Jukka Nevalainen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jukka Nevalainen
Jukka Nevalainen durante uma sessão de autógrafos com o Nightwish.
Informação geral
Nome completo Jukka Antero Nevalainen
Também conhecido(a) como Julius
Nascimento 21 de abril de 1978 (39 anos)
Local de nascimento Kitee, Carélia do Norte
 Finlândia
Gênero(s) Metal sinfônico, power metal, metal progressivo
Ocupação(ões) Músico
Filho(s) 3
Instrumento(s) Bateria, percussão, teclado
Período em atividade 1997–presente
Outras ocupações Administrador
Afiliação(ões) Nightwish, Sethian

Jukka Antero Nevalainen (Kitee, 21 de abril de 1978) é um músico finlandês, mais conhecido como baterista da banda de metal sinfônico Nightwish e do grupo de metal progressivo Sethian.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jukka passou seus primeiros anos morando em sua cidade natal, Kitee. Sua carreira de baterista começou aos onze anos de idade quando seu professor de música na escola lhe disse que um novo programa educacional e musical estava iniciando, e que ele havia pensado em Jukka para assumir a função de baterista. Jukka não tinha um local adequado para treinar, então o fez em sua casa. Sua primeira banda se chamava The Highway, porém seu primeiro projeto musical mais sério veio quando ele tinha 15 anos de idade. A banda possuía um local de ensaios, mas estava restrita a praticar apenas em alguns dias da semana. Após sua saída desta banda, ele se juntou ao seu amigo Emppu Vuorinen, e ambos arrumaram um lugar de ensaios permanente para eles.

Aos 17 anos de idade, seu amigo Vuorinen já havia contatado o compositor e tecladista Tuomas Holopainen. Holopainen desejava iniciar um projeto musical acústico, que mais tarde iria vir a se tornar a banda Nightwish, entretanto era preciso de uma baterista, e nesse ponto, Emppu sugeriu Jukka Nevalainen ao cargo para Tuomas. E assim, o primeiro álbum do grupo, Angels Fall First foi lançado em novembro de 1997.

Nos primeiros anos da banda, Jukka adquiriu um novo kit de bateria profissional. Ele usou esse kit desde as sessões do álbum Wishmaster até o fim da Once Upon a Tour em 2005. Jukka também é patrocinado pela marca de baterias Tama, pratos da Paiste e baquetas Pro-Mark, e é famoso entre os fãs do Nightwish por usar uma bandana na cabeça, até mesmo durante os shows, além de seu estilo energético de performance e pelo giro de suas baquetas. Seu projeto paralelo, a banda Sethian, atua praticamente que de forma ocasional devido aos outros compromissos de seus membros.

Em 6 de agosto de 2014, foi anunciado que Jukka não iria fazer parte do oitavo álbum do Nightwish, Endless Forms Most Beautiful e sua subsquente turnê, devido aos seus problemas crônicos de insônia, fazendo deste o primeiro trabalho do Nightwish sem a sua participação.[1] Seu amigo de longa-data, o baterista finlandês Kai Hahto, assumiu sua posição durante esse período.[1] Contudo, Jukka ainda cumpre suas funções administrativas dentro da banda.[1] Ele ainda fez uma participação especial no concerto comemorativo de vinte anos do Nightwish, que aconteceu na Finlândia em 20 de agosto de 2016, onde tocou a canção "Last Ride of the Day" junto com seus companheiros de banda após três anos longe dos palcos.[2]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Jukka mora com a sua esposa, Satu Nevalainen, a filha Luna (nascida em 2003), o filho Niki (nascido em 2005) e a filha Lara (nascida em 2010) em Joensuu, Finlândia. Ele também é declaradamente vegetariano.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com o Nightwish[editar | editar código-fonte]

Com o Sethian[editar | editar código-fonte]

  • Into the Silence (2003)

Referências

  1. a b c «Unfortunate news from Jukka». 6 de agosto de 2014. Consultado em 25 de dezembro de 2016 
  2. «Faneille mannaa – Nightwish tarjosi mahtiyllätyksiä juhlakeikalla». 20 de agosto de 2016. Consultado em 25 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jukka Nevalainen