James Wordie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
James Wordie
James Wordie
James Wordie
Nome completo James Mann Wordie
Nascimento 26 de abril de 1889
Partick, Glasgow, Escócia
Morte 16 de janeiro de 1962 (72 anos)
Ocupação Geólogo, Explorador

Sir James Mann Wordie, CBE (26 de Abril de 188916 de Janeiro de 1962) foi um explorador polar e geólogo escocês.

Wordie nasceu em Partick, Glasgow, no ex-condado de Lanarkshire, na Escócia. Estudou na Academia de Glasgow e na Universidade de Glasgow, onde obteve o grau de Bacharel em geologia. Formou-se no Colégio St. John em 1912, tendo começado a trabalhar em pesquisa. O seu trabalho colocou-o em contacto com Frank Debenham e Raymond Priestley, membros da Expedição Terra Nova de Robert Falcon Scott. O interesse por exploração e descobertas científicas de Wordie foi aumentado por estes dois homens.

Em 1914, Wordie juntou-se à expedição à Antártida de Ernest Shackleton, conhecida como Expedição Transantártica Imperial, onde ficou com as funções de geólogo e cientista-chefe. Apesar do insucesso da expedição, e do afundamento do navio Endurance, Wordie manteve o moral, efectuou trabalhos científicos na área da oceanografia e recolheu amostras geológicas.

Wordie esteve presente em nove expedições polares. Durante as década de 1920 e 1930, efectuou várias viagens ao Ártico e ajudou a formar uma nova geração de exploradores, incluindo Vivian Fuchs, Gino Watkins e Augustine Courtauld. Tornou-se um conferencista experiente em assuntos de exploração polar, e poucas foram as expedições que deixaram o Reino Unido sem primeiro consultar Wordie. A Plataforma de Gelo Wordie, na Península Antártica tem o seu nome. Fez parte do conselho do Instituto de Pesquisa Polar Scott (IPPS) e foi presidente da Real Sociedade Geográfica. Durante a sua passagem na Sociedade, ajudou a planear a primeira subida com sucesso ao Monte Everest por Edmund Hillary e Tenzing Norgay. Enquanto esteve no IPPS, apoiou Fuchs ina primeira treavessia do continente antártico — o objectivo principal da expedição Transantártica Imperial. Foi Mestre do Colégio St. John, e recebeu o grau de Cavaleiro em 1957 pelas suas contribuições para a exploração polar britânica.

Wordie contribuiu para o Manual de Informações Navais, publicado durante a Segunda Guerra Mundial.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Smith, Michael (2004). Polar Crusader: Sir James Wordie - Exploring the Arctic and Antarctic: Birlinn. ISBN 1-84158-292-1.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]