Leão (astrologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Leão (ou Leo) Leo.png
23 de Julho a 22 de Agosto
Leo2.jpg
Elemento Qualidade Polaridade
Fogo Fixo Masculino Nota 1
Planeta regente
Sol
Exílio Exaltação Queda
Urano Netuno Mercúrio
Anatomia
Coração, costas, coluna vertebral
Palavra-chave Casa natural
Poder Casa V
Signo
Anterior Oposto Seguinte
Câncer/Caranguejo Aquário Virgem
Características
Positivas Negativas
Criativo
Leal
Decidido1
Egoísta
Inflexível
Egocêntrico1

Leão ou Leo é o quinto signo astrológico do zodíaco, situado entre Câncer/Caranguejo e Virgem e associado à constelação de Leo. Seu símbolo é um leão. Forma com Áries/Carneiro e Sagitário a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Escorpião e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os leoninos são as pessoas nascidas entre 23 de Julho e 22 de Agosto. Retirado do "Dicionário dos Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant"

Este signo é caracterizado pelo desabrochar da natureza sob os raios quentes do Sol, que é o seu reagente planetário. Coração do Zodíaco exprime a alegria de viver, a ambição, o orgulho e a elevação.

Com o leão, voltamos ao elemento Fogo; mas o Carneiro ao Leão e o Moreno elabora-se metamorfose do princípio que, de força animal bruta, instantânea e absoluta, como a centelha ou relâmpago, se torna força desenvolvida, para se tornar força dominadora e disponível, como a chama irradiante em pleno calor e luz. Alias, passamos as auroras primaveris à magnificência dos meios-dias do Verão. O signo é representado pela majestosa criatura do Rei dos Animais, emblema do poder soberano, da força nobre, e está ligado ao Sol, sendo que tanto o signo como o astro, símbolos da vida sob os aspectos do calor, da luz, do esplendor, do poder e da aristocracia radiante. Da mesma forma, a casa leonina é semelhante a uma ode triunfal em ouros acobreados, brilho dos ardores vitais. Este tipo zodiacal corresponde o carácter de mais alto poder: apaixonado, ser de vontade, pela pressão de necessidades e de gosto de agir, estando esta força de emotivo – activo disciplinada e orientado para o objectivo e para servir ambições de longo alcance. É uma natureza forte, nascida para fazer cantar a vida com toda a força e para encontrar a sua suprema razão de viver, fazendo explodir uma nota retumbante no firmamento do seu destino. Essa força pode exercida num desdobramento horizontal e da origem a um tipo hercúleo em realismo, é em eficácia, em vigor concreto, em presença física. Mas pode também desdobrar-se em tensão vertical e de origem a um tipo apolíneo, idealista, em quem as forças luminosas tendem a reinar completamente.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

O Leão da Nemeia(Leão do tamanho de um elefante e couro tão resistente quanto de um crocodilo) que devastava a região e o povo não conseguia matar, foi estrangulado por Hércules no 1º de seus 12 trabalhos. Acabada a luta, este arrancou a pele do animal com as suas próprias mãos e passou a utilizá-la como vestuário. Assim, Hera rainha dos deuses,que odiava Hércules por ser filho de seu marido com outra mulher, converteu o Leão um dos mais poderosos inimigos de Hércules na constelação de leão.

Famosos do Signo de Leão[editar | editar código-fonte]

Homens: G-Dragon, Caetano Veloso, Arnold Schwarzenegger, Mick Jagger, Rodrigo Santoro, Zezé Di Camargo, Marcelo Moraes Caetano, Marcello Novaes, Larry Ellison, Emílio Surita.

Mulheres:Demi Lovato, Jennifer Lopez, Heloísa Périssé, Fafá de Belém, Irene Ravache, Madonna, Sarah Brightman.

Notas e referências

Notas

  1. Os signos se alternam entre masculino e feminino, de acordo com o Tetrabiblos (ver Livro I, Capítulo XV), começando com Áries, masculino.

Referências

  1. a b [1]



Ícone de esboço Este artigo sobre esoterismo ou ocultismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.