FedEx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FedEX Corporation
Slogan The world on time
(Inglês: O mundo a tempo)
Tipo Pública (NYSE: FDX, BM&F Bovespa: FDXB34)
Indústria Transporte de Cargas
Fundação Junho de 1841
Sede Memphis
 Tennessee,  Estados Unidos
Locais Atua em mais de 220 países e territórios
Pessoas-chave Frederick W. Smith, Chairman, Presidente e CEO
Alan B. Graf Jr., EVP/CFO
T. Michael Glenn, EVP-Marketing
Robert B. Carter, EVP/CIO
Empregados 290 000 (2010)
Produtos Serviços de Logística
Serviços de Transporte Aéreo de Cargas
Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas
LAJIR Lucro $ 3.014 bilhões (2006)
Faturamento Lucro $ 32.294 bilhões (2006)
Renda líquida Lucro $ 1.806 bilhões (2006)
Significado
da sigla
Federal
Express
Página oficial www.fedex.com

FedEx ou FedEx Corporation é uma empresa estadunidense de remessa expressa de correspondência, documentos e objetos, oferecendo ainda vários serviços de logística. FedEx é um acrônimo do nome original da empresa, Federal Express.

FedEx DC-10 aguardando para ser descarregado em San Juan, Porto Rico

Com sede em Memphis, Tennessee, Estados Unidos,[1] é a 2ª maior empresa de transporte aéreo mundial - atrás somente da Delta Airlines. Dispõe de aproximadamente 650 aviões (grande parte pequenas aeronaves para atender o mercado norte-americano), 44.000 viaturas e 280.000 colaboradores, o que permite o trânsito de mais de 8 milhões de remessas por dia. Foi fundada por Fred Smith.

A FedEx foi uma das primeiras empresas a utilizar o código de barra em escala industrial.Tal função foi importante porque o uso de listras impressas na embalagem dos produtos possibilitaria a companhia saber em tempo real qual a situação de seu estoque, quantas unidades vendidas e qual deverá ser o volume de produção no dia seguinte. Uma mercadoria transportada pela FedEx, tem seu código de barras lido entre doze e quinze vezes. Qualquer um pode entrar na Internet e saber em que parte do trajeto está a sua encomenda, e tratando-se de um livro ou CD é apenas um conforto a mais para o consumidor.

A FedEx Corp. é constituída por 10 empresas, cada uma com uma área específica de acção. Em 2004, a FedEx adquiriu a Kinko´s, uma cadeia de lojas que prestava serviços de reprografia, agora denominada por FedEx Kinko´s Office and Print Services (FedEx, 2007). Após a sua aquisição, foi disponibilizado um serviço de impressão remota, isto é, em vez de efectuar o transporte físico de documentos, estes são enviados electronicamente para a loja Kinko´s indicada pelo cliente, onde são impressos, permitindo a redução de custos e tempo de transporte (Segalla et al., 2006).

Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como a décima primeira melhor empresa para se trabalhar no Brasil.[2]

Frota Aérea[editar | editar código-fonte]

Na data de 20 de Fevereiro 2013 a frota da FedEx consiste de 353 aviões[3]  :


Brasil[editar | editar código-fonte]

A FedEx passou a atuar de forma intensa no Brasil a partir de 2012 quando comprou a gigante transportadora pernambucana Rapidão Cometa em um acordo milionário, a Rapidão cometa adotou a marca FedEx em seus caminhões ,centros de distribuição,site e outros produtos evolvidos no acordo a marca, o centro de operações está localizado no aeroporto de Viracopos em São Paulo ,que recebe e distribui as encomendas para todo país e em Recife local do centro logístico e também de distribuição da FedEx. Atualmente a FedEx possui 3 aviões para voos para o Brasil, 2 utilizados diariamente e 1 em "stand-by" caso 1 dos outros 2 não possa realizar a rota. A maior das aeronaves, o MD-11, é a responsável pelo trajeto entre Memphis, nos Estados Unidos, onde fica o hub internacional da empresa, e Campinas (SP). Ela parte diariamente, entre segunda e sexta-feira, do hub da companhia no início da manhã e após 9 horas e 15 minutos, chega ao aeroporto de Campinas. Os outros modelos ,Boeing 727, ficam no aeroporto de São Paulo e são utilizados nas rotas para o sul (Argentina e Chile). Apesar de serem duas aeronaves, elas não voam todos os dias. Alternadamente, decolam para as capitais dos países atendidos, Buenos Aires e Santiago, respectivamente. Esses aviões são os responsáveis pelo transporte das encomendas que têm destino e origens nos países vizinhos ao Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.