisiologia, de Técnica Cirúrgica, de Informática, de Imagem, de Procedimentos, além de um Laboratório Morfofuncional.


[[File:Leonor2.jpg|600px|left|thumb|Hospital Leonor Mendes de Barros - CHS (637 leitos)]]
[[File:Leonor2.jpg|600px|left|thumb|Hospital Leonor Mendes de Barros - CHS (637 leitos)]]

Revisão das 13h14min de 21 de maio de 2009

Ficheiro:Puc campus sorocaba.JPG
PUC-SP Campus Sorocaba

O Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CCMB/PUC-SP) é a unidade da PUC-SP dedicada ao ensino e pesquisa na área da saúde. Compõe-se de duas faculdades: a Faculdade de Ciências Médicas, que ministra os cursos de Medicina e Enfermagem, e a Faculdade de Ciências Biológicas, com o curso de Biologia. Está localizado no município de Sorocaba a 90 km da capital. Sorocaba tem uma população estimada pelo IBGE (2008) de 576.312 habitantes e é conhecida por ser a cidade brasileira com o maior número de ciclovias.

A data oficial de criação da PUC-SP é 22 de agosto de 1946, quando foi reconhecida como Universidade. O título de Pontifícia veio em 1947, concedido pelo Papa Pio XII. Embora seja uma instituição de direito privado, a PUC-SP apresenta características singulares – é prestadora de serviços públicos, católica, comunitária e filantrópica – que se materializam no mérito acadêmico e no compromisso social. A qualidade dos cursos e pesquisas vem se consolidando ao longo do tempo. Assumindo o ideal da gestão democrática, desde a década de 80, seus professores, funcionários e estudantes elegem reitores, direções acadêmicas e representantes nos conselhos superiores que definem democraticamente as políticas que regem as diversas áreas de atuação.

Ficheiro:Placa lucinda.jpg
Placa Comemorativa de Doação do Hospital Santa Lucinda

Por ser uma universidade filantrópica, a PUC-SP deve cumprir a legislação que a obriga a conceder pelo menos 10% da sua receita em bolsas de estudo. Atualmente, 28% dos alunos da PUC-SP – aproximadamente 6.600 alunos – contam com algum tipo de bolsa de estudos. Deste total, 2.060 têm bolsa-doação. Ou seja, por comprovada carência financeira, não precisarão pagar a universidade nem depois de formados.

A Faculdade de Medicina de Sorocaba - a primeira faculdade de medicina do interior do Brasil - foi fundada em 1950. É também a primeira faculdade de medicina particular do Brasil e a terceira escola médica paulista mais antiga, perdendo para FMUSP (1912) e UNIFESP (1933).

A história de nossa faculdade já foi muito bem contada e documentada pelo Dr. Hely Felisberto Carneiro nas 248 páginas de seu livro “A Faculdade de Medicina de Sorocaba e os 50 anos de sua história” que está disponível para empréstimo na Biblioteca do CCMB e à venda na livraria do campus (MedShop).

O campus da Faculdade de Medicina da PUC-SP oferece laboratórios nas áreas de Anatomia, Biologia, Histologia, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia, Farmacologia, Fisiologia, de Técnica Cirúrgica, de Informática, de Imagem, de Procedimentos, além de um Laboratório Morfofuncional.

Ficheiro:Leonor2.jpg
Hospital Leonor Mendes de Barros - CHS (637 leitos)

As atividades práticas são realizadas no Complexo Hospitalar de Sorocaba (CHS) constituído de 3 hospitais dentro do campus (Hospital Santa Lucinda da PUC-SP com 142 leitos e Hospitais Regional e Leonor Mendes de Barros com 495 leitos, ambos do Estado) onde são realizados procedimentos médicos de alta complexidade como cirurgias cardíacas, cirurgias bariátricas (100/ano) e transplante renal. O CHS, um dos maiores complexos hospitalares de São Paulo com um total de 637 leitos, é responsável pelo atendimento de 48 municípios com uma população de mais de 2 milhões de habitantes.

O Hospital Santa Lucinda foi doado para a PUC-SP em 1950 pelo presidente do Grupo Votorantim na época (Dr. José Ermírio de Moraes) e anos depois foi construído pelo governo do Estado o Hospital Regional de Sorocaba e o Hospital Leonor Mendes de Barros (inicialmente apenas para tuberculosos).

A PUC-SP é uma das faculdades com mais vagas na Residência Médica, são 54 vagas em 19 especialidades e mais 39 vagas de Especialização em 20 especialidades. É também uma das poucas faculdades particulares a disponibilizar bolsas de iniciação científica e monitoria da própria Universidade e do CNPq (governo federal).

Ficheiro:Hospital regional de sorocaba.jpg
Hospital Regional de Sorocaba - CHS (637 leitos)

No Enade de 2007, obteve o melhor Conceito Preliminar de Curso do Estado de São Paulo ao lado das outras faculdades que também obtiveram nota 4 (UNIFESP, Santa Casa e FAMEMA). Fonte: http://www.escolasmedicas.com.br/enade07_comp.php. O Conceito Preliminar de Curso é formado por 40% sobre a média geral do curso e instituição no Enade, 30% sobre o conhecimento acumulado pelos alunos ao longo do curso, medido com provas no início e no final da graduação, e 30% com base nos títulos dos professores, como doutorado e mestrado, e a infra-estrutura da instituição.

Segundo o Guia do Estudante (com 3 estrelas), a Faculdade de Medicina de Sorocaba está entre as 18 melhores faculdades de medicina do Brasil das 176 existentes.

A Faculdade de Medicina da PUC-SP tem convênio com as universidades francesas Faculté de Médecine Pitié-Salpêtrière de Paris e Université Catholique de Lille e, após processo seletivo, alunos do 6º ano podem realizar módulos do Internato nessas instituições.

Através do Convênio Itamaraty, todos os anos estudantes africanos (com prioridade para as nações de língua portuguesa) vêm ao Brasil cursar Medicina na PUC-SP. Nos últimos anos, recebemos graduandos de Cabo Verde, Moçambique, Gana, etc. Em toda a universidade, são 62 bolsas custeadas integralmente pela PUC-SP, que se somam às de outras universidades brasileiras, para afirmar um compromisso de cooperação com uma das grandes matrizes de nossa formação histórica.

A PUC-SP é a 4ª faculdade do Brasil (atrás da USP, UNIFESP e Santa Casa) com o maior número de ex-alunos no atual corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Fonte: http://www.einstein.br/biblioteca/pdf/portugues/Einstein_artigo2.pdf


Reforma Curricular

A PUC-SP foi uma das 38 escolas médicas brasileiras selecionadas para o Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), promovido pelos ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em 2000, havia sido escolhida pelos mesmos órgãos federais para o PROMED (Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares das Escolas Médicas), iniciativa que reformulou as diretrizes do ensino da medicina no País. Outras faculdades selecionadas pelo PROMED foram UNIFESP, UNICAMP, UEL, FAMEMA, PUC-RS, etc. Fonte: http://www.escolasmedicas.com.br/down/artigo_promed.pdf

Os eixos básicos dos programas são a realização do ensino nos ambientes reais onde se dá a assistência à saúde pelo SUS, a mudança de metodologia na qual os estudantes assumem papéis mais ativos e a própria expansão do objeto do ensino, que não deve ser apenas a doença já instalada, mas a produção social da saúde como síntese de qualidade de vida.


Ficheiro:Livro med soroca.jpg
A Faculdade de Medicina de Sorocaba e os 50 anos de sua história - Hely Felisberto Carneiro

Ex-alunos notáveis

  • Marcos Boulos - Atual diretor da Faculdade de Medicina da USP. Professor Livre Docente Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP.
  • Ari Timerman - Atual Presidente da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo). Chefe da Seção de Emergências do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
  • José Ben-Hur de Escobar Ferraz Neto - Responsável pelo Programa de Transplante de Órgãos do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Albertina Duarte Takeuti - Chefe do Ambulatório de Ginecologia da Adolescente da FMUSP. Coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Consultora da OMS e da Organização Pan-americana de Saúde para assuntos da Adolescência.
  • Nabil Ghorayeb - Chefe da Seção Médica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Coordenador do Departamento de Sport Check-up do Hospital do Coração (HCor).
  • Moisés Cohen - Chefe do Setor de Traumatologia do Esporte e Supervisor da Residência Médica em Medicina Esportiva do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP.
  • Carlos de Barros Mott - Uma das maiores autoridades em pâncreas do país. Gastroenterologista clínico do Hospital Sírio-Libanês e Professor Livre Docente da FMUSP. Citado na Veja SP "Os médicos que os médicos indicam".
  • Mário Luiz Silva Barbosa - Clínico Geral do Hospital Sírio-Libanês. Citado na Veja SP "Os médicos que os médicos indicam".
  • Gilberto Luis Camanho - Professor e Chefe do Corpo Clínico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP. Citado na Veja SP "Os médicos que os médicos indicam".
  • Maria Cristina Chammas - Professora e Diretora do Serviço de Ultra-Sonografia do Instituto de Radiologia (InRad) do HCFMUSP.
  • Luis Yu - Professor Livre Docente da FMUSP e supervisor do Serviço de Nefrologia do HCFMUSP. É coordenador geral da Residência Médica da FMUSP desde 2007.
  • Osmar de Oliveira - Ortopedista e Jornalista do "Jogo Aberto" da Band. Trabalhou no S. C. Corinthians Paulista, Comitê Olímpico Brasileiro e Seleção Brasileira de Basquete.

Ligações externas


Ficheiro:Mapa puc sorocaba.JPG
Mapa do Google Earth dos arredores da PUC-SP Campus Sorocaba