Giovanni da Pian del Carpine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Giovanni da Pian del Carpine (Perugia, c. 1182? - Montenegro, 1 de Agosto de 1252) também conhecido como João de Plano Carpini ou João de Pian de Carpine ou Joannes de Plano foi um dos primeiros europeus a entrar na corte do Grande Khan do Império Mongol. Foi autor do mais antigo relato Europeu sobre a Ásia do Norte e central, Rússia de Quieve, e outras regiões sob domínio Tártaro. Foi o primaz da Sérvia e arcebispo de Antivari de 1247-1252.

João de Plano Carpini (ou Carpino) terá nascido em 1182 ou nos anos imediatamente a seguir. Originário de uma aldeia perto de Perugia, nas margens do lago Trasimeno, uma cidade então chamada Pian di Carpine, e que agora tem o nome de Magione. Foi um dos primeiros discípulos de São Francisco de Assis e em 1221 foi nomeado pelo Santo de pregar a fé aos germânicos, que eram ainda pagãos, provavelmente foi enviado pelo Papa Gregório IX, como embaixador ao rei da Tunísia, regressando para a Europa em 1241.

Bibliografia:

CARPINE, João de Pian del [et al.] Crônicas de viagem: Franciscanos no extremo oriente antes de Marco Pólo (1245 – 1330). Porto Alegre: EDIPUCRS/EDUSF, 2005.

GONÇALVES, Rafael A. Cristãos nas terras do Cã. As viagens dos frades mendicantes nos séculos XIII e XIV. São Paulo: Editora da Unesp, 2013.  

JACKSON, P. The Mongols and the West. 1221-1410. London: Pearson /Longman, 2005.