João Baptista da Costa Carvalho Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

João Baptista da Costa Carvalho Filho (Estância, 14 de maio de 1869Curitiba, 29 de outubro de 1927) foi um desembargador e político brasileiro.[1][2]

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais em sua província natal, em 1891 concorreu para uma vaga a Assembleia Legislativa de Sergipe. Foi eleito como deputado constituinte sendo um dos signatários da primeira Constituição Republicana do seu estado.

Após a conclusão dos serviços da Constituinte, assumiu o cargo de Chefe de Gabinete do ministro da Justiça, Antônio Luís Afonso de Carvalho.

Em 1892, transferiu residência para a cidade de Paranaguá, onde abriu um escritório de advogacia, mas logo assumiu o cargo de secretário de Obras Públicas no governo de Francisco Xavier da Silva.

Entre 1896 e 1900, foi juiz de direito e entre 1900 e 1904, foi delegado de polícia na cidade litorânea.[3] Entre 1905 e 1907, ocupou o cargo de juiz de direito na cidade de Castro. Em 1907 passou a exercer o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Paraná e em 1908 assumiu o posto de desembargador do Superior Tribunal de Justiça do Estado. Em 1910, passou no concurso para juiz federal, exercendo o cargo na capital paranaense. O jurista foi o autor do Código de Processo Criminal do Paraná.

Ainda em atividade, veio a falecer, aos 58 anos de idade, em 1927 em sua casa na cidade de Curitiba.

Referências

  1. Biografia de João Baptista da Costa Carvalho Filho Site do Centro de Preservação da Memória (CPM) do Ministério Público do Estado do Paraná
  2. Biografia de João Baptista da Costa Carvalho Filho Site do Museu Paanaense
  3. História e Historiografia da Educação Site da Universidade Federal do Paraná
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.