Saltar para o conteúdo

Igreja e Convento de São Francisco (Salvador): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 187.18.102.117 ( modificação suspeita : -55), para a edição 28859203 de FMTbot
Linha 6: Linha 6:


== História ==
== História ==
Sua origem data de [[1686]], seguindo um projeto do Padre [[Vicente das Chagas]]. O [[convento]] foi iniciado primeiro e, em [[1708]], foi lançada a [[pedra fundamental]] da [[igreja]], com o [[edifício]] terminado em [[1723]], mas sua [[decoração]] ainda levou mais tempo. O convento foi concluído em [[1752]], porém todo o complexo só foi finalizado em [[1782]], com a colocação dos [[azulejo]]s e arremate da [[portaria]].
Sua origem data de [[1686]], seguindo um projeto do Padre [[Vicente das Chagas]]. O [[convento]] foi iniciado primeiro e, em [[1708]], foi lançada a [[pedra fundamental]] da [[igreja]], com o [[edifício]] terminado em [[1723]], mas sua [[decoração]] ainda levou mais tempo. O convento foi concluído em [[1752]], porém todo o complexo só foi finalizado em [[1782]], com a colocação dos [[azulejo]]s e arremate da [[portaria]]. FAROFA SEXO E BOOOM BBBOOOOLLLLOOO PIROCA


No [[século XX]], os edifícios passaram por intervenções de restauro em diversas ocasiões.
No [[século XX]], os edifícios passaram por intervenções de restauro em diversas ocasiões.

Revisão das 15h52min de 30 de maio de 2012

Fachada da Igreja de São Francisco
Capela-mor

A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas da cidade de Salvador, na Bahia.

Foram classificadas, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e indicadas à eleição das 7 Maravilhas do Brasil.

História

Sua origem data de 1686, seguindo um projeto do Padre Vicente das Chagas. O convento foi iniciado primeiro e, em 1708, foi lançada a pedra fundamental da igreja, com o edifício terminado em 1723, mas sua decoração ainda levou mais tempo. O convento foi concluído em 1752, porém todo o complexo só foi finalizado em 1782, com a colocação dos azulejos e arremate da portaria. FAROFA SEXO E BOOOM BBBOOOOLLLLOOO PIROCA

No século XX, os edifícios passaram por intervenções de restauro em diversas ocasiões.

Características

A planta da igreja é incomum entre as edificações franciscanas do Nordeste brasileiro, pois tem três naves, ao passo que o desenho mais usual conta com apenas uma nave. A fachada, voltada para um grande largo onde existe um cruzeiro, tem influência maneirista, com duas torres laterais relativamente simples e um volume central mais decorado, especialmente no frontão.

A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna. Todas as superfícies do interior - paredes, colunas, teto, capelas - são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições moralistas diversas. É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737.

A portaria lateral que dá acesso ao convento, possui pintura ilusionista no teto atribuída a José Joaquim da Rocha na segunda metade do século XVIII.

O convento foi construído em torno de um claustro quadrado, tem um sub-solo e dois pavimentos sobre o nível da rua. Sua decoração mostra ricos painéis de azulejo da primeira metade do século XVIII, parte deles criada por Bartolomeu Antunes de Jesus em 1737, em Lisboa.

Imagens

Referências

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja e Convento de São Francisco (Salvador)