John Wick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Este artigo está para revisão desde março de 2018.


John Wick
John Wick (PT)
De Volta Ao Jogo (BR)
Poster de lançamento
 Estados Unidos
2014 •  cor •  101[1] min 
Direção Chad Stahelski
David Leitch
Produção Basil Iwanyk
David Leitch
Eva Longoria
Michael Witherill
Roteiro Derek Kolstad
Elenco Keanu Reeves
Michael Nyqvist
Alfie Allen
Adrianne Palicki
Bridget Moynahan
Dean Winters
Ian McShane
John Leguizamo
Willem Dafoe
Gênero ação
Música Tyler Bates
Joel J. Richard
Cinematografia Jonathan Sela
Edição Elísabet Ronalds
Companhia(s) produtora(s) Thunder Road Pictures
87Eleven Productions
MJW Films
DefyNite Films
Distribuição Summit Entertainment
Lançamento Brasil 27 de novembro de 2014
Idioma inglês
Orçamento US$ 20 milhões[2]
Receita US$ 88,761,661[2]
Cronologia
John Wick: Chapter Two
(2017)
[www.johnwickthemovie.com Site oficial]
Página no IMDb (em inglês)

John Wick (no Brasil: De Volta Ao Jogo) é um filme americano suspense de ação neo-noir de 2014 dirigido por Chad Stahelski e David Leitch. É estrelado por Keanu Reeves, Michael Nyqvist, Alfie Allen, Adrianne Palicki, Bridget Moynahan, Dean Winters, Ian McShane, John Leguizamo e Willem Dafoe. A história se concentra em John Wick (Reeves), um assassino aposentado que busca vingança pelo roubo de seu carro e a morte de seu cachorrinho, um presente de sua esposa recentemente falecida.[3] Stahelski e Leitch dirigiram o filme juntos, embora Leitch não fosse creditado.[4]

O filme foi escrito por Derek Kolstad, que completou o roteiro em 2012 e o desenvolveu para a Thunder Road Pictures.[5] John Wick foi produzido por Basil Iwanyk, da Thunder Road Pictures, Leitch, Eva Longoria e Michael Witherill. O filme marca a estreia de Stahelski e Leitch como diretores depois de trabalhos como diretores de segundo plano e coordenadores de dublês. Já tinham no entanto trabalhado com Reeves como dublês na trilogia The Matrix.[6]

A abordagem dada por Stahelski e Leitch às cenas de ação vem da admiração de ambos pelo anime[7] e pelos filmes de artes marciais.[8] O uso no filme de coreografias de luta[9] e de técnicas Gun fu[10] do cinema de acção de Hong Kong[11] foram também influências na produção. Destaca-se a homenagem que John Wick faz a trabalhos como The Killer de John Woo, Le Cercle Rouge e Le Samouraï de Jean-Pierre Melville,[12] Point Blank de John Boorman e o subgênero spaghetti western dos clássicos filmes western.[13]

Em seu lançamento, o filme recebeu críticas positivas dos críticos, que elogiaram as performances, fotografia e sequências de ação, arrecadaram USD$ 88 milhões em todo o mundo. Uma sequência, John Wick: Um Novo Dia Para Matar, foi lançado em fevereiro de 2017.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Depois que John Wick (Keanu Reeves) perde sua esposa Helen (Bridget Moynahan) para uma doença terminal, ele recebe um cachorro beagle chamado Daisy, por instruções de Helen, para ajudá-lo a lidar com sua morte. Ele se conecta com o cachorrinho e eles passam o dia a dirigir em seu 1969 Mustang Boss 429. Em um posto de gasolina, ele encontra um trio de gangsters russos cujo líder, Iosef Tarasov (Alfie Allen), insiste em comprar seu carro, mas John se recusa a vendê-lo. Os três seguem John para sua casa, a quebram durante a noite, e atacam John, que assiste indefeso como eles matam Daisy antes de roubar o carro dele. No dia seguinte, Iosef tenta ter o carro modificado por Aurelio, o proprietário de um Chop Shop que se recusa a levá-la e bate Iosef ao realizar a quem pertencia e que Iosef fez para roubá-lo. John posteriormente visita Aurelio, que lhe diz Iosef é o filho de Viggo Tarasov, chefe do sindicato do crime russo em Nova York e ex-empregador de John, antes de emprestar-lhe um outro carro. Aurelio, que trabalha com Viggo, é forçado a explicar o que aconteceu com Viggo, que repreende Iosef e explica que John Wick é: seu melhor assassino, apelidado de Baba Yaga (ou "Boogeyman"), que se aposentou depois de se apaixonar por uma mulher, tinha ajudado Viggo ganhar o controle de seu sindicato, eliminando, sozinho, toda a concorrência, uma tarefa que ele considerou "impossível".

Viggo, querendo proteger seu filho, tenta convencer John a desistir de buscar vingança, no entanto John desconsidera abruptamente, fazendo Viggo enviar um esquadrão de ataque à sua casa para executá-lo, apenas para ele despacha-lo rapidamente. Viggo em seguida, coloca uma recompensa de 2 milhões de dólares em John e primeiro dá a oferta à Marcus, um assassino veterano e mentor deste, que a contragosto aceita. John, posteriormente, busca refúgio no Continental, um hotel que atende exclusivamente aos assassinos, com a regra de que nenhuma empresa pode ser realizada no local. Quando Viggo aprende a isso, ele duplica a recompensa. John descobre a partir de Winston, o dono da Continental, que Viggo tem Iosef protegido em seu clube noite o círculo vermelho. John vai para o clube e mata o amigo de Iosef Victor antes de despachar a maioria do pessoal de segurança, mas Iosef escapa após John ser atacado pelo capanga de Viggo Kirill. John escapa de volta para a Continental para tratar suas feridas antes de ser atacado por Ms. Perkins, uma assassina e antiga conhecida de John que tinha tomado o contrato para matá-lo. John vence Perkins, eventualmente, a subjuga e obriga-a a revelar a localização do esconderijo da caixa de Viggo, e logo após sai dela com um vizinho e amigo de nome Harry para aguardar sua punição por quebrar as regras do hotel. Perkins, eventualmente, se liberta e mata Harry.

John vai para a igreja, que é uma fachada para o esconderijo de caixa, elimina todos os guardas, e queima o dinheiro de Viggo, bem como vários inteligência contra os policiais e funcionários do governo que Viggo usa como alavanca sobre a cidade . Quando Viggo chega à igreja, John embosca-los, eliminando mais capangas antes de ser subjugado por Kirill, que bate em John com um SUV. John é amarrado e Viggo zomba dele por causar problemas por causa de um cão e pensando que ele poderia deixar sua antiga vida para trás. Ele deixa John para ser torturado e morto por Kirill e outro capanga, mas Marcus, tendo escolhido para proteger John, mata o outro capanga, permitindo que John para se libertar e matar Kirill. John então intercepta o carro de Viggo e obriga-o a revelar a localização de Iosef e retire a recompensa, que Viggo contragosto faz. John vai para a casa segura onde Iosef está se escondendo e mata todos os guardas antes de matar um Iosef sem remorsos.

Perkins vê que John e Marcus estiveram em contacto e diz Viggo, que tem Marcus torturado e morto em sua casa sobre a sua traição. Viggo conta pra John sobre a morte de Marcus, atraindo John para sua casa, onde Perkins está esperando para emboscá-lo. Antes que ela pode, ela é chamada para uma reunião secreta com Winston, que revoga a sua adesão à Continental por quebrar as regras e tem sua execução. Winston chama John para informá-lo de um helicóptero chegando ao porto para transportar Viggo distância. John corre para o porto e executa restantes capangas de Viggo antes de entrar em uma briga com Viggo no banco dos réus. Viggo puxa uma faca em John e como eles lutam, apunhala John em seu abdômen já ferido. John é ferido, mas é capaz de ganhar a mão superior, tomando a faca de Viggo e esfaqueá-lo no lado do pescoço. Viggo, mortalmente ferido, afunda mais e morre, e John, ferido, mas ainda capaz de corpo, pára para voltar a assistir a um vídeo dele e de sua esposa em seu telefone. Depois de ganhar força, John acaba em um hospital veterinário para tratar seu ferimento antes de tomar um pit-bull para fora de uma das gaiolas para uma caminhada no calçadão, onde teve seu último encontro com Helen.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Keanu Reeves como John Wick um assassino de aluguel
  • Michael Nyqvist como Viggo Tarasov o líder da familía Tarasov
  • Alfie Allen como Iosef Tarasov o filho arrogante de Viggo Tarasov
  • Adrianne Palicki como Srta. Perkins uma assassina contratada distinta do submundo dos assassinos e uma antiga conhecida de John Wick
  • Bridget Moynahan como Helen Wick como esposa de John Wick
  • Dean Winters como Avi a mão direita de Viggo
  • Ian McShane como Winston dono do Hotel Continental
  • John Leguizamo como Aurélio dono de uma loja de reparos de carros e um amigo de John Wick
  • Willem Dafoe como Marcus um membro da velha guarda dos assassinos

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Fazer um filme é realmente bastante fácil. Fazer um bom é muito mais difícil. Foi uma grande experiência de aprendizagem e estou muito orgulhoso disso. Nós esticamos nosso cronograma até os limites absolutos. Nós lutamos pelo que acreditamos, e escolhemos fazer um filme de ação dirigido por personagens e baseado em personagens. É por isso que escolhi fazê-lo. Esta foi uma oportunidade para fazer algo que não se tratava apenas de carros, explosões, incêndios e lutas. Sim, John luta; Sim, ele atira armas; e ele dirige um carro muito rápido, mas o foco sempre foi tentar fazer algo cinematograficamente diferente ".

Chad Stahelski, sobre a experiência de dirigir John Wick[14]

Filmagens:6 de outubro de 2013 até 20 de dezembro de 2013

Crítica[editar | editar código-fonte]

O site de criticas agregadas Rotten Tomatoes dá uma aprovação de 85%, baseado em 133 análises, com uma média de 6.9/10. No consenso pode-se ler: "Elegante, emocionante e vertiginosamente cinético, John Wick serve como um regresso satisfatório de Keanu Reeves à ação; e parece que pode ser o primeiro de uma série."[15] O Metacritic, outro site de criticas agregadas, dá ao filme a média de 67/100, baseada em 36 análises, considerando por isso ser "geralmente favorável".[16] O CinemaScore refere que o público deu ao filme a classe "B".[17][18]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. «JOHN WICK (15)». British Board of Film Classification. 12 de novembro de 2014. Consultado em 12 de novembro de 2014. 
  2. a b «John Wick (2014)». Box Office Mojo. Consultado em 17 de julho de 2017. 
  3. «13 of Keanu Reeves' Most Insane Movie Premises – From 'John Wick' to 'Johnny Mnemonic'». The Wrap. 13 de outubro de 2014. Consultado em 13 -10- 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «John Wick' Filmmakers on How to Direct Action, DGA, Keanu Reeves' Advice, and More». The Film Stage. 21 de outubro de 2014. Consultado em 20 de dezembro de 2014. 
  5. «Scorn». Specscout. Consultado em 3 de dezembro de 2012. 
  6. «Keanu Reeves, 'John Wick' Directors on How Their 'Matrix' Past Helped With Assassin Film». The Hollywood Reporter. 24 de outubro de 2014. Consultado em 24 de outubro de 2014. 
  7. «'JOHN WICK' SCREENING: How Keanu Reeves Enlisted His 'Matrix' Doubles To Direct». Zen For Zoey. 30 de outubro de 2014. Consultado em 30 de outubro de 2014. 
  8. «Stuntman Inc: The One-Stop School for Action-Movie Stars». Men's Journal. 24 de outubro de 2014. Consultado em 24 de outubro de 2014. 
  9. «Exclusive Video Interview With David Leitch And Chad Stahelski On John Wick». We Got This Covered. 24 de outubro de 2014. Consultado em 24 de outubro de 2014. 
  10. «'John Wick': "Gun-fu" is taken to new heights in actioner about retired hitman seeking revenge». Orlando Weekly. 24 de outubro de 2014. Consultado em 24 de outubro de 2014. 
  11. «John Wick: Cast Interview with Keanu Reeves, Alfie Allen, directors Chad Stahelski and David Leitch». Zedos Gang. 23 de outubro de 2014. Consultado em 23 de outubro de 2014. 
  12. «How Sad Keanu got his groove back.». Slate. 24 de outubro de 2014. Consultado em 24 de outubro de 2014. 
  13. «Directors David Leitch and Chad Stahelski Talk New Film 'John Wick'». The Source. 13 de outubro de 2014. Consultado em 13 de outubro de 2014. 
  14. «John Wick PRODUCTION NOTES» (PDF) (em inglês). Lionsgate. Consultado em 22 de outubro de 2014. 
  15. «John Wick (2014)». Rotten Tomatoes. Consultado em 26 de outubro de 2014. 
  16. «John Wick Reviews». Metacritic. Consultado em 18 de dezembro de 2014. 
  17. «CinemaScore - John Wick». CinemaScore. pesquisar "John Wick" na secção "Find CinemaScore". Consultado em 27 de outubro de 2014. 
  18. «'Ouija' Says Yes To No. 1, 'John Wick' No. 2 With A Bullet, 'St. Vincent,' Superb Exit Polls – B.O. Weekend». Deadline. Consultado em 26 de outubro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.