Liopleurodon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaLiopleurodon
Ocorrência: Jurássico Médio - Superior 162-150 Ma
Esqueleto do L. ferox

Esqueleto do L. ferox
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Sauropterygia
Ordem: Plesiosauria
Subordem: Pliosauroidea
Família: Pliosauridae
Género: Liopleurodon
Sauvage, 1873
Espécie-tipo
Liopleurodon ferox
Sauvage, 1873
Espécies
  • L. ferox
  • L. pachydeirus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Liopleurodon

Liopleurodon é um gênero de réptil marinho fóssil da família Pliosauridae. Foi um carnívoro relativamente grande e podia chegar a medir cerca de 7 metros de comprimento e com um peso estimado em 1,5 toneladas . Eram carnívoros que viveram durante os meados do período Jurássico. A espécie-tipo deste gênero é Liopleurodon ferox, primeiro identificado por H.E Sauvage em 1873 e que viveu em mares europeus, principalmente nos mares da Inglaterra, e possuía rotas migratórias.

Características[editar | editar código-fonte]

Liopleurodon ferox

Quatro membros semelhantes a remos e muito fortes, sugerem que o Liopleurodon era um nadador veloz e bem ágil, o que o tornava um Médio predador marinho. Basicamente se alimentava de todo o tipo de presa. O modo de nadar do Liopleurodon que consiste em quatro pés de pato da propulsão é característico de todos os plesiossauros. Um estudo que aplica um robô nadador demonstrou que, embora esta forma da propulsão não seja especialmente eficiente, ela fornece a aceleração muito boa - um caráter desejável em um predador aquático. Os estudos do crânio mostraram que o Liopleurodon pode esquadrinhar provavelmente a água com as suas narinas para apurar a fonte de certos cheiros.

Liopleurodon atacando um Leedsichthys

Na série Caminhando com os Dinossauros, o Liopleurodon aparece caçando um oftalmossauro e um Eustreptospondylus, mas aparece em um tamanho exagerado. O maior Liopleurodon é estimado em ~6.39-7m.

Liopleurodon ferox veio pela primeira vez à atenção do público em 1999, quando ele foi destaque em um episódio da BBC série de televisão Walking with Dinosaurs , que descreveu-o como um enorme 25 m (82 pés) de comprimento predador; esta foi baseada em restos muito fragmentadas, e considerado um exagero para Liopleurodon , [ 9 ]com os cálculos de espécimes de 20 metros são geralmente considerados duvidosos. [ 10 ] O erro persistiu no spin-off 2003 Sea Monsters .

Estimativa do tamanho de Pliosaurs é difícil porque não se sabe muito de sua anatomia pós-craniano. O paleontólogo LB Tarlo sugeriu que o seu comprimento total do corpo pode ser calculado a partir da duração da sua crânio, que ele dizia ser tipicamente um sétimo da antiga medida, aplicando este rácio para L. ferox sugere que o maior espécime conhecido foi um pouco mais de 10 m (33 pés), enquanto que uma gama de tamanhos mais típica seria de 5 a 7 m (16 a 23 pés). [ 9 ] A massa corporal foi estimada em 1 e 1,7 t (2.200 e 3.700 £) para os comprimentos de 4,8 e 7 m (16 e 23 pés), respectivamente. [ 11 ]

No entanto, novas pesquisas sobre Kronosaurus [ 9 ] ea descoberta de um esqueleto completo de L. ferox mostram que os crânios foram, na verdade, cerca de um quinto do seu comprimento total do corpo, [ 1 ] sugere que um comprimento total do corpo máximo conhecido de 6,39 m (21,0 pé) com base na NHM R3536, o maior crânio conhecido em 1,26 m (4,1 pés ) de comprimento condylobasal [ 1 ] (1,54 m (5,1 pés) de comprimento total [ 12 ] ).

Dieta[editar | editar código-fonte]

O Liopleurodon era um pliosauro: tinha um pescoço curto e uma cabeça grande, sendo bem diferente dos seus contemporâneos de pescoço comprido, os plesiossauros.

Os seus dentes cónicos na parte mais anterior da mandíbula, em conjugação com dentes mais pequenos, mas afiados, na parte posterior, faziam dele um predador de topo, caçando grandes animais marinhos. Na verdade, existe um fóssil do plesiossauro Cryptoclidus que apresenta marcas de mordida de Liopleurodon nos seus ossos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Animal pré-histórico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.