Guerras Genpei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guerras Genpei
Parte do conflito entre os clãs Minamoto e Taira no final do Período Heian
Data 11801185
Local Japão
Desfecho Vitória do Clã Minamoto; estabelecimento do Xogunato Kamakura
Beligerantes
Clã Minamoto (Yoritomo) Clã Taira Clã Minamoto (Yoshinaka)
Comandantes
Minamoto no Yoritomo
Minamoto no Yoshitsune
Taira no Munemori  Executado
Taira no Shigehira  Executado
Taira no Tomomori  
Minamoto no Yoshinaka  
Imai no Kanehira  

Guerras Genpei (源平合戦 - Genpei Gassen ou Genpei Kassen) é o nome pelo que se conhece a uma série de conflitos que tiveram lugar no antigo Japão, entre 1180 e 1185 (finais da era Heian), que colocaram frente a frente os clãs Taira e Minamoto. A consequência direta desta guerra civil foi a vitória do clã Minamoto e a queda do clã do Taira, o que pôs os samurais no comando político e militar do Japão, e permitiu o estabelecimento do primeiro shogunato na história japonesa, o Kamakura, encabeçado por Minamoto no Yoritomo (1192).

O nome Genpei (às vezes, também escrito Gempei) provém da união dos kanjis dos clãs envolvidos: Minamoto e Taira. A leitura dos mesmos, tendo em conta tanto a kun'yomi (leitura japonesa) como a on'yomi (leitura chinesa) é, para o primeiro clã, Genji e, para o segundo, Heike (cuja corrupção o deixaria em Pei). O conflito é conhecido também em japonês como a Guerra Jisho-Juei, que corresponde ao nome das eras que transcorreram, do início e ao final da guerra.

As Guerras Genpei começaram quando Minamoto no Yorimasa, líder do clã, apoiou a um candidato diferente ao dos Taira para o trono imperial. A batalha de Uji, ocorrida nas redondezas de Kioto, foi o começo de uma guerra de cinco anos que se desenvolveu ao longo de três etapas configuradas ao redor de conflitos: a primeira etapa (junho de 1180) esteve centrada na chamada às armas por parte de Yorimasa para recuperar para Mochihito o trono imperial que havia perdido nas mãos de Antoku, neto de Taira no Kiyomori. Esta rebelião foi "sufocada" rapidamente pelos Taira poucos dias depois. A segunda etapa (setembro de 1180), morto Yorimasa, esteve protagonizado por seu sucessor, Minamoto no Yoritomo, e estendeu-se até meados de 1181, quando proclamou-se uma guerra forçada por uma manifestação em todo o país que durava já dois anos. A terceira e última etapa iniciou-se no começo de 1183 e terminou com a vitória do clã Minamoto na batalha naval de Dan-no-ura de 1185, no qual marca o final da era Heian e o início do período Kamakura, no qual supõe a transição japonesa da época clássica à época feudal.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Em inglês
  • Gaskin, Carol, y Vince Hawkins (1990). The Ways Of The Samurai. New York: Barnes & Noble Books.
  • Sansom, George (1958). A History of Japan to 1334. Stanford, California: Stanford University Press.
  • Turnbull, Stephen (2000). The Samurai Sourcebook. Cassel. Londres. ISBN 1-85409-523-4
  • Turnbull, Stephen (2003). Japanese Warrior Monks AD 949-1603. Oxford: Osprey Publishing.
Em alemão
Em japonês clássico
Em japonês
  • 森本 繁 『源平 海の合戦 史実と伝承を紀行する』 (新人物往来社、2005年) ISBN 4-404-03233-1
  • 菱沼一憲 『源義経の合戦と戦略 その伝説と実像』 (角川選書、2005年) ISBN 4-04-703374-X

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Guerras Genpei (1180 a 1185)
1ª Uji - Nara - Ishibashiyama - Fujikawa - Sunomatagawa - Yahagigawa - Hiuchi - Kurikara - Shinohara - Mizushima - Fukuryūji - Muroyama - Hōjūjidono - 2ª Uji - Awazu - Ichi-no-Tani - Kojima - Yashima - Dan no Ura
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.