Liopleurodon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaLiopleurodon
Ocorrência: Jurássico Médio - Superior 162-150 Ma
Esqueleto do L. ferox

Esqueleto do L. ferox
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Sauropterygia
Ordem: Plesiosauria
Subordem: Pliosauroidea
Família: Pliosauridae
Género: Liopleurodon
Sauvage, 1873
Espécie-tipo
Liopleurodon ferox
Sauvage, 1873
Espécies
  • L. ferox
  • L. pachydeirus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Liopleurodon

Liopleurodon é um gênero de réptil marinho fóssil da família Pliosauridae. Foi um carnívoro muito grande e Podia chegar a medir cerca de 11 metros de comprimento e com um peso especificado em 5 toneladas Seus dentes da frente eram maiores que os do Tyrannosaurus rex, com cerca de 60 centímetros de tamanho. Eram carnívoros que viveram durante os meados do período Jurássico. A espécie-tipo deste gênero é Liopleurodon ferox, primeiro identificado por H.E Sauvage em 1873 e que viveu em mares europeus, principalmente nos mares da Inglaterra, e possuía rotas migratórias.

Características[editar | editar código-fonte]

Liopleurodon ferox

Quatro membros semelhantes a remos e muito fortes, sugerem que o Liopleurodon era um nadador veloz e bem ágil, o que o tornava um grande predador marinho. Basicamente se alimentava de todo o tipo de presa incluindo grandes moluscos cefalópodes,peixes, grandes tubarões, tartarugas e outros répteis marinhos (plesiossauros e ictiossauros). Há indicios que o Liopleurodon caçava também o maior peixe que já existiu no mundo, o Leedsichthys problematicus, que por sua vez era um ótimo nadador. O modo de nadar do Liopleurodon que consiste em quatro pés de pato da propulsão é característico de todos os plesiossauros. Um estudo que aplica um robô nadador demonstrou que, embora esta forma da propulsão não seja especialmente eficiente, ela fornece a aceleração muito boa - um caráter desejável em um predador aquático. Os estudos do crânio mostraram que o Liopleurodon pode esquadrinhar provavelmente a água com as suas narinas para apurar a fonte de certos cheiros. O Liopleurodon foi o maior animal carnívoro de todos os tempos, um verdadeiro monstro marinho que aterrorizou os mares do Cretáceo.

Liopleurodon atacando um Leedsichthys

Na série caminhando com os dinossauros, o Liopleurodon aparece caçando um oftalmossauro e um Eustreptospondylus, mas aparece em um tamanho exagerado. Porém, assim como os saurópodes,acreditava-se que essa espécie de réptil marinho nunca parava de crescer e os mais velhos com idade de 80 anos ou mais poderiam alcançar os 11 metros de comprimento e pesar 5

toneladas, sendo que este animal poderia viver mais de 100 anos no mar.

Ícone de esboço Este sobre Animal pré-histórico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.