Vulcano (mitologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Vulcano, veja Vulcano.
Vulcano

A Oficina de Vulcano, pintada por Diego Velázquez
Morada Júpiter
Pais Júpiter e Juno ou Juno e Vento
Grego equivalente Hefesto

Vulcano era o deus romano do fogo original, mais tarde identificado com o artesão divino Hefesto da mitologia grega,[1] filho de Júpiter e de Juno ou ainda, segundo alguns mitólogos, somente de Juno com o auxílio do Vento.

Foi lançado aos mares devido à vergonha de sua mãe pela sua disformidade; foi, porém, recolhido por Tétis e Eurínome, filhas de Oceano. Noutras versões, a sua fealdade era tal mesmo recém-nascido, que Júpiter o teria lançado do monte Olimpo abaixo. A esse facto se deveria a sua deformidade, pois Vulcano era coxo.

Sua figura era representada como um ferreiro. Era ele quem forjava os raios, atributo de Júpiter. Este deus, o mais feio de todos, era o marido de Vénus (a Afrodite grega), a deusa da beleza e do amor, que, aliás, lhe era tremendamente infiel.

No entanto, Vulcano forjou armas especiais para Eneias, filho de Vénus, de Anquises e de Troia, e para Aquiles quando este havia emprestado para Pátroclo,que por sua vez a perdeu para Heitor.

E também em certa altura, Vulcano preparou uma rede com que armadilhou a cama onde Vénus e Marte mantinham uma relação adúltera. Deste modo o deus ferreiro conseguiu demonstrar a infidelidade da sua esposa, que no entanto foi perdoada por Júpiter.

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia romana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Michael Stapleton, The Illustrated Dictionary of Greek and Roman Mythology; Peter Bedrick Books, New York; p. 210: "The ancient god of fire, Vulcan was worshipped by the Romans throughout their history...Vulcan was later identified with Hephaestus but the identification was mistaken: Hephaestus was the divine artificer, while Vulcan was only a fire god." ("O deus antigo de fogo, Vulcano era venerado pelos romanos por tudo da história deles...Vulcano foi mais tarde identificado com Hefesto mas a identificação era confundida: Hefesto era o artesão divino, enquanto Vulcano era somente um deus de fogo)")