Festina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festina
Festina
Slogan Festina lente
Fundação Suíça Suíça, em 1902
Fundador(es) Familia Stüdi
Área(s) servida(s) Relojoaria
Proprietário(s) Festina Group
Produtos Relógios
Empresa-mãe Festina Group
Divisões Festina Lotus S.A.
Website oficial festina.com
Carro com cronômetro da Festina durante a Tour de France 2012
Relógio Festina modelo F16184, de 2007
Relógio da Festina na estação ferroviária de Zaragoza

Festina é uma marca espanhola de relógios fundada em La Chaux-de-Fonds na Suíça, em 1902. Produz relógios de grife. Possui subsidiárias na França, Itália, Suíça, Espanha, entre outros países.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Festina foi criada pela família Stüdi na cidade de La Chaux-de-Fonds, Suíça, em 1902. Em 1935, a família transmite a marca ao empresário Willy Burkhard von Wilhelm.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa se estabelece em Barcelona, Espanha, a cargo de Adolf Hoffmann. Em 1975, Georges Uhlmann, empresário que contava com uma importante presença no mercado espanhol e italiano, adquire a firma. Em 1984 o empresário espanhol, proprietário da Lotus, Miguel Rodríguez Domínguez, adquire a marca Festina e todos os seus direitos. Em 2002, Festina adquiriu a firma de relógios suíça Candino e, em 2004, a também suíça fábrica de relógios de luxo Perrelet, fundada em 1777 pelo prestigioso relojoeiro suíço Abraham-Louis Perrelet.

Venda e produção[editar | editar código-fonte]

Seus centros de produção ficam em Zurique e Bienna na Suíça, na Itália em Milão, na França em Besançon, em Leuven na Bélgica, em Barcelona na Espanha e outros países europeus. No Brasil, a marca é comercializada exclusivamente pelas Joalherias Vivara e seu custo não é muito diferente dos preços empregados no exterior.

Marcas do Festina Group[editar | editar código-fonte]

Patrocínio[editar | editar código-fonte]

Festina é a patrocinadora e cronometradora oficial das seguintes provas ciclísticas:

O Caso Festina[editar | editar código-fonte]

A Festina tinha uma equipe ciclística chamada Festina cycling team, que competiu de 1989 até 2001. Dessa equipe fazia parte o ciclista suíço Alex Zülle. Em 1998, houve um escândalo de doping envolvendo a equipe, e ela foi banida da competição. O ocorrido ficou conhecido como O Caso Festina. A equipe foi reorganizada e, em reação a esse escândalo, a Festina criou a Fondation d’Entreprise Festina, fundação cuja missão era promover a luta contra o doping.[1]

Ver também Caso Festina.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • O slôgane da marca, Festina lente é uma expressão latina que significa "Apressa-te devagar" que, na verdade, quer dizer "Faça o seu trabalho de maneira rápida, porém não apressada".
  • Desde 2016, a Festina tem como seu embaixador de marca e imagem o ator Gerard Butler.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]