George Samuel Perrottet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
George Samuel Perrottet
Nascimento 23 de fevereiro de 1790
Praz
Morte 3 de janeiro de 1870 (79 anos)
Pondicherry
Cidadania França
Ocupação botânico, explorador

George Samuel Perrottet (Vully, Cantão de Vaud, Suíça, 1793Pondicherry, Índia, 3 de janeiro de 1870) foi um botânico francês de origem suíça.

Samuel Perrottet, como jardineiro do Jardim do Rei, viajou como naturalista na expedição do capitão Pierre Henri Philibert (1774-?) a bordo dos navios "Le Rhône" e "La Durance" de 1819 a 1821. Uma das missões desta expedição era recrutar trabalhadores em Java e nas Filipinas para os instalar na Guiana Francesa. Perrottet recolheu espécimes em Caiena, Reunião, Java e Filipinas, e permaneceu por algum tempo na Guiana para estudar a aclimatação das plantas vindas da Ásia, retornando posteriormente para a França.

De 1824 a 1829, sua função foi explorar a Senegambia (região geográfica que atualmente compreende as repúblicas do Senegal e Gâmbia), sozinho ou com F. R. Leprieur e J. F. Roger. Lá foi administrador da Sénégalaise, uma instituição cultural que pertencia ao governo e a uma empresa comercial. Em 1829, antes do seu retorno para a França, explorou também a ilha Gorée e o arquipélago do Cabo Verde. Em 1832, foi nomeado correspondente do Museu Nacional da França.

De 1834 até 1839 trabalhou no jardim botânico de Pondicherry (Índia), e depois retornou para a França para se dedicar ao cultivo do bicho-da-seda. Da Índia e do Senegal retornou com vários espécimes de peixes.

Em 1843, retornou para Pondicherry como botânico oficial, onde permaneceu até a sua morte em 1870.

Perrottet foi autor de várias obras de botânica.



Wikipedia-pt-hist-cien-logo.pngPortal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.