Girl's Day

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Girl's Day
Girl's Day na KCON 2017
Da esquerda para a direita: Sojin, Minah, Hyeri e Yura
Informação geral
Origem Seul
País Coreia do Sul
Gênero(s)
Período em atividade 2010–presente
Gravadora(s)
  • Dream Tea Entertainment (Coreia do Sul)
  • Kiss Entertainment Inc. (Japão)
Afiliação(ões) MAP6
Integrantes
Ex-integrantes
  • Jihae
  • Jisun
  • Jin
Página oficial Facebook Oficial
Twitter Oficial
Fancafe Oficial

Girl's Day (em coreano: 걸스데이) é um grupo feminino sul-coreano formado pela Dream Tea Entertainment em 2010. O grupo é atualmente composto por quatro membros, Sojin, Yura, Minah e Hyeri. Os membros Jisun e Jiin deixaram oficialmente o grupo em 2010, enquanto Jihae saiu no final de 2012.

Na ordem de lançamento, os maiores sucessos do grupo incluem "Twinkle Twinkle", "Hug Me Once", "Expectation", "Something", "Darling" e "Ring My Bell", que vendeu mais de um milhão de cópias digitais cada.

Durante o período de sua carreira, Girl's Day apoiou mais de 20 marcas, incluindo LG Electronics, Ezaki Glico's Pocky, Lotte World, Nexon e Bullsone. Girl's Day ficou em 13º lugar na Korea Power Celebrity em 2015, uma lista que classifica as celebridades mais poderosas e influentes da Coreia.[1] Em 2016, o grupo ficou em 26º lugar, enquanto o membro Hyeri ficou em terceiro lugar.[2][3]

História[editar | editar código-fonte]

Pré-estreia[editar | editar código-fonte]

A Dream Tea Entertainmnet começou as promoções de Girl's Day antes do debut com a criação de um blog oficial, um canal no YouTube e contas no Twitter para o grupo e cada membro. O grupo realizou danças nas ruas comercias e distritos de Seul, ganhando o interesse do público.

2010–2011: Debut, mudança de formação e Everydayay"Nothing Lasts Forever"[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2010, Girl's Day estreou com cinco membros: Jihae, Jisun, Jiin, Sojin e Minah. A primeira música de Girl's Day, "Tilt My Head", foi lançada em 7 de julho. O seu primeiro extended play Girl's Day Party #1 foi lançado dois dias após desse lançamento. O grupo seguiu as promoções para "Tilt My Head" com a faixa "How About Me", para a qual eles lançaram um videoclipe em 21 de julho. Dois meses depois da estréia do grupo, os membros Jisun e Jiin deixaram o grupo para buscar interesses individuais. Os membros atuais Yura e Hyeri foram então adicionados ao grupo para substituí-las. O primeiro lançamento com a mudança de formação do grupo, Girl's Day Party #2 ficou disponível em 29 de outubro. A faixa "Nothing Lasts Forever" foi utilizada como faixa-título do single digital. Em dezembro de 2010, Girl's Day apareceu na TV pela primeira vez junto com a banda U-KISS. O show, We Are Dating, é um spinoff do show We Got Married

Em março de 2011, Girl's Day lançou digitalmente Girl's Day Party #3, com a faixa "Twinkle Twinkle". A música foi um sucesso comercial, classificando o 4º lugar no gráfico mensal digital do Melon em abril.[4] No geral, a música ficou em 39º lugar no gráfico anual do serviço. No dia 7 de maio, o grupo realizou seu primeiro concerto no exterior, realizado em Taiwan. O concerto foi organizado pela Organização de Turismo da Coreia, junto com U-KISS e Super Junior-M.

Em julho, Girl's Day lançou seu segundo EP titulado Everyday, com "Hug Me Once" como faixa-título. O grupo lançou Girl's Day Party #4 em setembro, com a faixa "Don't Flirt". Ambos os lançamentos funcionaram bem digitalmente, classificando-se no top 50 do gráfico mensal digital do Melon após o lançamento.[5] A música foi escrita e produzida por Gang Jeon-hyong e Nam Ki-san, que também produziu os singles anteriores "Twinkle Twinkle" e "Hug Me Once".

2012: Everyday 2, saída de Jihae, "Don't Forget Me"[editar | editar código-fonte]

Girl's Day lançaram seu terceiro mini-álbum, Everyday 2 em 17 de abril, incluindo as faixas "Oh! My God", "Don't Flirt", "Two of Us" e "Telepathy", a letra escrita e produzida por Sojin. As promoções de "Oh! My God" começaram em 19 de abril no M! Countdown.

Em 17 de outubro, a Dream Tea anunciou a saída de Jihae por razões pessoais.

As quatro membros restantes, Sojin, Yura, Minah e Hyeri, fizeram seu comeback em 26 de outubro com a música "Don't Forget Me", do seu quinto single álbum digital Girl's Day Party #5. O clipe da música teve Hyeri como protagonista. No mesmo dia, fizeram sua primeira performance no Music Bank.

Da esquerda para direita: Hyeri, Sojin, Minah e Yura. Em Maio de 2013.

2013:Mudança de conceito, Expectation, Female President[editar | editar código-fonte]

Girl's Day lançaram o single "White Day" em 20 de fevereiro. Em 14 de Março lançaram seu primeiro álbum completo, intitulado Expectation. O clipe da faixa principal tem Yura como protagonista. Com a música,o grupo mudou de conceito fofo para sexy, assim aumentando a popularidade do grupo. A música provou ser um sucesso comercial e ganhou o 3ª lugar no Gaon Chart K-Pop Awards. Girl's Day relançaram Expectation com "Female President" como segunda faixa em 24 de junho. Em 07 de julho o grupo ganhou o primeiro lugar em um programa de música pela primeira vez desde o debut. Porém, o show não foi ao ar por ser cancelado em respeito às pessoas que morreram no acidente de avião do Asiana Airlines Flight 214, por isso, não tiveram a chance de receber o troféu. "Female President" também foi nomeado um dos Top 20 de música K-Pop de 2013 pela Billboard Korea.

Em 10 de outubro, lançaram a música "Let's Go", escrita e composta por Sojin, para encorajar jovens adultos a estudar para seus exames finais.

2014: Everyday 3, Everyday 4, "I Miss You"[editar | editar código-fonte]

No dia 03 de janeiro de 2014, o grupo lançou o mini-album Everyday 3. O álbum inclui as músicas "G.D.P" (Intro), "Something", "Whistle" e "Show You", todas escritas e produzidas por Duble Sidekick. O clipe da faixa principal "Something" alcançou um milhão de visualizações em um dia. "Something" se tornou sua música mais bem sucedida, atingindo o número 2 no Hot 100 da Billboard Korea e Gaon Digital Chart. Também teve a classificação número 1 no mês de janeiro na Gaon Digital Chart e ficou no top 10 do K-Pop Hot 100 por oito semanas. As promoções de "Something" começaram em 03 de janeiro, no Music Bank, a música ganhou prêmios em cinco programas musicais. No fim de 2014, "Something" ganhou a Melhor Performance de Dança por um grupo feminino no Mnet Asian Music Awards.

Em Julho de 2014, o single "Darling" foi lançado com o álbum Everyday 4, novamente produzido por Duble Sidekick. O álbum também inclui as músicas "Summer Party" (Intro), "Look at Me", e "Timing". Em 15 de outubro, lançaram "I Miss You". Em 26 de Novembro, Girl's Day lançaram Best Album no Japão.

2015: "Hello Bubble", One Fine Day, Love, Debut no Japão[editar | editar código-fonte]

No dia 12 de maio de 2015, Girl's Day lançaram o projeto single "Hello Bubble" em colaboração com Mise-en-scène, uma marca de tintas de cabelo. Em junho, as meninas gravaram o programa One Fine Day, em que elas fizeram uma viagem para Okinawa, Japão, e mostraram seus momentos de diversão e desafios, o programa foi ao ar em 3 de agosto, tendo 8 episódios e 1 episódio especial.

Girl's Day teve seu comeback dia 6 de julho com o segundo álbum completo e um showcase no mesmo dia, promovendo o novo álbum e comemorando o quinto aniversário do grupo junto aos fãs. O álbum se chama Love e o title track é "Ring My Bell", também inclui as músicas "With Me", "Come Slowly", "Macaron" e "Top Girl".

Girl's Day teve seu debut no Japão no dia 30 de Setembro, com o álbum Girl's Day Autumn Party, com as versões japonesas de "Darling", "Twinkle Twinkle" e "Ring My Bell". "Darling" foi o single promocional e teve o MV lançado dia 17 de setembro. Durante esse mês, o grupo fez divulgações e mini-concertos pelo país. Girl's Day também realizou um showcase em Taipei, Taiwan em 31 de Outubro, elas performaram algumas de suas músicas para mais de 2000 fãs que estavam presentes. De acordo com seus representantes, Taiwan é o segundo país em que o grupo visa expansão, sendo o Japão o primeiro.

2017: Everyday #5[editar | editar código-fonte]

Em 2 de março de 2017, a Dream T Entertainment anunciou que Girl's Day estava pronto para voltar depois de um longo hiato de 21 meses durante o qual as integrantes se concentraram em atividades solo. A agência revelou que o grupo estava no processo de encerramento de gravação para sua faixa-título, e o retorno foi definido para final de março de 2017. Em 10 de março, Dream T Entertainment confirmou que estavam prontas para fazer seu retorno em 27 de março com seu novo mini-álbum. No dia 17 de março, Dream T lançou a programação de retorno do grupo e revelou que o novo álbum seria a quinta parte da série "Everyday".

No dia do seu retorno, o vídeo oficial da música "I'll Be Yours", a faixa-título, foi lançada simultaneamente no canal oficial do YouTube do Girl's Day e no canal 1theK às 12h (no horário sul-coreano). O videoclipe ultrapassou dos 2 milhões de visualizações em menos de 24 horas. Everyday #5, estreou em 7° lugar no World Albums da Billboard. I'll Be Yours, ficou em segundo lugar na Genie Chart e 11° no Melon Charts.

Trabalhos voluntários[editar | editar código-fonte]

As meninas de Girl's Day foram nomeadas como embaixadoras honorárias para a campanha "Because I am a Girl", pelo Plan Korea em agosto de 2013. Plan Korea é um grupo de apoio internacional a crianças e a campanha visa capacitar meninas em países em desenvolvimento, que muitas vezes são discriminadas, essas meninas muitas vezes não têm acesso a educação e a proteção legal.[6]

Girl's Day foi primeiro para Chiang Rai, Tailândia, em agosto de 2013. Elas tiveram um encontro especial com uma menina que se casou com apenas 16 anos, e mais tarde foi abandonada depois de dar à luz um filho. Para ajudá-la a sentir o calor familiar, as meninas tiraram fotos com ela e a levaram para um check-up em um hospital local. Mais tarde foram voluntariar em um centro de educação para ajudar a cumprir os desejos das mulheres em necessidade.[7] O grupo também doou todos os rendimentos de seu primeiro concerto solo para a Plan Korea. Os recursos foram utilizados para a campanha de registro de nascimento das meninas na Tailândia.

Voltaram para a Tailândia em 2014 para ajudar na campanha de registro de nascimento de meninas, para que pudessem tomar parte ativa nas atividades de direitos humanos para meninas. O grupo se encontrou com quatro garotas que viviam sem o registro de nascimento e visitaram suas famílias e escola para chegar mais perto de suas vidas diárias.[8]

O grupo novamente foi voluntário em um país em desenvolvimento como embaixadoras honorárias da Plan Korea em fevereiro de 2016, dessa vez no Camboja, foram a uma escola para ajudar a capacitar as crianças empobrecidas. Mantiveram oficinas de arte e música em uma escola onde as crianças não tinham essa oportunidade.[9]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Sojin (hangul: 소진), nascida Park Sojin (hangul: 박소진) em Daegu, Coreia do Sul, em 21 de maio de 1986 (31 anos). É a líder do grupo.[10]

Yura (hangul: 유라), nascida Kim Ahyoung (hangul: 김아영) em Ulsan, Coreia do Sul, em 6 de novembro de 1992 (25 anos).[11]

Minah (hangul: 민아), nascida Bang Minah (hangul: 방민아) em Seul, Coreia do Sul, em 13 de maio de 1993 (24 anos).[12]

Hyeri (hangul: 혜리), nascida Lee Hyeri (hangul: 이혜리) em Gwangju, Coreia do Sul, em 9 de junho de 1994 (23 anos).[13]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Jihae (hangul: 지해), nascida Woo Jihae (hangul: 우지해) em Seul, Coreia do Sul, em 14 de maio de 1989 (28 anos).[14]

Jisun (hangul: 지선), nascida Hwang Jisun (hangul: 황지선) em Seul, Coreia do Sul, em 17 de outubro de 1989 (28 anos).[15]

Jin (hangul: 지인), nascida Lee Jiin (hangul: 이지인), em Chuncheon, Coreia do Sul, em 13 de março de 1992 (26 anos).[16]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 2010: Tilt My Head
  • 2010: How Do I Look
  • 2010: Nothing Lasts Forever
  • 2011: Twinkle Twinkle
  • 2011: Hug Me Once
  • 2011: Don't Let Your Eyes Wander
  • 2012: Oh! My God
  • 2012: Blue Rain 2012
  • 2012: Don't Forget Me
  • 2013: White Day
  • 2013: Expectation
  • 2013: Female President
  • 2013: Please Tell Me
  • 2013: Let's Go
  • 2014: Something
  • 2014: Darling
  • 2014: I Miss You
  • 2015: Hello Bubble
  • 2015: Ring My Bell
  • 2017: I'll be yours

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Shows e Documentários[editar | editar código-fonte]

Ano Show Rede Notas
2011 Kira Kira Slim Mnet Japão Documentário, 26 Episódios
2014 Human Documentary MBC Documentário
Picnic Live MBC Music Show
2015 One Fine Day MBC Music Série, 9 Episódios (8+1 Especial)

Shows de Variedades[editar | editar código-fonte]

Show Ano Rede Notas
Weekly Idol 2011 - 2012 - 2013 - 2014 - 2015 MBC Every 1 Convidadas
Idol Star Athletics Championship 2012 - 2013 - 2014 - 2015 - 2016 MBC Elenco
After School Club 2013 - 2014 - 2015 Arirang Convidadas
Beatles Code 2 2012 - 2013 Mnet Convidadas
Flower Bouquet 2010 MBC Convidadas
We Are Dating 2010 MBC Every 1 Elenco
Quiz to Change the World 2011 MBC Convidadas
Director's Cut 2011 Mnet Convidadas
Mnet M! Pick 2011 Mnet Convidadas
Real Men 2013 MBC Convidadas
Escape Crisis No. 1 2014 KBS2 Convidadas
Eco Village 2015 SBS Convidadas (Episódios 13 - 14)
Hidden Camera Shot Battle 2016 MBC Convidadas

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «'주간아이돌' 정형돈 "걸스데이, 여동생서 연예인으로 보여"» (em coreano). 5 de agosto de 2015 
  2. «엑소, 지난해 이어 '포브스코리아' 선정 파워명사 1위». 스포츠서울 (em coreano). 25 de fevereiro de 2016 
  3. «[SPECIAL EDITION 13th (1) 2016 KOREA POWER CELEBRITY 40] 엑소 2년 연속 1위… 차승원·백종원은'쿡방'부자». 중앙시사매거진. 23 de fevereiro de 2016 
  4. «Melon». Consultado em 12 de janeiro de 2018 
  5. «Melon». Consultado em 12 de janeiro de 2018 
  6. «Girls Day são voluntárias na Camboja» 
  7. «Girls Day revelam fotos durante trabalho voluntario na Tailandia» 
  8. «Girls Day viajam para Tailandia para trabalho voluntário» 
  9. «Girl's Day são voluntárias para crianças no Camboja» 
  10. «Perfil de Sojin na Daum Music». Daum (em coreano). Consultado em 9 de dezembro de 2017 
  11. «Perfil de Yura na Daum Music». Daum (em coreano). Consultado em 9 de dezembro de 2017 
  12. «Perfil de Minah na Daum Music». Daum (em coreano). Consultado em 9 de dezembro de 2017 
  13. «Perfil de Hyeri na Daum Music». Daum. Consultado em 9 de dezembro de 2017 
  14. «Perfil de Jihae na Daum Music». Daum (em coreano). Consultado em 9 de dezembro de 2017 
  15. «Perfil de Jisun na Daum Music». Daum (em coreano). Consultado em 9 de dezembro de 2017 
  16. «Perfil de Jiin na Daum Music». Daum (em coreano). Consultado em 9 de dezembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]