Perúgia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Perúgia (desambiguação).
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Itália Perúgia 
  Comuna  
Palácio dos Priores, Perúgia.jpg
Localização
UMB-Mappa.png
Perúgia está localizado em: Itália
Perúgia
Localização de Perúgia na Itália
Coordenadas 43° 06' 44" N 12° 23' 20" E
Região Flag of Umbria.svg Úmbria
História
Administração
Características geográficas
Área total 449 km²
População total 158 313 hab.
Densidade 352,59 hab./km²
Altitude 493 m
Outros dados
Comunas limítrofes Assisi, Bastia Umbra, Corciano, Deruta, Gubbio, Magione, Marsciano, Panicale, Piegaro, Torgiano, Umbertide, Valfabbrica
Código ISTAT 054039
Código cadastral G478
Código postal 06100
'
Prefixo telefônico 075
Padroeiro São Constâncio
http://www.comune.perugia.it/

Perúgia ou Perúsia (em italiano, Perugia) é uma comuna italiana, capital da região da Úmbria, perto do rio Tibre e capital da província homônima, com cerca de 158.313 habitantes.[1][2][3]

Estende-se por uma área de 449 km², tendo uma densidade populacional de 352,59 hab/km². Faz fronteira com Assisi, Bastia Umbra, Corciano, Deruta, Gubbio, Magione, Marsciano, Panicale, Piegaro, Torgiano, Umbertide, Valfabbrica.

Perúgia deu seu nome ao famoso pintor Perugino (Pietro Vannucci), que viveu e trabalhou lá. Um outro famoso pintor, Pinturicchio, viveu em Perúgia.

História[editar | editar código-fonte]

Perúgia aparece primeiramente (como Perusia) na História como uma das doze cidades confederadas da Etrúria. Mencionada primeiramente na guerra de 310 a.C. ou de 309 a.C. entre os Etruscos e os Romanos. Foi, entretanto, uma parte importante na rebelião de 295, e foi reduzida, com Volsínios e Arécio (Arezzo), a procurar paz no ano seguinte. Em 216 e em 205 ajudou Roma na guerra contra Aníbal, voltando mais tarde a ser negligenciada até 41-40 a.C., quando Lúcio Antônio aí se refugiou, sendo reduzida por César Augusto após um longo cerco. A cidade foi queimada, como é dito, à exceção dos templos de Vulcano e de Juno.

É muito pouco mencionada pelos geógrafos até a metade do século VI, quando foi capturada por Totila após um longo cerco. No período lombardo é dita como uma das cidades principais da Tuscia. No século IX, com o consentimento de Carlos Magno e Luís, o Piedoso, ficou com os papas; mas por muitos séculos a cidade continuou a manter uma vida independente, guerreando contra muitas das terras e das cidades vizinhas - Foligno, Assisi, Spoleto, Todi, Siena, Arezzo etc.

Em várias ocasiões os papas encontraram asilo dentro de suas paredes, e foi lugar de reunião dos conclaves que elegeram Honório II (1124), Papa Honório IV (1285), Papa Celestino V (1294), e Papa Clemente V (1305). Mas Perúgia não teve nenhum interesse em simplesmente subservir aos interesses papais.

Além disso, a cidade abriga uma das maiores fábricas de chocolates do mundo, a Perugina. Fundada em 1907, a empresa produz diversas linhas de produtos, com diversos tipos e sabores. Ao exportar seus produtos para diversos países, a marca leva o nome da cidade a vários países e permite que os mais interessados conheçam a fábrica, que exibe ainda um museu histórico, o  Casa del Cioccolato.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Variação demográfica do município entre 1861 e 2011[3]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia



Monumentos e atrações culturais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Perúgia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.