Lew Wallace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lew Wallace
Nome completo Lewis Wallace
Nascimento 10 de abril de 1827
Brookville, Indiana, Estados Unidos
Morte 15 de fevereiro de 1905 (77 anos)
Crawfordsville, Indiana, Estados Unidos
Nacionalidade americana
Ocupação escritor, advogado, político, militar, diplomata
Religião cristão protestante
Magnum opus Bem-Hur: Uma História de Cristo
Cônjuge Susan Arnold Elston Wallace (1852-1905)
Filhos Henry Lane Wallace (1853-1917)

Lewis "Lew" Wallace (Brookville, Indiana, Estados Unidos, 10 de Abril de 1827Crawfordsville, Indiana, Estados Unidos, 15 de Fevereiro de 1905) foi um escritor, militar, advogado e diplomata dos Estados Unidos, autor do romance Ben-Hur.

Serviu na Guerra de Anexação do Texas e na Guerra de Secessão (com as forças da União). Foi governador do Território do Novo México algumas décadas antes de ser um Estado da União (1878-1881) e ministro encarregado de negócios na Turquia (1881-1885).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lewis Wallace era conhecido por ser precisamente um homem ateu. Certa vez, viajando de trem com um grande amigo, comentavam a respeito da quantidade de torres de igrejas que havia na cidade de Saint Louis, capital do Missouri, acrescentando que não podiam entender como tanta gente culta acreditava nas Escrituras. Naquele momento, o amigo sugeriu-lhe que escrevesse um livro provando ao mundo que Jesus Cristo nunca existiu e que muito menos, Deus tinha inspirado os autores dos Evangelhos ou dos outros livros do Novo Testamento. Tal livro por certo o tornaria célebre e derrubaria o "mito" de que Jesus é o Salvador do mundo.

Concordando com o amigo, Lewis revelou o plano à sua esposa. Por mais de dois anos, Lewis coletou dados e pesquisou a vida de Jesus ao pormenor, em diversas bibliotecas dos Estados Unidos. Sobre essa questão, disse certa vez que:

"Comecei a escrever um livro para provar que Jesus Cristo nunca existiu. Agora, tive que encara o fato de que ele era uma figura histórica como Julio Cesar, Marco Antonio, Virgílio, Dante e muitos outros homens que viveram em tempos antigos".[nota 1][1]

No entanto, em seus escritos a figura de Jesus ultrapassa em larga medida seu aspecto histórico, adquirindo contornos fortemente religiosos.

Primeira edição de Ben Hur, por Lew Wallace, em 1880.

Ben-Hur[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lew Wallace
O livro Ben-Hur: Uma História do Cristo, publicado por Wallace em 1880, conheceu rápido sucesso e foi adaptado diversas vezes nas décadas seguintes, sendo o filme dirigido por William Wylder a mais famosa.

Notas

  1. A frase original é "I had begun to write a book to prove that Jesus Christ had never lived on earth.Now I was face to face with the fact that he was just as historic a personage as Julius Caesar, Mark Antony, Virgil, Dante, and a host of other men who had lived in olden days."

Referências

  1. «Directory of Quotes». glenandpaula.com. Consultado em 2016-01-19. 


Precedido por
Samuel Beach Axtell
Governador do Novo México
1878-1881
Sucedido por
Lionel Allen Sheldon


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.