Langston Hughes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Langston Hughes
Langston Hughes
Nascimento 1 de fevereiro de 1902 (114 anos)
Joplin, Missouri
Morte 22 de maio de 1967 (65 anos)
Nova Iorque, NY
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Ocupação Poeta, novelista, dramaturgo, contista, colunista
Magnum opus Montage of a Dream Deferred

James Mercer Langston Hughes (1 de fevereiro de 1902 - 22 de maio de 1967) foi um poeta americano, ativista social, novelista, dramaturgo e colunista para Joplin, Missouri.

Ele foi um dos primeiros inovadores da então nova forma de arte literaria chamada poesia-jazz. Hughes é mais conhecido como um dos líderes do movimento "harlem renaissance". Ele escreveu sobre o famoso período em que "o negro estava na moda", o qual depois foi parafraseado para "quando Harlem estava na moda".

Carreira[editar | editar código-fonte]

Publicado pela primeira vez no The Crisis - Revista Oficial da Associação para o Progresso de pessoas de cor (NAACP) - em 1921, "O Negro Fala dos Rios'', o qual tornou-se o poema de assinatura de Hughes's, foi coletado no seu primeiro livro de poesia "Weary Blues" em 1926.

Hughes e seus contemporâneos tinham diferentes objetivos e aspirações do que a classe média negra. Eles criticavam os homens conhecidos como as parteiras do movimento "Harlem Renaissance":W. E. B. Du Bois, Jessie Redmon Fauset, e Alain LeRoy Locke, como sendo excessivamente complacentes e assimilarem valores eurocentrais de cultura, para alcançar a igualdade social.

Referências

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Langston Hughes


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.