Saltar para o conteúdo

Jack Yeats

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jack Yeats
Jack Yeats
Nascimento 29 de agosto de 1871
Londres
Morte 28 de março de 1957 (85 anos)
Dublin
Sepultamento Cemitério e Crematório Mount Jerome
Cidadania Irlanda, Estado Livre Irlandês, Reino Unido
Progenitores
Cônjuge Mary Cottenham White
Irmão(ã)(s) William Butler Yeats, Elizabeth Yeats, Susan Yeats, Jane Grace Yeats, Robert Corbet Yeats
Alma mater
  • Sligo Grammar School
  • The High School, Dublin
Ocupação pintor, desenhista de banda desenhada
Obras destacadas Men of Destiny

Jack Butler Yeats (1871-1957) foi um dos mais importantes artistas plásticos Irlandeses.

O estilo inicial de Yeats era basicamente o de um ilustrador e cartonista (foi ele que fez a primeira versão em banda desenhada de Sherlock Holmes em 1894). Apenas começou a trabalhar regularmente com óleo em 1906. Os seus primeiros quadros são paisagens e figuras simples e líricas, que abordam predominantemente o oeste da Irlanda, principalmente a terra da sua infância, Sligo. Existem algumas características românticas no seu trabalho.

A partir de 1920, Yeats tornou-se marcadamente expressionista, mudando-se da área da ilustração para o simbolismo. Era um simpatizante do Republicanismo irlandês, mas nunca foi politicamente activo. Contudo, ele mesmo dizia que "um pintor tem de ser parte da terra e da vida que pinta", além de que o seu próprio desenvolvimento como artista, tanto como modernista como expressionista, ajudou a articular, no campo das artes, a Irlanda moderna do século XX, ao descrever especificamente temas irlandeses numa óptica universal, abordando, por exemplo, a solidão individual ou a universalidade do sofrimento humano. Quando morreu, Samuel Beckett escreveu que "Yeats é o maior dos nossos tempos... traz luz como só os grandes ousam trazer luz ao predicamento sem tema da existência".

Os temas favoritos de Yeats incluem a paisagem (e o céu), cavalos, o circo e os saltimbancos. As suas obras iniciais distinguem-se por uma energia simples no uso da linha e da cor; as suas obras mais tardias, por um tratamento extremamente vigoroso e experimental na aplicação de pinceladas quase grosseiras. Usa frequentemente a pincelada no seu todo, aplicando a tinta numa grande variedade de formas, mostrando-se interessado no poder expressivo da cor. Apesar da sua posição como o mais importante dos artistas irlandeses do século XX, com um sucesso comercial também assinalável, não teve discípulos e nunca deixou ninguém vê-lo a trabalhar - o que ajudou a torná-lo uma figura única. O artista que mais se aproxima do seu estilo talvez seja o seu amigo Oskar Kokoschka, um australiano.

Além da pintura, Yeats tinha um interesse significativo no teatro e na literatura. Desenhou cenários para o Abbey Theatre, onde três peças da sua autoria subiram ao palco. Escreveu romances utilizando a técnica do fluxo de consciência, tal como Joyce, além de vários ensaios. Os seus trabalhos literários incluem The Careless Flower, The Amaranthers (muito admirado por Beckett), e The Charmed Life. As pinturas de Yeats tinham frequentemente títulos evocativos e poéticos. Era o filho mais novo do retratista irlandês John Butler Yeats, e irmão do poeta galardoado com o Nobel de Literatura, William Butler Yeats - tendo ambos desde sempre reconhecido o seu talento. De facto, o seu pai reconheceu que ele era de longe melhor pintor que ele, e acreditava que, nas suas próprias palavras, "um dia eu serei lembrado como o pai de um grande poeta, e esse poeta é Jack".

Yeats casou-se com a pintora Mary Cottenham White ('Cottie') em 1894 e foi eleito membro da Royal Hibernian Academy em 1916.

  • Samuel Beckett. 1991. Jack B. Yeats: The Late Paintings (Whitechapel Art Gallery)
  • John Booth. 1993. Jack B. Yeats: A Vision of Ireland (House of Lochar)
  • John W. Purser. 1991. The Literary Universe of Jack B. Yeats (Rowman & Littlefield Publishers)
  • Hilary Pyle. 1987. Jack B. Yeats in the National Gallery of Ireland (National Gallery of Ireland)
  • Hilary Pyle. 1989. Jack B. Yeats: A Biography (Carlton Books)
  • T.G. Rosenthal. 1993. The Art of Jack B. Yeats (Carlton Books)
  • Jack B. Yeats. 1992. Selected Writings of Jack B. Yeats (Carlton Books)
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.