John Lucas II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Lucas II
Biografia
Nascimento
Período de atividade
Cidadania
Alma mater
Hillside High School (en)
Universidade de Maryland
Atividades
Descendentes
John Lucas III (en)
Outras informações
Altura
1,91 m
Especialidade
Repescagem por
Equipas
Distinção
North Carolina Sports Hall of Fame (d) ()

John Harding Lucas Jr., também conhecido por John Lucas II (Durham, 31 de outubro de 1953) é um ex-jogador e treinador de basquete profissional norte-americano. Jogou 14 temporadas na National Basketball Association (NBA) e treinou 6 equipes da confederação. Com 1.89 metros de altura, jogava como armador. É pai do atual jogador John Lucas III. Ele participou da Seleção norte-americana no Campeonato Mundial de Basquetebol de 1974, que conquistou a medalha de bronze.[1] Ficou quatorze anos na NBA, inclusive no Houston Rockets vice-campeão de 1986. No entanto, sua carreira foi afastada pelo uso de cocaína e pelo alcoolismo. Jogadores como Mitchell Wiggins e Lewis Lloyd foram banidos do esporte, mas Lucas submeteu-se a tratamento e não foi.[2] Depois do incidente jogou mais quatro anos até aposentar-se.

Após encerrar sua carreira de jogador e reabilitar do uso de drogas, além de criar uma organização para proteger atletas do mal, Lucas tornou-se treinador. Ele treinou San Antonio Spurs, Philadelphia 76ers e Cleveland Cavaliers, obtendo uma sequência negativa de 174-258. Também foi assistente técnico no Denver Nuggets. Atualmente é assistente técnico de Mike Dunleavy nos Los Angeles Clippers.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Como jogador[editar | editar código-fonte]

treinador

Referências

  1. «USA Basketball». www.usabasketball.com. Consultado em 13 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 3 de janeiro de 2010 
  2. «Ford's biggest hurdle was all mental - thestar.com». www.thestar.com. Consultado em 13 de janeiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]