Klonoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Klonoa
Klonoa.png
Nome no Japão Kuronoa (クロノア)
Série de jogos Klonoa
Primeiro jogo Klonoa: Door to Phantomile
Designer Namco
Dublador em inglês Kumiko Watanabe
Informações pessoais
Sexo Masculino
Raça Gato
Terra natal Breezegale, em Phantomile
Habilidade especial Vôo, Prancha, Roupa de mergulho, Bala de vento, Ataque de tornado, Tufão do trovas, Atque EX do tornado.
Portal Games

Klonoa ( também conhecido como Klonoa dos Ventos ) é o personagem antropomorfico de Video game criado pela Namco e por Klonoa Works, que ganhou fama participando de vários games homônimos desde 1996, chegando a ser mascote da Namco assim como Pac-Man e como seus rivais mascotes Mario e Sonic.

Klonoa é uma espécie de gato com orelhas longas, e tem sua própria linguagem única, com alguns bordões "Magya!!!" ( quando ele perde um ponto ), "Rupurudu!!!" ( Vamos nessa!!! ) e "Wahoo!!!". Apesar da linguagem do Klonoa ser considerada um falatório carinhoso japonês, pode parecer que está em ordem sintaxe subalterna. Por exemplo, muitas vezes Klonoa fala a letra N muda, pronunciando seu nome como "Klo-oa". A voz do Klonoa é de Kumiko Watanabe.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Klonoa mora no mundo de Phantomile em um vilarejo chamado Breezegale com o seu avô. Seus pais são desconhecidos.

Também se sabe que no 1o game o seu mundo não era na verdade seu universo, e sim um outro universo chamado Phantomile. Klonoa foi enviado por Huepow para Phantomile desse game para salvar os sonhos do mundo da destruição. Depois disso, ele voltou para a sua origem através da Canção do Renascimento, cantada pela Diva Lephise ( donzela-aflita do 1o game ).

Não diferente do personagem Kirby da Nintendo, Klonoa é descrito como "Viajante dos Sonhos", que está destinado a vários lugares onde um bando de sonhos está em risco. Durante essas suas viagens para vários Mundos dos Sonhos, ele tem conhecido vários personagens que mais tarde seriam seus amigos, como Popka e uma jovem sacerdotisa Lolo. Ele também competiu com o agressivo e arrogante Gantz ( também conhecido como Guntz ).

Aparência[editar | editar código-fonte]

Sua aparência tem alterado desde o seu début no seu 1o game, Klonoa: Door to Phantomile, mas mantém suas marcas registradas como suas orelhonas de coelho, maquinação azul-escuro e branca, e um boné do Pac-Man. Em Door to Phantomile, Klonoa era muito felino, com olhos grandes e amarelos e presas notáveis quando sorrindo. Ele usava calçona, boné azul iluminado, e uma coleira. Mais tarde, em Klonoa: Moonlight Museum, sua aparência mudou pouco, e seus olhos ganharam um visual mais animado tradicional, assim como mudando sua altura.

A maior alteração no design do Klonoa aconteceu no seu 3o game Klonoa 2: Lunatea's Veil, onde passou por uma mudança radical no figurino, ganhando uma camisa azul com o puxador gigante, shorts azul-escuro, e um boné azul. Seu rosto também mudou um pouco, e deu mais foco no pêlo em volta de sua boca.

Seu design mudou um pouco novamente em Klonoa 2: Dream Champ Tournament, fazendo-o ter olhos laranjas arredondados e presas um pouco grandes. É o Klonoa que conhecemos hoje.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Klonoa pode permanecer apavorado quando está nadando ou andando nas alturas, mas ele se deixa calmo e confidente enfrentando monstros e outras ameaças. E às vezes ele pode ser inescrupuloso. No entanto, Klonoa é carinhoso, romântico e sensível, e faz qualquer coisa para proteger amigos e para ajudar os demais.

E Klonoa nem desiste fácil quando enfrenta criminosos e participa de desafios.

Habilidades e técnicas[editar | editar código-fonte]

Habilidades menores ainda notáveis do Klonoa variavam com o passar dos anos. Muitos de seus talentos vêm de seus atributos particulares como suas orelhonas ou seu "Anel do Vento" especial que pode se usar para efeitos variados.

Bala de Vento[editar | editar código-fonte]

O diamante mágico no anel do Klonoa pode disparar uma "bala de vento" que serve como seus primeiros meios de ataque. Quando esta bala acerta um inimigo, seu corpo incha e fica redondo através de uma substância que o faz flutuar. Então Klonoa pode capturá-los sob a cabeça e jogá-los no chão, arremessar um oponente em outro ou para outras coisas. Muitos dos níveis nos games têm sido desenhados com essa habilidade na mente, com longos obstáculos verticais sendo um estorvo comum. Ficamos sabendo que em Klonoa 2: Lunatea's Veil o anel não consegue funcionar direito se a Lolo ( a fonte de poder do anel no game ) não está nele, embora haja fatos em vários games do anel do Klonoa conseguir atirar balas de vento sem ninguém nele.

Vôo[editar | editar código-fonte]

Klonoa pode usar suas orelhonas para voar e assim alcançar impulso.

Prancha[editar | editar código-fonte]

Além de outros talentos de Klonoa, este tem demonstrado habilidade para guiar a "Prancha Aérea" especial em vários de seus títulos. Representando um snowboard que sai um pouco do chão, esta prancha apenas se usa em certas circunstâncias, mas permite que Klonoa viaje em lugares onde tenha neve e água. Até suas orelhonas se usam quando ele está na prancha, assim como o "Anel do Vento", permitindo que Klonoa faça saltos impossíveis e permanecer no ar por um tempo extenso.

Roupa de Mergulho[editar | editar código-fonte]

Introduzido em Klonoa 2: Dream Champ Tournament, uma roupa especial robótica foi desenhada para Klonoa devido ao fato deste não saber nadar. Também foi usado em Klonoa Heroes: Legend of the Star Medal para tanto mergulhar no fundo do mar quanto no espaço ( ou na lua, mais especificamente ).

Ataque do Tornado[editar | editar código-fonte]

Um dos especiais do Klonoa em Klonoa Heroes: Legend of the Star Medal e o Super Ataque do Klonoa em Klonoa Beach Volleyball. No primeiro, Klonoa quis aprender um ataque especial bastante para destronar Guntz. Ele diz que pode "ver o vento" e isso o inspirou a pensar no ataque. Quando usando este, ele flutua no ar e então solta um montão de tufões em volta dele. Neste último, um só tufão aparece quando a bola bate nos oponentes, puxando-os para dentro.

Ataque EX do Tornado[editar | editar código-fonte]

Usado apenas em cortes em Klonoa Beach Volleyball. Klonoa o usou apenas para o ataque incendiário e para certas confusões.

Tufão do Trovão[editar | editar código-fonte]

O segundo especial de Klonoa Heroes: Legend of the Star Medal e seu arsenal ultimato em Namco X Capcom. No nível Volk City no primeiro, Klonoa é rendido por Joka I e está pensando em um novo ataque. Então se embaralha nos fios e leva um choque dolorido o que o inspirou a criar o "Tufão do Trovão". Quando o usando, ele começa a girar quando faíscas soltam ao redor dele.

Série de games[editar | editar código-fonte]

A série começou em 1996 no Japão e fez um enorme sucesso. Klonoa: Door to Phantomile foi o début de Klonoa, e um dos primeiros jogos a mesclar jogabilidade 2D com gráficos 3D.

Muitas das habilidades famosas do Klonoa como as balas de vento foram introduzidas pela primeira vez, assim como vários regulares da série como os Moos, reles inimigos do Klonoa. Este foi o primeiro título a estabelecer Klonoa como um herói viajante dos sonhos, parecidamente conhecido quando era chamado para consertar as coisas.

A segunda aparição do Klonoa, Klonoa: Moonlight Museum foi lançado somente no Japão, no console portátil WonderSwan em 1998. É raramente conhecido como a 1a aventura portátil do Klonoa e sua 1a aparição totalmente em 2D. Apesar de seus péssimos gráficos, Moonlight Museum gerou uma série de títulos do Klonoa para Game Boy começando com Klonoa: Empire of Dreams posteriormente. O game foi desenvolvido mais sofisticadamente para o Game Boy Advance e foi exportado para o Ocidente. Foi também o 1o game a apresentar um novo figurino do Klonoa.

Klonoa 2: Lunatea's Veil foi lançado para PlayStation 2 com um sucesso imediato em 2000. Teve muitas relações com o game original. Este game usou o método cel-shading para os personagens e marcou a primeira aparição dos amigos e inimigos principais do Klonoa: Lolo, Popka, Leorina e Tat.

O terceiro título portátil, Klonoa 2: Dream Champ Tournament foi lançado no Japão em 2001 e no Ocidente em 2004. Usando o mesmo tipo em Empire of Dreams, Dream Champ Tournament foi uma experiência similiar que beneficiou de mais quebra-cabeças sofisticadas e marcou o début de novos personagens secundários.

Seu único trabalho esportivo, Klonoa Beach Volleyball lançado para PlayStation no Japão e na Europa, usou o elenco de Klonoa em uma versão única de voleibol.

Klonoa Heroes: Legend of the Star Medalfoi lançado exclusivamente no Japão em 2003. O game é uma mistura de ação e RPG.

A Namco, pensando em inovar, lançou em seguida no ano de 2008 Klonoa uma remasterização do klonoa door to phantomile na versão Wii,com graficos bem melhorados no mesmo enrredo.

Herança[editar | editar código-fonte]

A história de Klonoa ficou presente nos games Namco X Capcom, Tales of Symphonia e QuickSpot, nos quadrinhos, e na TV

Ligações externas[editar | editar código-fonte]