Bairro Francês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de French Quarter)
Ir para: navegação, pesquisa
Bairro Francês de Nova Orleães
Registro Nacional de Lugares Históricos
Distrito Histórico Nacional dos EUA
Chartres Street e as torres da catedral ao fundo
Bairro Francês está localizado em: Luisiana
Localização: Delimitado pelo Rio Mississippi, Rampart e Canal Streets, e Esplanade Avenue, Nova Orleans
 Luisiana
 Estados Unidos
Coordenadas: 29° 57′ N 90° 03′ W
Adicionado ao NRHP: 15 de outubro de 1966 (51 anos)
Nomeado NHLD: 21 de dezembro de 1965 (52 anos)
Registro NRHP: 66000377

O Bairro Francês (French Quarter em inglês, Vieux Carré em francês) é a designação dada ao bairro central da cidade de Nova Orleães, Luisiana, Estados Unidos, uma zona citadina caracterizada pela sua arquitectura histórica de inspiração francesa e espanhola marcada pela exuberância das suas varandas em ferro forjado. Para além das suas características arquitectónicas, o French Quarter é conhecido pela intensidade da sua vida nocturna e pela existência de numerosos estabelecimentos de diversão, com destaque para os musicais.

O Bairro Francês estende-se ao longo do Rio Mississippi desde à Rua Canal até à Avenida Esplanade (12 quarteirões) e da Rua Decatur à Rua Rampart (7 quarteirões).

Lugares de interesse[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


[1] Famosas Histórias


Toda construção no French Quarter tem uma história de fantasma ou até um habitante fantasma.

Uma das histórias mais famosas do French Quarter é de Julie, uma jovem de origem Creole (mistura entre americanos, franceses e africanos), que se apaixona por um homem francês. Os fortes preconceitos raciais da época não permitiam o casamento entre eles. Para ter uma prova desse amor, e provar que ela poderia enfrentar o preconceito caso se unissem, ele pediu a ela que passasse uma noite nua no telhado da casa onde ela morava numa noite de inverno. O homem não esperava que ela aceitasse a oferta mas, horas mais tarde naquela mesma noite chuvosa, ele a encontrou morta no telhado congelada pelo frio. E assim, desde 1840, nas noites de frio e chuva de dezembro, as pessoas acreditam ver o fantasma de Julie no telhado da sua casa a espera do seu amado.

Outro caso famoso é de uma família Creoule que, mesmo depois da abolição dos escravos ainda mantinha alguns em sua residência. Eles eram muito mal tratados. Um dia a casa pegou fogo e os escravos estavam acorrentados na casa. Os donos fugiram e os deixaram lá, para morrerem carbonizados. Depois desse incidente, pessoas que passam pela casa a noite dizem ouvir os gemidos e as correntes dos escravos que morreram na casa.

Os inúmeros cemitérios e a prática do Voodoo também contribuem para a imagem macabra que a cidade tem. Criada pelos escravos, a religião do Voodoo tinha como figura principal Marie Laveau, considerada a rainha do Voodoo em New Orleans. Ela era muito respeitada até pelas pessoas mais poderosas da época.

A magia continua também na literatura. Uma das moradoras mais notórias da cidade é Anne Rice, escritora famosa de contos sobre bruxas e vampiros. Uma de suas obras mais conhecidas é Entrevista com o Vampiro , que virou filme cuja história se passa em New Orleans.

É por todos esses motivos e seu cenário característico que New Orleans oferece até mesmo "ghost tours" por suas ruas e cemitérios.

Nota do Web Master: "New Orleans é uma cidade maravilhosa. A arquitetura antiga e as ruas estreitas dão um tom obscuro sobre o French Quarter. Um fato que me intrigou muito é uma das fotos batidas nas Plantations (Plantações dos antigos fazendeiros). No meio das árvores, aparece uma imagem parecida com a de uma mulher negra com um vestido longo bem no centro da foto. Conforme as palavras de um amigo, "Muitas pessoas que vão a New Orleans já viram fantasmas por lá". Não tenho certeza do que está na foto. Cabe a quem ver interpretar e julgar. O círculo na parte direita é uma ampliação da figura que aparece no centro da foto."

Foto de um suposto fantasma em New Orleans por Apocalipse2000

Arquivo arquivo de: http://www.apocalipse2000.com.br/hist_alem04.htm

The Originals (série)[editar | editar código-fonte]

O Bairro Francês Tem muita influência na série The Originals Transmitida pela CW Atualmente.

Ícone de esboço Este artigo sobre Registro Nacional de Lugares Históricos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Famosas Histórias de Nova Orleans