Haikyū!!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Haikyū!!
ハイキュー!!
Capa do quinto volume do manga.
Género Comédia dramática, desporto
Mangá
Escrito por Haruichi Furudate
Editora(s) Shueisha
Impressão Jump Comics
Revista(s) Weekly Shōnen Jump
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 20 de fevereiro de 2012 – presente
Volumes 25
Anime
Realização Susumu Mitsunaka
Argumento Taku Kishimoto
Música Asami Tachibana
Yuki Hayashi
Estúdio Production I.G
Distribuição/
Licenciamento
Portugal Selecta Vísion
Emissoras de televisão JNN (MBS)
Emissoras lusófonas Portugal SIC Radical
Exibição original 6 de abril de 2014 – 21 de setembro de 2014
Episódios 25
Anime
Haikyū!! 2
Realização Susumu Mitsunaka
Argumento Taku Kishimoto
Música Asami Tachibana
Yuki Hayashi
Estúdio Production I.G
Distribuição/
Licenciamento
Portugal Selecta Vísion
Emissoras de televisão MBS, CBC, Tokyo MX, BS11, RKB, HBC, TBC, TUF, ITV
Emissoras lusófonas Portugal SIC Radical
Exibição original 3 de outubro de 2015 – 27 de março de 2016
Episódios 25
Anime
Haikyū!! 3
Realização Susumu Mitsunaka
Argumento Taku Kishimoto
Música Asami Tachibana
Yuki Hayashi
Estúdio Production I.G
Emissoras de televisão MBS, TBS, CBC, RKB, HBC, TBC, BS-TBS
Exibição original 7 de outubro de 2016 – 9 de dezembro de 2016
Episódios 10
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Haikyū!! (ハイキュー!!?) é uma série de manga escrita e ilustrada por Haruichi Furudate. Os capítulos individuais são publicados na revista Weekly Shōnen Jump desde fevereiro de 2012, com os volumes tankōbon sendo publicados pela editora Shueisha. A série foi inicialmente publicada como um one-shot na revista sazonal Jump NEXT! da Shueisha antes da serialização. Até julho de 2016, foram publicados vinte e dois volumes no Japão.[1] O manga foi licenciado na América do Norte pela Viz Media.[2] Uma adaptação em animé foi transmitida entre 6 de abril e 21 de setembro de 2014, sendo licenciada na América do Norte pela Sentai Filmworks.[3] A segunda temporada do animé foi exibida entre 3 de outubro de 2015 e 27 de março de 2016.[4] A série foi renovada para uma terceira temporada, que foi exibida a partir de 7 outubro de 2016 e 9 de dezembro de 2016.[5][6]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O estudante do ensino médio Shōyō Hinata se apega ao voleibol depois de ver um jogo do campeonato nacional na televisão. Embora não seja muito alto, ele se determina a seguir os passos do ídolo do campeonato, apelidado de "Pequeno Gigante", depois de ver seus jogos. Ele cria um clube de voleibol e começa a praticar sozinho. Eventualmente, os outros cinco membros juntam-se à equipa no seu último ano do ensino fundamental, mas são derrotados em seu primeiro torneio depois de serem desafiados pela equipa favorita do campeonato, que inclui o chamado "Rei da Corte" Tobio Kageyama, na primeira rodada. Embora a equipa de Shōyō sofra uma derrota miserável, ele promete eventualmente superar Tobio e derrotá-lo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Shōyō Hinata (日向 翔陽, Hinata Shōyō?)
Voz de: Ayumu Murase[7]
Shōyō é um estudante do primeiro ano do Liceu Karasuno. Inicialmente jogava como atacante de ponta no liceu e atualmente é o blocador central. Geralmente é otimista, desajeitado e fraco, no entanto é atlético e têm reflexos e uma extraordinária capacidade de salto. Ele é capaz de jogar extremamente bem com a ajuda de Tobio. Embora seja um novato e tenha uma pequena estatura, Shōyō está determinado a tornar-se um jogador forte e assim conseguir crescer rapidamente através de cada jogo.
Tobio Kageyama (影山 飛雄, Kageyama Tobio?)
Voz de: Kaito Ishikawa[7]
Tobio é um estudante do primeiro ano do Liceu Karasuno. Ele é atualmente o passador e foi referido como o "Rei do Campo" na escola secundária, sendo notório pelos seus talentos prodigiosos como jogador, mas a sua atitude arrogante impede de cooperar com os seus colegas da equipa. Após entrar para o Liceu Karasuno e para a equipa de voleibol, conhece Shōyō e suas opiniões começam a mudar e ele começa a entender a importância do trabalho em equipa no desporto. Ele tender a esconder seus sentimentos, comprometendo suas habilidades sociais e frequentemente chama Shōyō de "idiota".
Daichi Sawamura (澤村 大地, Sawamura Daichi?)
Voz de: Satoshi Hino[8]
Daichi é um estudante do terceiro ano do Liceu Karasuno e um atacante de ponta e o capitão da equipa de voleibol.
Kōshi Sugawara (菅原 孝支, Sugawara Kōshi?)
Voz de: Miyu Irino[8]
Kōshi Sugawara é um estudante do terceiro ano do Liceu Karasuno e o vice-capitão da equipa de voleibol. Ele costumava ser o passador principal, mas desde que Tobio Kageyama entrou para a equipa, ele tem gastado menos tempo no campo. Kōshi tem uma personalidade alegre e agradável, muitas vezes é capaz de dar conselhos aos seus companheiros sobre como vencer a outra equipa. Ele presta muita atenção na forma de jogar dos outros jogadores e as suas táticas são consideradas perigosas pelos adversários.
Asahi Azumane (東峰 旭, Azumane Asahi?)
Voz de: Yoshimasa Hosoya[9]
Asahi é um estudante do terceiro ano do Liceu Karasuno e um atacante de ponta da equipa de voleibol. Ele é considerado um ás para as equipas. Apesar da sua grande compleição física (que faz com que as pessoas acreditem que ele realmente não seja um estudante da escola secundária), conduta equilibrada e ascensão, ele é tímido e muitas vezes é referido por ter um "coração de vidro".
Ryūnosuke Tanaka (田中 龍之介, Tanaka Ryūnosuke?)
Voz de: Yū Hayashi[8]
Ryūnosuke é um estudante do segundo ano do Liceu Karasuno e um atacante de ponta. Ele é alto, feroz e abrasivo, mas também cuida dos jogadores juniores Infelizmente, o seu comportamento e aparência fazem com que as garotas tenham medo dele, e muitas vezes o colocam em apuros com os outros, necessitando que Daichi impeça-o. Ryūnosuke e Yū Nishinoya adoram a sua treinadora Kiyoko Shimizu.
Yū Nishinoya (西谷 夕, Nishinoya Yū?)
Voz de: Nobuhiko Okamoto[9]
Yū é um estudante do segundo ano do Liceu Karasuno e um líbero. Ele é chamado de "Guardião Divindade do Liceu Karasuno", por causa das suas excelentes habilidades como líbero, tendo ganho o prémio de "Melhor Líbero", enquanto estava no ensino médio. Ele tem uma personalidade muito energética e um coração forte. Ele também é o jogador mais baixo da equipa. Tal como Ryūnosuke, ele adora Kiyoko Shimizu.
Chikara Ennoshita (縁下 力, Ennoshita Chikara?)
Voz de: Toshiki Masuda[10]
Chikara é um estudante do segundo ano do Liceu Karasuno e um atacante de ponta. Apesar da sua aparência simples, ele é visto como o "líder" do segundo ano; sendo o mais responsável e capaz de dizer muitas coisas diretamente, sem problemas. Antes da história principal, ele era um dos muitos estudantes que haviam desistido da equipa de voleibol, devido as normas elevadas e sessões práticas extremas do treinador Ikkei Ukai. Finalmente, ele regressa à equipa para encontrar o que o treinador deixou.
Hisashi Kinoshita (木下 久志, Kinoshita Hisashi?)
Voz de: Nobuyori Sagara
Hisashi é um estudante do segundo ano do Liceu Karasuno e um atacante de ponta. Ao lado de Chikara e Kazuhito, Hisashi foi um dos muitos alunos que deixaram a equipa de voleibol, quando Ikkei Ukai era o treinador.
Kazuhito Narita (成田 一仁, Narita Kazuhito?)
Voz de: Kōtarō Nishiyama
Kazuhito é um estudante do segundo ano do Liceu Karasuno e um blocador central. Ele também havia deixado a equipa de voleibol temporariamente.
Kei Tsukishima (月島 蛍, Tsukishima Kei?)
Voz de: Kōki Uchiyama,[9] Tomo Muranaka (jovem)
Kei é um estudante do primeiro ano do Liceu Karasuno e um blocador central. Ele desprezava Shōyō no início, afirmando que ele não devia confiar no seu salto. Tsukishima muitas vezes faz pouco dos seus companheiros de equipa e também provoca Tobio, chamando-o de "O Rei", que irrita-o muito. Apesar da sua atitude negativa e vista irreverente no voleibol, Kei é um blocador muito analítico e inteligente, que dá a equipa uma grande vantagem. Posteriormente na história é revelado que ele tem um irmão mais velho que fazia parte da equipa de voleibol do Liceu Karasuno.
Tadashi Yamaguchi (山口 忠, Yamaguchi Tadashi?)
Voz de: Sōma Saitō,[9] Hiro Nakajima (jovem)
Tadashi é um estudante do primeiro ano do Liceu Karasuno e um blocador central. Geralmente é apegado a Kei, após ele ter salvado-o dos provocadores da terceira classe. Ele é tímido, mas amigável e tenta dar o seu melhor para contribuir para a equipa. Com a ajuda de Makoto Shimada, Tadashi tornou-se recentemente um especialista em serviço do voleibol, devido a sua capacidade de acertar o "salto do serviço flutuante".

Média[editar | editar código-fonte]

Manga[editar | editar código-fonte]

Escrita e ilustrada por Haruichi Furudate, a série é publicada na revista Weekly Shōnen Jump desde fevereiro de 2012. Até dezembro de 2014, foram vendidos mais de doze milhões de volumes.[11] Na Convenção de Banda-desenhada de Nova Iorque, a editora Viz Media anunciou o licenciamento da série na América do Norte, onde começou por publicar em 2016.[2]

Teatro radiofónico[editar | editar código-fonte]

Um teatro radiofónico sobre a série foi transmitido em novembro de 2012 no programa de variedades Sakiyomi Jum-Bang! da TV Tokyo, com vários seiyūs (dobradores) fornecendo amostras de vozes para as personagens.[12][13] Foi mais tarde distribuído no sítio Vomic da Shueisha em dezembro de 2012.[14]

Animé[editar | editar código-fonte]

A série de televisão de animé foi produzida pelo estúdio Production I.G e exibida entre 6 de abril e 21 de setembro de 2014 no canal Mainichi Broadcasting System, uma estação da Japan News Network, também foi exibida através de fluxo de média na Crunchyroll.[15][16] Do episódio 1 até ao 13, o tema de abertura foi "Imagination", interpretado por SPYAIR e o tema de encerramento foi "Tenchi Gaeshi", interpretado por Nico Touches the Walls.[17] Do décimo quinto episódio em diante, a abertura foi "Ah Yeah", interpretada por Sukima Switch e o encerramento foi "LEO", com interpretação de Tacica.[18] "Ah Yeah" também foi o tema de encerramento do décimo quarto episódio, que não teve abertura. O animé foi licenciado na América do Norte pela Sentai Filmworks.[19] A segunda temporada foi exibida entre 3 de outubro de 2015 e 27 de março de 2016.[4] O primeiro tema de abertura da segunda temporada foi "I'm a Believer", interpretado por SPYAIR, enquanto que o primeiro tema de encerramento foi "Climber", interpretado pela banda Galileo Galilei. O segundo tema de abertura foi "FLY HIGH", interpretado por Burnout Syndromes e o segundo tema de encerramento foi "Hatsunetsu (Fever)" (発熱 - はつねつ?), interpretado por Tacica.[20] A terceira temporada intitulada Haikyū!! Karasuno Kōkō VS Shiratorizawa Gakuen Kōkō (ハイキュー!! 烏野高校 VS 白鳥沢学園高校?) foi anunciada na décima sexta edição de 2016 da revista Weekly Shōnen Jump, com lançamento programado para 7 de outubro de 2016,[5][21][22][6] e terá dez episódios.[23] O tema de abertura da terceira temporada será "Hikariare" (ヒカリアレ?), interpretado por Burnout Syndromes e o tema de encerramento será "Mashi Mashi" (マシ・マシ?), interpretado por Nico Touches the Walls.[24]

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Primeira temporada
# Título Exibição original
1 "O Fim e o Começo"
"Owari to Hajimari (終わりと始まり?)"
6 de abril de 2014 (2014-04-06)
2 "O Clube de Voleibol do Colégio Karasuno"
"Karasuno kōkō Haikyūbu (烏野高校排球部?)"
13 de abril de 2014 (2014-04-13)
3 "Um Aliado Formidável"
"Saikyō no mikata (最強の味方?)"
20 de abril de 2014 (2014-04-20)
4 "A Visão do Topo"
"Itadaki no Keshiki (頂の景色?)"
27 de abril de 2014 (2014-04-27)
5 "A Ansiedade do Covarde"
"Shōshinmono No Kinchō (小心者の緊張?)"
4 de maio de 2014 (2014-05-04)
6 "Um Time Interessante"
"Omoshiroi Chīmu (面白いチーム?)"
11 de maio de 2014 (2014-05-11)
7 "Contra o Grande Rei"
"VS Daiō-sama (VS 大王様?)"
18 de maio de 2014 (2014-05-18)
8 "O Dito "Ace""
""Ēsu" to Yobareru Hito (エース"と呼ばれる人?)"
25 de maio de 2014 (2014-05-25)
9 "Um Toque pro Ace"
"Ēsu e no tosu (エースへのトス?)"
1 de junho de 2014 (2014-06-01)
10 "Admiração"
"Akogare (憧れ?)"
8 de junho de 2014 (2014-06-08)
11 "Decisão"
"Ketsudan (決断?)"
15 de junho de 2014 (2014-06-15)
12 "O Reencontro Neko-Karasu"
"Neko to karasu no Saikai (ネコとカラスの再会?)"
22 de junho de 2014 (2014-06-22)
13 "Rival"
"Kōtekishu (好敵手?)"
29 de junho de 2014 (2014-06-29)
14 "Adversários Formidáveis"
"Kyōteki-tachi (強敵たち?)"
6 de julho de 2014 (2014-07-06)
15 "Renascimento"
"Fukkatsu (復活?)"
13 de julho de 2014 (2014-07-13)
16 "Vencedores e Perdedores"
"Shousha to Haisha (勝者と敗者?)"
20 de julho de 2014 (2014-07-20)
17 "A Muralha de Ferro"
"Teppeki (鉄壁?)"
27 de julho de 2014 (2014-07-27)
18 "Protegendo as Costas"
"Senaka no Mamori (背中の護り?)"
3 de agosto de 2014 (2014-08-03)
19 "Maestros"
"Shikisha (指揮者?)"
10 de agosto de 2014 (2014-08-10)
20 "Oikawa Tooru não é um Prodígio"
"Oikawa Tooru wa Tensai de wa Nai (及川徹は天才ではない?)"
17 de agosto de 2014 (2014-08-17)
21 "A Verdadeira Força do Senpai"
"Senpai no Jitsuryoku (先輩の実力?)"
24 de agosto de 2014 (2014-08-24)
22 "Progresso"
"Shinka (進化?)"
31 de agosto de 2014 (2014-08-31)
23 "O Ponto que Muda o Ritmo"
"Nagare o Kaeru Ippon (流れを変える一本?)"
7 de setembro de 2014 (2014-09-07)
24 "Ex-rei Solitário"
"Nugu "Kodoku no Ou-sama" (脱・"孤独の王様"?)"
17 de setembro de 2014 (2014-09-17)
25 "O Terceiro Dia"
"Mikkame (三日目?)"
21 de setembro de 2014 (2014-09-21)
OVA "A Chegada de Haiba Lev"
"Riēfu Genkan! (リエーフ見参!?)"
9 de novembro de 2014 (2014-11-09)

Jogos eletrónicos[editar | editar código-fonte]

Shōyō Hinata apareceu no jogo eletrónico de luta J-Stars Victory Vs da Jump para as consolas PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation Vita.[25]

Haikyu!! Cross Team Match! é o jogo da franquia para Nintendo 3DS, publicado no dia 03 de março de 2016 no japão pela Bandai Namco Entertainment.

Receção[editar | editar código-fonte]

Haikyū!! recebeu críticas positivas. Até maio de 2013, foram vendidos mais de dois milhões de volumes.[11] O primeiro volume alcançou a vigésima segunda posição na tabela semanal Tohan entre 4 e 10 de junho de 2012.[26] O segundo volume alcançou a décima oitava posição na tabela semanal entre 6 e 12 de agosto de 2012,[27] e o terceiro volume também alcançou a décima oitava posição entre 8 e 14 de outubro de 2012.[28] Além disso, a série ficou na quarta posição num total de quinze bandas desenhadas recomendadas pelo Honya Club no ranking Zenkoku Shoten'in ga Eranda Osusume Comic em 2013.[29][30]

Em 2016, a série venceu a categoria de melhor manga shōnen na sexagésima primeira edição do Prémio de Manga Shogakukan.[31]

Referências

  1. «ハイキュー!! 第1巻~第22巻» (em japonês). Shueisha. Consultado em 3 de agosto de 2016 
  2. a b «Viz Media Adds Kuroko's Basketball, Haikyu!!, Yona of the Dawn Manga» (em inglês). Anime News Network. 9 de outubro de 2015 
  3. «Sentai Filmworks Licenses Haikyuu!!» (em inglês). Anime News Network. 26 de março de 2014 
  4. a b «Haikyu!! Volleyball TV Anime Gets Sequel» (em inglês). Anime News Network. 19 de dezembro de 2014 
  5. a b «Haikyu!! Volleyball TV Anime Gets Season 3 in Fall» (em inglês). Anime News Network. 16 de março de 2016 
  6. a b «Haikyu!! Season 3 Slated to Premiere on October 7» (em inglês). Anime News Network. 25 de agosto de 2016 
  7. a b «Ayumu Murase, Kaito Ishikawa Lead Haikyu!! Anime's Cast» (em inglês). Anime News Network. 16 de outubro de 2013 
  8. a b c «Satoshi Hino, Miyu Irino, Yuu Hayashi Join Haikyu!! Anime's Cast» (em inglês). Anime News Network. 13 de novembro de 2013 
  9. a b c d «Yoshimasa Hosoya, Nobuhiko Okamoto Join Haikyu!! Anime's Cast» (em inglês). Anime News Network. 20 de novembro de 2013 
  10. «Hiroshi Kamiya, Kaori Nazuka, Daisuke Namikawa Join Haikyu!! Cast» (em inglês). Anime News Network. 22 de dezembro de 2013 
  11. a b «Cartazes publicitários nas Estações de Shinjuku e Ikebukuro entre 4 de abril e 5 de maio». Togetter (em japonês). Twitter. Consultado em 3 de agosto de 2016 
  12. «Lista de episódios transmitidos no programa Sakiyomi Jum-Bang! da TV Tokyo» (em japonês). TV Tokyo. Consultado em 3 de agosto de 2016 
  13. «「ハイキュー!!」がVOMIC化、声優陣にKENN&前野智昭» (em japonês). Natalie. 29 de outubro de 2012 
  14. «Página de Haikyū!! no sítio Vomic da Shueisha» (em japonês). Shueisha. Consultado em 3 de agosto de 2016 
  15. «Shonen Jump's Haikyu!! Volleyball Manga Gets TV Anime» (em inglês). Anime News Network. 22 de setembro de 2013 
  16. «Novo Título da Crunchyroll: Haikyuu!!». Crunchyroll. 27 de outubro de 2015 
  17. «Haikyu! Theme Songs Performed by Spyair, Nico Touches the Walls» (em inglês). Anime News Network. 13 de fevereiro de 2014 
  18. «Sukima Switch, tacica Perform New Haikyu!! Theme Songs» (em inglês). Anime News Network. 28 de maio de 2014 
  19. «Sentai Filmworks Licenses Haikyu!! Volleyball Anime» (em inglês). Anime News Network. 25 de março de 2014 
  20. «Tacica Performs Haikyu! Second Season's New Ending Theme» (em inglês). Anime News Network. 13 de dezembro de 2015 
  21. Komatsu, Mikikazu (19 de março de 2016). «"Haikyu!!" TV Anime 3rd Season Set for Autumn 2016» (em inglês). Crunchyroll 
  22. Green, Scott (13 de junho de 2016). «"Haikyu!" Season 3 Plans Updated» (em inglês). Crunchyroll 
  23. Green, Scott (19 de agosto de 2016). «"Haikyu!!" Anime Season 3 Previewed - Fall Anime To Run 10 Episodes» (em inglês). Crunchyroll 
  24. «Burnout Syndromes, Nico Touches the Walls to Perform Themes for 3rd Season of Haikyu!! (Updated)» (em inglês). Anime News Network. 31 de julho de 2016 
  25. «J-Stars Victory Vs. Game's 52 Characters Unveiled» (em inglês). Anime News Network. 18 de fevereiro de 2014 
  26. «Japanese Comic Ranking, June 4-10» (em inglês). Anime News Network. 13 de junho de 2012 
  27. «Japanese Comic Ranking, August 6-12 (Updated)» (em inglês). Anime News Network. 15 de agosto de 2012 
  28. «Japanese Comic Ranking, October 8-14» (em inglês). Anime News Network. 18 de outubro de 2012 
  29. «Japanese Bookstores Recommend 15 Top Manga of 2013» (em inglês). Anime News Network. 4 de fevereiro de 2013 
  30. «Honya Club's Zenkoku Shoten'in ga Eranda Osusume Comic 2013 ranking» (em japonês). Honya Club. Consultado em 3 de agosto de 2016 
  31. «Haikyu!!, My Love Story!!, Sunny Win Shogakukan Manga Awards» (em inglês). Anime News Network. 21 de janeiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Haikyū!!