FC Zenit São Petersburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Futbolniy Klub Zenit)
Зенит Санкт-Петербург
Zenit São Petersburgo
Nome Футбольный клуб Зенит
Alcunhas Аzul-Branco-Turquesas
(Сино-бело-голубые)
Tricolor
(Триколор)
Torcedor(a)/Adepto(a) Sino-byelo-goluboi
(Сино-бело-голубой)
Pitertsy
(Питерцы)
Mascote Arsh (Gato)
Principal rival CSKA Moscou
Spartak Moscou
Dínamo Moscou
Lokomotiv Moscou
Torpedo Moscou
Fundação 25 de maio de 1925 (98 anos)
Leningrado
Estádio Krestovsky
Capacidade 69 000 lugares
Localização São Petersburgo, Rússia
Proprietário(a) Gazprom
Presidente Alexander Medvedev
Treinador(a) Sergey Semak
Patrocinador(a) Gazprom
Material (d)esportivo Joma
Competição Primeira Liga
Copa da Rússia
Website http://fc-zenit.ru/
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O FC Zenit São Petersburgo, (em russo: Футбольный клуб Зенит) é uma equipe de futebol russa da cidade de São Petersburgo.

É campeão soviético, eneacampeão russo e vencedor da Copa da UEFA de 2007-08.

Tem a maior torcida da Rússia, conquistada após seu recente sucesso, espalhada por todo o país, e atualmente é considerada a equipe russa favorita no cenário europeu. Tem como arquirrival o Spartak, da capital Moscou. Seu estádio é o Krestovsky, situado na ilha homônima.

História[editar | editar código-fonte]

Os Stalinets[editar | editar código-fonte]

A história do Zenit tem início na usina siderúrgica de Leningrado. Em 1925, uma equipe de atletas foi organizada na fábrica, que levava o nome do então líder da União Soviética, Joseph Stalin. Na época, os Stalinets disputavam o campeonato de Leningrado, em uma época em que os torneios eram divididos por cidades. Somente em 1936, quando ocorreu o primeiro Campeonato Soviético de Futebol é que tornou-se possível uma competição a nível nacional. Usavam as vezes azul ou amarelo nas vestimentas. O Zenit estreou com um empate, na cidade de Dnepropetrovsk.

A guerra[editar | editar código-fonte]

A partir da década de 1940, a usina siderúrgica de Leningrado foi desativada pelo ministério de armamentos, e o antigo Stalinets tornou-se de propriedade dos donos da fábrica LOMO — União de Óptica Mecânica de Leningrado. Com o início da Segunda Guerra Mundial e com o Cerco a Leningrado, muitos dos atletas do Zenit foram evacuados para a cidade de Cazã, no Tatarstão. Outros permaneceram na cidade e lutaram contra os exércitos de Hitler. Os irmãos Evgeni e Valentin Shelagin, Samuel Kozinets, Boris Ivin, entre outros, não sobreviveram à guerra.

O primeiro título[editar | editar código-fonte]

Na primavera de 1944, o Zenit volta à cidade natal, onde vence seu primeiro grande torneio, a Copa da URSS daquele ano, vencendo o lendário Spartak Moscou e derrotando o fortíssimo CDKA (atual CSKA[desambiguação necessária]) na final. O Zenit não foi capaz de manter o ritmo, e derrota após derrota, foi discutido até mesmo o fim da equipe. Em 1958, George Zharkov, de Moscou, se tornaria técnico do Zenit, o primeiro a vir de outra cidade, e pretendia tirar o time da crise, e fundou uma filosofia que valorizava os atletas das escolas esportivas de Leningrado. Apesar do esforço, poucos resultados foram alcançados, e o clube terminou o campeonato daquele ano em 4º lugar. O clube só foi voltar a um bom ritmo no início da década de 1960.

Crises[editar | editar código-fonte]

Após um período relativamente bom, em 1967, o Zenit terminava o campeonato soviético em último lugar. Curiosamente, a equipe não foi rebaixada, pois naquele ano se comemorava os 50 anos da Revolução de Outubro, ocorrida na antiga capital russa de São Petersburgo, cuja única equipe profissional era o Zenit. As autoridades não acharam conveniente rebaixar a equipe da cidade em meio às comemorações, e o rebaixamento foi ignorado.

A década de 1970 foi de ainda mais sofrimento para o Zenit, que em meio a trocas de vários treinadores e a esperança dos torcedores, não via qualquer vitória. No final dos anos 1970, o lendário treinador Iuri Morozov iniciou um novo projeto esportivo para o clube, baseado na filosofia de Zharkov, para dar mais possibilidades a uma nova geração de jogadores em Leningrado. Apesar de ter sido criticado por boa parte de sua equipe, por conta dos maus resultados conquistados por Zharkov, o projeto ultrapassou as expectativas, ficando o Zenit em terceiro lugar no campeonato, pela primeira vez em sua história.

O Campeonato Soviético[editar | editar código-fonte]

Em 1984, o Zenit perdeu a Copa da URSS para o Dínamo, mas a experiência aproximou ainda mais a equipe. Após crescer no campeonato e se manter na primeira colocação, o Zenit se tornaria o campeão da União Soviética de 1984, título que seria o único na história do clube, e que levaria quatro jogadores do Zenit à Seleção Soviética.

Nessa época era a equipe que tinha como base os operários da indústria de armamentos soviética.[1]

Nova chance na Rússia[editar | editar código-fonte]

Com o término do regime socialista na Rússia, em meados da década de 1980, o Zenit tornou-se uma instituição independente, e deixou de ser mantida pela estatal LOMO. A situação não ajudou o Zenit, que foi rebaixado para a divisão inferior no mesmo ano. Em 1991, com a desintegração da União Soviética e a separação da Rússia das demais repúblicas que formavam o antigo país, o Zenit ingressou na divisão principal recém-criado Campeonato Russo de Futebol. No mesmo ano, a cidade de Leningrado foi rebatizada com o antigo nome que tinha antes da revolução — São Petersburgo. O Zenit, como esperado, também mudou de nome, passando a se chamar Zenit São Petersburgo. Apesar da chance que o clube teve de permanecer na liga principal por conta das razões políticas, o Zenit novamente foi rebaixado, e passou três anos na divisão secundária do campeonato. Durante esse período, o clube foi reorganizado, e tornou-se uma verdadeira companhia. Vitali Mutko, vice-prefeito de São Petersburgo, tornou-se o presidente, e Pavel Sadyrin, o mais celebrado treinador da história do Zenit junto com Morozov e Advocaat, reergueu a equipe para que disputasse novamente a liga principal, em 1996, mantendo se lá desde então. Com criatividade, e a liderança de vários jogadores estrangeiros, vindos da Ucrânia, Bielorrússia, Armênia e Moldávia, e com um futebol baseado na disciplina e defesa sólida, o Zenit foi capaz de se manter efetivamente na liga, vencendo, em 1999, a Copa da Rússia.

Regresso e atualidade[editar | editar código-fonte]

O Krestovsky, estádio do Zenit.

Iuri Morozov retornaria à equipe no ano 2000, terminando a liga daquele ano em terceiro lugar. Em 2003, pela primeira vez, o Zenit conquistou o vice-campeonato russo, sob o comando de Vlastimil Petržela.

Em 2006, o holandês Dick Advocaat tornou-se o técnico da equipe. No ano seguinte, o Zenit, pela primeira vez, se tornaria campeão russo. Em 2008, o Zenit conquistou a Copa da UEFA de 2007-08. Já classificado para a competição pelo quarto lugar no Campeonato Russo de 2006, o clube realizou uma campanha memorável, embora manchada por manifestações racistas da ala radical de sua torcida, o que fez a própria UEFA cogitar suspender o clube do torneio. Advocaat chegou a declarar que não pediu a contratação de reforços negros pois a torcida não os admitiria. Nas fases finais do torneio, o Zenit passou por times mais tradicionais como Olympique Marselha e Bayer Leverkusen, chegando ao seu ápice até então ao eliminar o poderoso e favoritíssimo ao título Bayern Munique, de Oliver Kahn, Franck Ribéry e Luca Toni. Já surpreendendo com um empate em Munique por 1 x 1, o Zenit, no jogo de volta, despachou a equipe bávara com um impiedoso 4 x 0, com direito a Pavel Pogrebnyak igualar Toni na artilharia da competição. Na final, a equipe, mesmo desfalcada do artilheiro Pogrebnyak, que estava suspenso, venceu por 2 x 0 a equipe escocesa do Rangers, no Reino Unido, com gols de Igor Denisov e Konstantin Zyryanov. Com isso, o Zenit igualou o CSKA Moscou, ambos sendo as únicas equipes russas a terem conquistado um troféu europeu. No mesmo ano, tornou-se o primeiro clube russo campeão da Supercopa Europeia, vencendo o inglês Manchester United. O Zenit seria a base da Seleção Russa para a Eurocopa de 2008. Em 2010, sob o comando de Luciano Spalletti, o Zenit conquistou sua segunda Copa da Rússia e o bicampeonato russo, e em 2012 o tricampeonato.

Representante da segunda cidade mais importante da Rússia, é atualmente o clube mais rico do país, graças ao patrocínio da Gazprom, maior empresa gasística do mundo, da qual Dmitriy Medvedev, ex-presidente e reconhecido torcedor do Zenit, é diretor do conselho de vigilância.

Insultos racistas[editar | editar código-fonte]

Em Março de 2011, após a vitória do Zenit por 2 a 0 contra o Anzhi pelo campeonato russo, o lateral esquerdo Roberto Carlos teve que aturar insultos racistas por parte de torcedores da equipe Zenit que mostraram bananas para o brasileiro durante a execução do hino nacional. Embora o clube já tivesse passado por situações semelhantes, a União de Futebol da Rússia não se manifestou sobre o caso.[2]

Andrey Arshavin, ídolo moderno do clube.
Dick Advocaat comandou o clube durante sua maior conquista.

Torcida[editar | editar código-fonte]

O Zenit tem a maior torcida da Rússia, espalhada por todo o país. Antes do recente sucesso, conquistado após a vitória na Copa da UEFA de 2007-08, a torcida do Zenit era a menor dos grandes times russos, quase insignificante, concentrada principalmente em São Petersburgo. Mas desde a conquista do grande título europeu, a torcida vem crescendo, e concentra-se principalmente em regiões sem grandes clubes, como no norte da Rússia e Sibéria, e nem tanto em São Petersburgo.

Rivais[editar | editar código-fonte]

O Zenit tem como rival mortal o Spartak Moscou, sendo que no hino oficial da equipe há o verso Quando lutares com o rival Spartak, não te esquece de teu ataque!, mas os torcedores da equipe de Moscou não costumam corresponder à essa rivalidade, e preferem considerar os vizinhos do CSKA Moscou como principais rivais. O Dínamo de Moscou é outro rival do Zenit, no confronto conhecido como Duelo dos Azuis, bem como o Torpedo Moscou. Também tem rivalidade com os clubes ucranianos Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetsk, devido o período soviético.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O Zenit manda seus jogos no seu novo estádio, Krestovsky, com capacidade para 69.000 ( 80.000 para eventos e concertos)

Hino[editar | editar código-fonte]

O hino dos torcedores é baseado na canção Cidade do Neva. (Ouvir[ligação inativa])


Títulos[editar | editar código-fonte]

Continentais
Competição Títulos Temporadas
Copa da UEFA 1 2007–08
Supercopa da UEFA 1 2008
Títulos nacionais da Rússia (a partir de 1992)
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Russo 9 2007, 2010, 2011–12, 2014–15, 2018–19, 2019–20, 2020-21, 2021-22 e 2022-23
Copa da Rússia 4 1998-99, 2009-10, 2015-16 e 2019-20
Supercopa da Rússia 8 2008, 2011, 2015, 2016, 2020, 2021, 2022 e 2023
Copa da Liga da Rússia 1 2003
Títulos nacionais da União Soviética (1936-1991)
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Soviético 1 1984
Copa da União Soviética 1 1944
Supercopa Soviética 1 1984

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 26 de dezembro de 2022.[3][4]

Goleiros
N.º Jogador
1 Rússia Aleksandr Vasyutin
13 Rússia Nikita Goylo
41 Rússia Mikhail Kerzhakov
Defensores
N.º Jogador Pos.
2 Rússia Dmitriy Chistyakov Z
28 Cazaquistão Nuraly Alip Z
55 Brasil Rodrigão Z
Brasil Nino Z
6 Rússia Mário Fernandes LD
15 Rússia Vyacheslav Karavaev LD
23 Rússia Arsen Adamov LD
3 Brasil Douglas Santos Capitão LE
4 Rússia Danil Krugovoy LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
5 Colômbia Wilmar Barrios V
8 Brasil Wendel V
11 Brasil Claudinho M
19 Rússia Aleksei Sutormin M
21 Rússia Aleksandr Erokhin M
Atacantes
N.º Jogador
7 Rússia Zelimkhan Bakaev
17 Rússia Andrey Mostovoy
30 Colômbia Mateo Cassierra
31 Brasil Gustavo Mantuan
33 Rússia Ivan Sergeev
Comissão técnica
Nome Pos.
Rússia Sergey Semak T
Brasil William de Oliveira AS
Rússia Aleksandr Nizelik AS
Rússia Igor Simutenkov AS
Ucrânia Anatoliy Tymoshchuk AS
Rússia Aleksandr Anyukov AS
Rússia Mikhail Biryukov TG
Bielorrússia Yuri Zhevnov TG

Referências

  1. Guadalupe Carniel: É russo!, acesso em 14 de maio de 2017.
  2. Jogador brasileiro é vitima de racismo
  3. «Основной состав футбольного клуба Зенит» (em russo). Site oficial do FC Zenit São Petersburgo. Consultado em 1 de fevereiro de 2022 
  4. «Тренерский штаб» (em russo). Site oficial do FC Zenit São Petersburgo. Consultado em 19 de julho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]