Heusden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras cidades com este nome, veja Heusden (desambiguação).
Heusden
Localidade dos Países Baixos
BandeiraBrasão de armas
Localização de Brabante do Norte nos Países Baixos
Dados gerais
Incorporado em 1997
Prefeito Henk Willems (PvdA)
Localização
Tipo de localidade Município
Fuso horário +01:00
Características geográficas
Banhado por Bergse Maas
Área 81,18 km²
- terra 78,85 km² (97,1 %)
- água 2,33 km² (2,8 %)
População (31 dez 2008) 43 023 hab.
   - densidade 0,5 hab/Km²
Altitude 4 m
Códigos
Código postal 5150-5154, 5250-5256
código CBS 0797
Sítio web www.heusden.nl
Prefixo telefônico 073
Mapa mostrando os limites do município de Heusden em 2009
Portal Portal Países Baixos

Heusden (pronúncia) é um município e uma cidade na província de Brabante do Norte, Países Baixos. O atual município de Heusden foi criado depois da fusão dos antigos municípios de Heusden, Drunen e Vlijmen em 1997.[1] O município tem 43 023 habitantes (31 de dezembro de 2008, fonte: CBS) e abrange uma área de 81,18 km² (dos quais 2,33 km² de água).

Centros populacionais[editar | editar código-fonte]

Os principais centros populacionais do município são: a cidade fortificada de Heusden, Drunen e Vlijmen. Dentre estes centros, Drunen é o mais populoso. Outros centros populacionais do município são as aldeias de Doeveren, Elshout, Giersbergen, Haarsteeg, Hedikhuizen, Heesbeen, Herpt, Nieuwkuijk, Oudheusden e Vliedberg.

Localização[editar | editar código-fonte]

O município está localizado no norte da província de Brabante do Norte, entre o Parque Nacional De Loonse en Drunense Duinen, o rio Mosa e os municípios de 's-Hertogenbosch e Waalwijk.

   Municípios vizinhos   
 Aalburg   Zaltbommel   Maasdriel 
 Waalwijk
Loon op Zand 
 's-Hertogenbosch 
 Tilburg   Haaren   Vught 

O município de Heusden faz parte da Langstraat, uma região que durante séculos foi o centro neerlandês da indústria de artefatos de couro e calçados. É uma área bastante extensa situada aproximadamente entre os municípios de Geertruidenberg e 's-Hertogenbosch.

História[editar | editar código-fonte]

O castelo[editar | editar código-fonte]

As ruínas do Castelo de Heusden

O povoado de Heusden, às margens do rio Mosa (em neerlandês: Maas), teve início por volta do século XIII, e surgiu com a construção de um fortificação para substituir o castelo destruído pelo duque de Brabante em 1202. Esta fortificação foi rapidamente ampliada com a construção de fossos inundáveis e uma torre de menagem. Heusden recebeu os direitos de cidade em 1318. O castelo de Heusden foi propriedade dos sucessivos duques de Brabante, e em 1357 passou para o domínio dos condes da Holanda. Com a construção das muralhas e do fosso, o castelo ficou localizado dentro das fortificações da cidade, e perdeu a sua função de fortaleza. A torre de menagem passou a ser utilizada como depósito de munições. Um desastre marcou o fim do castelo de Heusden e provocou o declínio econômico da cidade; em 24 de julho de 1680, uma forte tempestade caiu sobre Heusden, e um raio atingiu a torre. Vinte e sete toneladas de pólvora e munição explodiram e destruíram o castelo. A população de Heusden levou sete semanas para limpar os escombros e destroços. O castelo nunca mais foi totalmente reconstruído. No entanto, as bases originais da estrutura principal foram restauradas em 1987.

Fortificações e restauração[editar | editar código-fonte]

Durante os primeiros anos da Guerra dos Oitenta Anos (1568-1648), Heusden esteve ocupada pelos espanhóis. Em 1577, no entanto, após a Pacificação de Gante, a população de Heusden escolheu aliar-se a Guilherme I, príncipe de Orange. Guilherme decidiu então consolidar a posição estratégica da cidade às margens do rio Mosa, e ordenou que as obras de fortificação fossem iniciadas. Os trabalhos começaram em 1579 com a escavação de fossos e a construção de baluartes e muralhas, concluídos em 1597.

No início século XIX, as obras de defesa encontravam-se em mau estado de conservação e foram desmanteladas. Em 1968, porém, um grande trabalho de restauração foi iniciado, e as fortificações foram cuidadosamente reconstruídas, com base e inspiradas em um mapa da cidade de Heusden de 1649, feito por Joan Blaeu, filho do famoso cartógrafo neerlandês Willem Blaeu. Em 1980, a cidade de Heusden recebeu o mais alto prêmio europeu de restauração, o Urbes Nostrae. Heusden atrai atualmente cerca de mais de 350 mil turistas, que anualmente visitam o centro histórico da cidade e caminham pelas muralhas da fortaleza.

A Câmara Municipal de Heusden[editar | editar código-fonte]

O edifício da Câmara Municipal de Heusden (verão de 2007).

No período final da Segunda Guerra Mundial, em 5 de novembro de 1944, três engenheiros do exército alemão detonaram cargas explosivas no edifício da Câmara Municipal de Heusden, destruindo a sua torre de 40 metros de altura.[2]

Um novo edifício foi erguido em 1956. Projetado e construído no estilo da Escola Bossche, muito menos majestoso do que seu predecessor do gótico tardio.

Com a fusão dos municípios de Heusden, Drunen e Vlijmen em 1997, a Câmara Municipal de Heusden perdeu a sua função original. Desde 2005, o prédio abriga um centro de turismo.

Referências

  1. Ad van der Meer e Onno Boonstra (2006). «Repertorium van Nederlandse gemeenten 1812-2006» (em neerlandês). KNAW. Consultado em 1 de agosto de 2009 
  2. «The Queens Own Cameron Highlanders Keep 'em Moving» (em inglês). 51 Highland Division. Consultado em 21 de julho de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Heusden