Hans Fischer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hans Fischer
Hans Fischer, em 1930
Nascimento 27 de julho de 1881
Höchst am Main
Flag of the German Empire.svg Império Alemão
Morte 31 de março de 1945 (63 anos)
Nacionalidade Alemanha alemão
Alma mater Universidade de Lausanne, Universidade de Marburg

Hans Fischer (Höchst am Main, 27 de julho de 1881 na ciênciaMunique, 31 de março de 1945) foi um químico e médico alemão.

Filho de Eugen Fischer, diretor da companhia Kalle & Co, de Wiesbaden, professor na Escola Técnica de Stuttgart, e Anna Herdegen. Frequentou a escola primária em Stuttgart, matriculando-se em 1899, e o ginásio de Wiesbaden. Estudou química e medicina, primeiro na Universidade de Lausanne e posteriormente na Universidade de Marburg. Graduado em 1904, obteve um doutorado em 1908.

Primeiramente trabalhou na Clinica Médica de Munique e depois no Primeiro Instituto de Química de Berlim, com Emil Hermann Fischer. Voltou a Munique em 1911 e obteve o cargo de professor de medicina interna um ano mais tarde. Em 1913 tornou-se professor de fisiologia no Instituto Fisiológico de Munique. Em 1916 assumiu o cargo de professor de química médica na Universidade de Innsbruck e daí transferiu-se para a Universidade de Viena em 1918. Desde 1921 até a sua morte foi professor de química orgânica na Technische Hochschule em Munique.

O trabalho científico de Fischer estava principalmente enfocado na pesquisa dos pigmentos do sangue, da biles e também da clorofila das planta, assim como a química das porfirinas e dos seus pigmentos derivados. Deu especial importância para síntese da bilirrubina e da hemina, um dos componentes da hemoglobina.

Recebeu muitas honrarias por estes trabalhos, incluindo o Nobel de Química de 1930.

Seus trabalhos foram publicados nas obras:

  • Liebigs Annalen der Chemie
  • Hoppe-Seylers Zeitschrift für physiologische Chemie
  • Die Chemie des Pyrrols.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Arthur Harden e Euler-Chelpin
Nobel de Química
1930
Sucedido por
Carl Bosch e Friedrich Bergius


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.