Galandum Galundaina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Galandum Galundaina
Informação geral
Origem Miranda do Douro
País Portugal Portugal
Gênero(s) Tradicional
Período em atividade 1996 - presente
Integrantes Paulo Meirinhos
Paulo Preto
Alexandre Meirinhos
João Pratas
Página oficial Página Oficial

Galandum Galundaina (Miranda do Douro, 1996) é um grupo de música tradicional mirandesa criado com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e o Mirandês, a língua falada em Miranda.

A banda[editar | editar código-fonte]

Em 1996 nasce o grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina, com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda.

Os elementos do grupo nasceram e cresceram em Terras de Miranda (Fonte de Aldeia e Sendim) onde adquiriram conhecimento directo da música que interpretam através do ambiente familiar, do convívio com os velhos gaiteiros, e da consulta de velhas gravações. Além da tradição musical familiar, os elementos do grupo têm também formação académica na área da música.

O grupo apresenta um repertório de música com vozes, reproduzindo fielmente as melodias tradicionais, enriquecidas com timbres, ritmos e harmonias capazes de criar emoção, com arranjos modernos.

Os instrumentos usados, réplicas de outros muito antigos, que mantêm o aspecto e sonoridade dos mesmos, são gaitas de fole mirandesas, flauta pastoril, sanfona, caixa de guerra, conchas de Santiago, castanholas, pandeireta, etc.

Em 2001 foi editado o disco "L Purmeiro". 2005 é o ano de "Modas I Anzonas". Em 2006 é lançado o DVD "Galandum Galundaina ao Vivo". Em 2010 é editado "Senhor Galandum".

Organizam o Festival itinerante de cultura tradicional “L Burro i l Gueiteiro” e criam uma associação com o nome do grupo.

Em 2012 fazem uma versão de "Bebe Vinho" dos Peste & Sida para o disco de tributo ao grupo, ao lado de bandas como Tara Perdida e Xutos e Pontapés. [1]

Em 2015 é editado "Quatrada", o quarto disco do grupo.

Membros[editar | editar código-fonte]

Actuais[editar | editar código-fonte]

Por vezes em concerto também são acompanhados por um grupo de pauliteiros formado por jovens de Fonte Aldeia, Sendim e Miranda do Douro.

Antigos[editar | editar código-fonte]

  • Manuel Meirinhos: voz, percussões tradicionais, flauta pastoril e tamboril

Prémios e Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Recebem o prémio de melhor maquete tradicional nos Prémios Maqueta de 1999 organizado pela Deixe de Ser Duro de Ouvido.

O seu segundo disco Modas I Anzonas, lançado em 2005, é considerado pela revista Blitz um dos melhores albúns portugueses desse ano e o 4º melhor pelo suplemento Y do jornal Público. [2][3]

Ganham o Prémio Megafone na categoria Música em 2010, por comporem novos temas com base na música popular e tradicional portuguesa. [4][5]

Discografia Seleccionada[editar | editar código-fonte]

A discografia do grupo é composta por: [6][7]

  • 2001 - L Purmeiro
  • 2005 - Modas I Anzonas - Açor/Emiliano Toste
  • 2010 - Senhor Galandum - Açor/Emiliano Toste
  • 2015 - Quatrada - Açor/Emiliano Toste

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • 2006 - "Galandum Galundaina ao Vivo"

L Burro i l Gueiteiro[editar | editar código-fonte]

Além de preservar e desenvolver a música tradicional mirandesa, os galanduns, como são conhecidos, estão comprometidos com a preservação da cultura mirandesa como um todo, aí incluídas a gastronomia, a dança, a fauna e a flora. Em especial, a subespécie de asinino conhecida como burro-de-miranda e suas variedades, autóctone da região de Terra de Miranda e ameaçada de extinção.

Para tanto, o Galadum Galundaina ajuda a promover o festival anual L Burro i l Gueiteiro, que é itinerante e promove atividades diversas na região mirandesa.

Mirandês[editar | editar código-fonte]

Integrantes do grupo Galandum Galundaina ainda se esforçam na preservação da língua mirandesa, ministrando aulas na escola pública de Miranda do Douro, onde ainda ensinam músicas tradicionais da região.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. SAPO. «Peste & Sida e «25 Anos de Veneno»». SAPO Mag. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  2. «GALANDUM no Top 20 do Blitz». Jornal Nordeste. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  3. Fragoso, Ana. «Galandum Galundaina celebram dez anos com DVD». PÚBLICO. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  4. «Música: Galandum Galundaina e Tiago Pereira vencem Prémios Megafone». www.jn.pt. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  5. «Visão | Galandum Galundaina Prémio Megafone 2010». Visão. 18 de outubro de 2010. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  6. «Catálogo da Fonoteca Municipal de Lisboa - Discografia dos Galandum Galundaina». fonoteca.cm-lisboa.pt. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  7. «Galandum Galundaina on Apple Music». Apple Music (em inglês). Consultado em 27 de outubro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]