Little Joe 5A

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Little Joe 5A
Informações da missão
Operadora NASA
Foguete Little Joe
Espaçonave Mercury No.14
Base de lançamento Área de Lançamento 1,
Instalação de Voo Wallops
Lançamento 18 de março de 1961
16h49min UTC
Ilha Wallops, Virgínia,
 Estados Unidos
Amerrissagem 18 de março de 1961
16h54min UTC
Oceano Atlântico
Duração 5 minutos, 25 segundos
Altitude orbital 12,4 quilômetros
Distância percorrida 29 quilômetros
Navegação
Mercury-Atlas 2
Mercury-Redstone BD

A Little Joe 5A foi a tentativa de reeditar o um teste não tripulado da espaçonave Mercury, usando o foguete Little Joe como parte do Programa Mercury, tendo em vista que a primeira tentativa (Little Joe 5), resultou em fracasso.

Esta missão, mais uma vez usou uma capsula Mercury de produção (a de número 14 nesse caso). O lançamento, ocorreu em 18 de março de 1961 a partir de Instalação de Voo Wallops, Virginia, Estados Unidos.

Os mesmos problemas de separação ocorridos na missão LJ-5, ocorreram nessa, fazendo com que a capsula permanecesse conectada ao foguete. No entanto, dessa vez, durante o voo, foi enviado um comando de terra para separar a capsula do foguete e da torre de escape. Isso permitiu que o paraquedas funcionasse, e a capsula foi recuperada, apenas com pequenas avarias. Ela seria utilizada na tentativa seguinte, a LJ-5B, numa terceira tentativa de atingir os objetivos da missão.

O Little Joe 5A, atingiu 12 km de altitude e um alcance de 29 km. O voo durou 5 minutos e 25 segundos. A velocidade máxima foi de 2.869 km/h e a aceleração foi de 8 G (78 m/s²).[1]

A capsula Mercury número 14 usada nessa missão, está atualmente em exibição no Centro Aeroespacial da Virgínia em Hampton, Virginia.

Referências

  1. «LJ-5A (14)». NASA Public Affairs Office. Consultado em 4 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 6 de junho de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.