Helmond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Helmond
Localidade dos Países Baixos Flag of the Netherlands.svg
Kasteel Helmond rechtsom rond 06, zuidzijde (achterkant).JPG
Helmond vlag.svgHelmond wapen.svg
BandeiraBrasão de armas
Netherlands North Brabant location map.svg
Red pog.svg
Provinces of the Netherlands - Noord-Brabant.svg
Localização de Brabante do Norte nos Países Baixos
Dados gerais
Prefeito Fons Jacobs (CDA)
Gentílico Helmondenaar
Localização
Tipo de localidade Município
Fuso horário +01:00
Características geográficas
Área 54,57 km²
- terra 54,47 km² (99,8 %)
- água 0,10 km² (0,1 %)
População (31 dez 2008) 87 176 hab.
   - densidade 1,5 hab/Km²
Altitude 18 m
Códigos
Código postal 5700-5709
código CBS 0794
Sítio web www.helmond.nl
Prefixo telefônico 0492
Map - NL - Municipality code 0794 (2009).svg
Localização do município de Helmond
Portal Portal Países Baixos

Helmond (Sobre este sompronúncia ) é uma cidade e município na província de Brabante do Norte. O município e a cidade possuem 86.061 habitantes (1 de janeiro de 2007) e têm uma área de 54,57 km² (dos quais 0,10 km² de água). O município de Helmond é parte da Região Colaborativa de Eindhoven (Samenwerkingsverband Regio Eindhoven - SRE) e da rede urbana BrabantStad juntamente com outras quatro maiores cidades da província: Breda, Eindhoven, 's-Hertogenbosch e Tilburg. Por Helmond passam o canal Zuid-Willemsvaart e o rio Aa.

A tradição da cidade de Helmond está ligada às industrias têxteis e de metalurgia. O município de Helmond está dividido em quatro centros: a cidade de Helmond, as ex-vilas de Stiphout, Mierlo-Hout e Brouwhuis, incorporadas ao município em 1968.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome 'Helmond' é algumas vezes interpretado como sendo a junção de duas palavras: hel, significando uma depressão geográfica, e mond (boca), no sentido de algo muito amplo, não tendo nenhuma ligação com a palavra 'helm' (elmo).

Apesar da figura de um elmo já aparecer no brasão de armas do povoado desde 1241, ele simbolizaria a cidade medieval fortificada. Os ramos de carvalho simbolizariam a 'liberdade' e o pássaro é uma ornamentação medieval e não tem um significado especial.

História[editar | editar código-fonte]

Gravura do séc. XVII do castelo de Helmond.

Helmond teria surgido de um povoado iniciado por volta do ano 1000, e seu nome foi pela primeira vez registrado em 1179 na bula pontifícia de Alexandre III. A cidade foi fundada em 1225 pelo duque Henrique I de Brabante. Helmond adquiriu os privilégios de cidade em 1232. Em 1602 foi conquistada por Maurício, príncipe de Orange e após a Paz de Vestfália passou a fazer parte da República das Províncias Unidas.

Em 1823, o rei Guilherme I tomou a iniciativa da construção do canal Zuid-Willemsvaart. Esta obra foi pela primeira vez utilizada em 1829, dando grande impulso à industrialização da cidade. Entre 1870 e 1930, Helmond tornou-se um importante centro têxtil e metalúrgico.

Nas décadas de sessenta e setenta, as indústrias têxteis e metalúrgicas atravessaram um período de estagnação e a economia da cidade só voltou a crescer a partir de 1976 com a renovação e modernização de seu parque industrial, tornando-se atualmente um dos maiores pólos industriais dos Países Baixos.

A mais importante arquitetura do passado de Helmond é, sem dúvida, o seu castelo, construído por Jan III van Berlaer por volta de 1350 e restaurado em 1923. Atualmente abriga a prefeitura (Gemeentehuis) e o museu municipal (Gemeentemuseum), que exibe uma coleção de pinturas com base no tema "Pessoas e Trabalho". Os visitantes também podem ver uma apresentação da história da cidade e da área circundante, com exposição de achados arqueológicos da região de Peel.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Helmond tem uma vida cultural muito diversificada. O teatro ’t Speelhuis, a nova Scalazaal e o Annatheater oferecem uma programação muito variada, que dá aos jovens talentos a oportunidade de mostrarem suas habilidades. Há também o museu municipal 'Gemeentemuseum' no reformado castelo medieval e o Boscotondo hall, com suas exclusivas coleções de arte sobre o tema “Pessoas e Trabalho”, além de vários interessantes museus, galerias de arte e estúdios.

Helmond conta também com um grande cinema, bem com pequenas casas que exibem filmes artísticos. O Stichting Kunstkwartier, que é o centro educacional para a arte, ganhou recentemente novas instalações.

Os principais eventos anuais são: o Artimond, um festival artístico nos arredores do castelo com vários dias de duração, e o ‘Jazz in Catstown’, um animado festival de jazz. O desfile de carnaval em Helmond é famoso em todo o país.

Os amantes de música também têm amplas possibilidades de escolha em Helmond. Concertos em um pequeno espaço, mas de excelente qualidade são realizados regularmente no Instituto Theo Driessen. Aos fins-de-semana, no verão, o parque Warande recebe visitantes para uma série de concertos. Diversos grupos musicais locais e regionais apresentam-se no pavilhão Carat, no lago Warande. Durante as férias de verão, concertos para toda a família são realizados todas as sextas-feiras à noite no parque do castelo.

Esportes e Lazer[editar | editar código-fonte]

Helmond possui um time profissional de futebol, o Helmond Sport. Fundado em 27 de julho de 1967, ele disputa atualmente a segunda divisão (Eerste Divisie) do futebol neerlandês.

Em Helmond existem inúmeras oportunidades de lazer e recreação. Pode-se visitar cada parte da cidade de bicicleta, utilizando a rota “Rondje Helmond”.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]