Little Joe 1A

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A insígnia da missão
Lançamento do Little Joe 1A.

A missão Little Joe 1A (LJ-1A) foi terceiro teste do sistema de escape no lançamento para a espaçonave Mercury, usando o foguete Little Joe. O lançamento ocorreu em 4 de novembro de 1959.

Este voo foi uma repetição do Little Joe 1 (LJ-1). O objetivo era testar um lançamento sob condições de cargas aerodinâmicas altas. Após a decolagem, os sensores de pressão deveriam indicar quando as pressões dinâmicas corretas para o acionamento do sistema de escape fossem atingidas. Isso deveria ocorrer trinta segundos após o lançamento. Um sinal era então enviado aos "parafusos explosivos" para separar a capsula do foguete. Até esse ponto, tudo se passou como planejado.

A taxa de impulso específico, também deveria acionar o motor de escape. O motor de escape foi acionado, mas demorou para gerar o empuxo necessário, fazendo com que a manobra de escape, não ocorresse sob a pressão dinâmica desejada. Por conta disso, uma nova repetição desse teste foi agendada. O restante da missão deste o lançamento até a recuperação, transcorreram sem problemas. O LJ-1A, atingiu 14,5 km de altitude e 18,5 km de alcance. A velocidade foi de 3254 km/h, o voo durou 8 minutos e 11 segundos com uma carga útil de 1007 kg.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Little Joe (foguete)

Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.